O processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Marcilene do Carmo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15030
Resumo: O estudo trata do processo de ensino e aprendizagem da língua estrangeira no contexto de uma escola pública da rede estadual de ensino. Tem como objetivo avaliar as estratégias utilizadas no processo de ensino e aprendizagem da língua estrangeira no ensino médio dessa escola, no município de Salvaterra, Estado do Pará. Traz como metodologia uma pesquisa de campo, de natureza quantitativa e qualitativa, na qual emprega observações e questionários como técnicas para a coleta dos referidos dados. Para tanto, tem como sujeitos da pesquisa os discentes que cursam os primeiros, segundos e terceiros Anos do Ensino Médio, da faixa etária entre 13 e 35 anos, bem como os docentes das citadas turmas da escola pesquisada. A pesquisa de campo foi realizada entre março e junho de 2010. Os resultados apontam por parte dos discentes, a relevância da aprendizagem de língua estrangeira no Ensino Médio, pois quanto mais motivado o aluno está para aprender uma língua estrangeira, mais procura conhecer e se aproximar da realidade da comunidade de falantes, dependendo da formação cultural. Já, pelos docentes, a realidade se apresenta por meio de suas experiências em sala de aula, aliada à falta de estrutura e diferenças entre as turmas, quanto ao desenvolvimento da aprendizagem e à motivação para aprender línguas; ABSTRACT:The study deals with the process of teaching and learning of foreign languages in the context of a public school in the state schools. Aims to evaluate the strategies used in teaching and learning of foreign language in high school this school in the municipality of Salvaterra, State of Pará. Has as a field research methodology, quantitative and qualitative, which employs observations and techniques such as questionnaires to collect these data. To do so, is the research subjects the students who attend the first, second and third years of high school, the age group between 13 and 35 years, as well as teachers of the said classes in the school field. The field research was conducted between March and June 2010. The results show by the students, the relevance of learning foreign language in high school, for the more motivated the student is to learn a foreign language, seeks to know more and get closer to the reality of the community of speakers, depending on cultural background. Already, the teachers, the reality is presented through their experiences in the classroom, coupled with the lack of structure and differences between these groups, the development of learning and motivation to learn languages.
id RCAP_cced897976023ee99a049f5295c44281
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/15030
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeiraEnsino e aprendizagemEscola públicaLíngua estrangeiraMotivação discenteTeaching and learningPublic schoolForeign languageStudent motivationO estudo trata do processo de ensino e aprendizagem da língua estrangeira no contexto de uma escola pública da rede estadual de ensino. Tem como objetivo avaliar as estratégias utilizadas no processo de ensino e aprendizagem da língua estrangeira no ensino médio dessa escola, no município de Salvaterra, Estado do Pará. Traz como metodologia uma pesquisa de campo, de natureza quantitativa e qualitativa, na qual emprega observações e questionários como técnicas para a coleta dos referidos dados. Para tanto, tem como sujeitos da pesquisa os discentes que cursam os primeiros, segundos e terceiros Anos do Ensino Médio, da faixa etária entre 13 e 35 anos, bem como os docentes das citadas turmas da escola pesquisada. A pesquisa de campo foi realizada entre março e junho de 2010. Os resultados apontam por parte dos discentes, a relevância da aprendizagem de língua estrangeira no Ensino Médio, pois quanto mais motivado o aluno está para aprender uma língua estrangeira, mais procura conhecer e se aproximar da realidade da comunidade de falantes, dependendo da formação cultural. Já, pelos docentes, a realidade se apresenta por meio de suas experiências em sala de aula, aliada à falta de estrutura e diferenças entre as turmas, quanto ao desenvolvimento da aprendizagem e à motivação para aprender línguas; ABSTRACT:The study deals with the process of teaching and learning of foreign languages in the context of a public school in the state schools. Aims to evaluate the strategies used in teaching and learning of foreign language in high school this school in the municipality of Salvaterra, State of Pará. Has as a field research methodology, quantitative and qualitative, which employs observations and techniques such as questionnaires to collect these data. To do so, is the research subjects the students who attend the first, second and third years of high school, the age group between 13 and 35 years, as well as teachers of the said classes in the school field. The field research was conducted between March and June 2010. The results show by the students, the relevance of learning foreign language in high school, for the more motivated the student is to learn a foreign language, seeks to know more and get closer to the reality of the community of speakers, depending on cultural background. Already, the teachers, the reality is presented through their experiences in the classroom, coupled with the lack of structure and differences between these groups, the development of learning and motivation to learn languages.Universidade de Évora2015-08-28T11:37:50Z2015-08-282011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15030http://hdl.handle.net/10174/15030porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Araújo, Marcilene do Carmoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:01:33Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15030Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:04.118400Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira
title O processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira
spellingShingle O processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira
Araújo, Marcilene do Carmo
Ensino e aprendizagem
Escola pública
Língua estrangeira
Motivação discente
Teaching and learning
Public school
Foreign language
Student motivation
title_short O processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira
title_full O processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira
title_fullStr O processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira
title_full_unstemmed O processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira
title_sort O processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira
author Araújo, Marcilene do Carmo
author_facet Araújo, Marcilene do Carmo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Marcilene do Carmo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem
Escola pública
Língua estrangeira
Motivação discente
Teaching and learning
Public school
Foreign language
Student motivation
topic Ensino e aprendizagem
Escola pública
Língua estrangeira
Motivação discente
Teaching and learning
Public school
Foreign language
Student motivation
description O estudo trata do processo de ensino e aprendizagem da língua estrangeira no contexto de uma escola pública da rede estadual de ensino. Tem como objetivo avaliar as estratégias utilizadas no processo de ensino e aprendizagem da língua estrangeira no ensino médio dessa escola, no município de Salvaterra, Estado do Pará. Traz como metodologia uma pesquisa de campo, de natureza quantitativa e qualitativa, na qual emprega observações e questionários como técnicas para a coleta dos referidos dados. Para tanto, tem como sujeitos da pesquisa os discentes que cursam os primeiros, segundos e terceiros Anos do Ensino Médio, da faixa etária entre 13 e 35 anos, bem como os docentes das citadas turmas da escola pesquisada. A pesquisa de campo foi realizada entre março e junho de 2010. Os resultados apontam por parte dos discentes, a relevância da aprendizagem de língua estrangeira no Ensino Médio, pois quanto mais motivado o aluno está para aprender uma língua estrangeira, mais procura conhecer e se aproximar da realidade da comunidade de falantes, dependendo da formação cultural. Já, pelos docentes, a realidade se apresenta por meio de suas experiências em sala de aula, aliada à falta de estrutura e diferenças entre as turmas, quanto ao desenvolvimento da aprendizagem e à motivação para aprender línguas; ABSTRACT:The study deals with the process of teaching and learning of foreign languages in the context of a public school in the state schools. Aims to evaluate the strategies used in teaching and learning of foreign language in high school this school in the municipality of Salvaterra, State of Pará. Has as a field research methodology, quantitative and qualitative, which employs observations and techniques such as questionnaires to collect these data. To do so, is the research subjects the students who attend the first, second and third years of high school, the age group between 13 and 35 years, as well as teachers of the said classes in the school field. The field research was conducted between March and June 2010. The results show by the students, the relevance of learning foreign language in high school, for the more motivated the student is to learn a foreign language, seeks to know more and get closer to the reality of the community of speakers, depending on cultural background. Already, the teachers, the reality is presented through their experiences in the classroom, coupled with the lack of structure and differences between these groups, the development of learning and motivation to learn languages.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2015-08-28T11:37:50Z
2015-08-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/15030
http://hdl.handle.net/10174/15030
url http://hdl.handle.net/10174/15030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136564373094400