O processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/15030 |
Resumo: | O estudo trata do processo de ensino e aprendizagem da língua estrangeira no contexto de uma escola pública da rede estadual de ensino. Tem como objetivo avaliar as estratégias utilizadas no processo de ensino e aprendizagem da língua estrangeira no ensino médio dessa escola, no município de Salvaterra, Estado do Pará. Traz como metodologia uma pesquisa de campo, de natureza quantitativa e qualitativa, na qual emprega observações e questionários como técnicas para a coleta dos referidos dados. Para tanto, tem como sujeitos da pesquisa os discentes que cursam os primeiros, segundos e terceiros Anos do Ensino Médio, da faixa etária entre 13 e 35 anos, bem como os docentes das citadas turmas da escola pesquisada. A pesquisa de campo foi realizada entre março e junho de 2010. Os resultados apontam por parte dos discentes, a relevância da aprendizagem de língua estrangeira no Ensino Médio, pois quanto mais motivado o aluno está para aprender uma língua estrangeira, mais procura conhecer e se aproximar da realidade da comunidade de falantes, dependendo da formação cultural. Já, pelos docentes, a realidade se apresenta por meio de suas experiências em sala de aula, aliada à falta de estrutura e diferenças entre as turmas, quanto ao desenvolvimento da aprendizagem e à motivação para aprender línguas; ABSTRACT:The study deals with the process of teaching and learning of foreign languages in the context of a public school in the state schools. Aims to evaluate the strategies used in teaching and learning of foreign language in high school this school in the municipality of Salvaterra, State of Pará. Has as a field research methodology, quantitative and qualitative, which employs observations and techniques such as questionnaires to collect these data. To do so, is the research subjects the students who attend the first, second and third years of high school, the age group between 13 and 35 years, as well as teachers of the said classes in the school field. The field research was conducted between March and June 2010. The results show by the students, the relevance of learning foreign language in high school, for the more motivated the student is to learn a foreign language, seeks to know more and get closer to the reality of the community of speakers, depending on cultural background. Already, the teachers, the reality is presented through their experiences in the classroom, coupled with the lack of structure and differences between these groups, the development of learning and motivation to learn languages. |
id |
RCAP_cced897976023ee99a049f5295c44281 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/15030 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeiraEnsino e aprendizagemEscola públicaLíngua estrangeiraMotivação discenteTeaching and learningPublic schoolForeign languageStudent motivationO estudo trata do processo de ensino e aprendizagem da língua estrangeira no contexto de uma escola pública da rede estadual de ensino. Tem como objetivo avaliar as estratégias utilizadas no processo de ensino e aprendizagem da língua estrangeira no ensino médio dessa escola, no município de Salvaterra, Estado do Pará. Traz como metodologia uma pesquisa de campo, de natureza quantitativa e qualitativa, na qual emprega observações e questionários como técnicas para a coleta dos referidos dados. Para tanto, tem como sujeitos da pesquisa os discentes que cursam os primeiros, segundos e terceiros Anos do Ensino Médio, da faixa etária entre 13 e 35 anos, bem como os docentes das citadas turmas da escola pesquisada. A pesquisa de campo foi realizada entre março e junho de 2010. Os resultados apontam por parte dos discentes, a relevância da aprendizagem de língua estrangeira no Ensino Médio, pois quanto mais motivado o aluno está para aprender uma língua estrangeira, mais procura conhecer e se aproximar da realidade da comunidade de falantes, dependendo da formação cultural. Já, pelos docentes, a realidade se apresenta por meio de suas experiências em sala de aula, aliada à falta de estrutura e diferenças entre as turmas, quanto ao desenvolvimento da aprendizagem e à motivação para aprender línguas; ABSTRACT:The study deals with the process of teaching and learning of foreign languages in the context of a public school in the state schools. Aims to evaluate the strategies used in teaching and learning of foreign language in high school this school in the municipality of Salvaterra, State of Pará. Has as a field research methodology, quantitative and qualitative, which employs observations and techniques such as questionnaires to collect these data. To do so, is the research subjects the students who attend the first, second and third years of high school, the age group between 13 and 35 years, as well as teachers of the said classes in the school field. The field research was conducted between March and June 2010. The results show by the students, the relevance of learning foreign language in high school, for the more motivated the student is to learn a foreign language, seeks to know more and get closer to the reality of the community of speakers, depending on cultural background. Already, the teachers, the reality is presented through their experiences in the classroom, coupled with the lack of structure and differences between these groups, the development of learning and motivation to learn languages.Universidade de Évora2015-08-28T11:37:50Z2015-08-282011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15030http://hdl.handle.net/10174/15030porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Araújo, Marcilene do Carmoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:01:33Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15030Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:04.118400Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira |
title |
O processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira |
spellingShingle |
O processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira Araújo, Marcilene do Carmo Ensino e aprendizagem Escola pública Língua estrangeira Motivação discente Teaching and learning Public school Foreign language Student motivation |
title_short |
O processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira |
title_full |
O processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira |
title_fullStr |
O processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira |
title_full_unstemmed |
O processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira |
title_sort |
O processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira |
author |
Araújo, Marcilene do Carmo |
author_facet |
Araújo, Marcilene do Carmo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Marcilene do Carmo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino e aprendizagem Escola pública Língua estrangeira Motivação discente Teaching and learning Public school Foreign language Student motivation |
topic |
Ensino e aprendizagem Escola pública Língua estrangeira Motivação discente Teaching and learning Public school Foreign language Student motivation |
description |
O estudo trata do processo de ensino e aprendizagem da língua estrangeira no contexto de uma escola pública da rede estadual de ensino. Tem como objetivo avaliar as estratégias utilizadas no processo de ensino e aprendizagem da língua estrangeira no ensino médio dessa escola, no município de Salvaterra, Estado do Pará. Traz como metodologia uma pesquisa de campo, de natureza quantitativa e qualitativa, na qual emprega observações e questionários como técnicas para a coleta dos referidos dados. Para tanto, tem como sujeitos da pesquisa os discentes que cursam os primeiros, segundos e terceiros Anos do Ensino Médio, da faixa etária entre 13 e 35 anos, bem como os docentes das citadas turmas da escola pesquisada. A pesquisa de campo foi realizada entre março e junho de 2010. Os resultados apontam por parte dos discentes, a relevância da aprendizagem de língua estrangeira no Ensino Médio, pois quanto mais motivado o aluno está para aprender uma língua estrangeira, mais procura conhecer e se aproximar da realidade da comunidade de falantes, dependendo da formação cultural. Já, pelos docentes, a realidade se apresenta por meio de suas experiências em sala de aula, aliada à falta de estrutura e diferenças entre as turmas, quanto ao desenvolvimento da aprendizagem e à motivação para aprender línguas; ABSTRACT:The study deals with the process of teaching and learning of foreign languages in the context of a public school in the state schools. Aims to evaluate the strategies used in teaching and learning of foreign language in high school this school in the municipality of Salvaterra, State of Pará. Has as a field research methodology, quantitative and qualitative, which employs observations and techniques such as questionnaires to collect these data. To do so, is the research subjects the students who attend the first, second and third years of high school, the age group between 13 and 35 years, as well as teachers of the said classes in the school field. The field research was conducted between March and June 2010. The results show by the students, the relevance of learning foreign language in high school, for the more motivated the student is to learn a foreign language, seeks to know more and get closer to the reality of the community of speakers, depending on cultural background. Already, the teachers, the reality is presented through their experiences in the classroom, coupled with the lack of structure and differences between these groups, the development of learning and motivation to learn languages. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2015-08-28T11:37:50Z 2015-08-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/15030 http://hdl.handle.net/10174/15030 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/15030 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação teses@bib.uevora.pt 676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136564373094400 |