Exploring digital music online : user acceptance and adoption of online music services

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Carolina Iglésias
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/5910
Resumo: Mestrado em Ciências Empresariais
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spelling Exploring digital music online : user acceptance and adoption of online music servicesOnline Music ServicesE-commerceUser Acceptance ModelsUTAUT2 modelServiços de Música OnlineComércio ElectrónicoModelos de Aceitação TecnológicaModelo UTAUT2Mestrado em Ciências EmpresariaisOnline digital music has changed dramatically since the emergence of Napster (in 1999), as a file-sharing system, and the establishment of electronic commerce. The transformation of the music industry value chain enabled Online Music Services (OMS) to serve as reintermediaries in the way the music product is delivered to consumers. However, a need to understand OMS user-end behavior has been recognized and suggested by academic authors. To explore this aspect, we extended the UTAUT2 framework (an IT/IS User Acceptance Model) to study OMS through individual Behavioral Intention and Use. UTAUT2 model was applied with the main purposes of validating its applicability in this environment, and identifying additional determinants in OMS acceptance and adoption. A quantitative approach was undertaken and data was collected from a sample of 329 individuals. Partial Least Squares (PLS) path modeling was proposed to assess the relationships within our model. With our findings, we verified the suitability of UTAUT2 constructs on an OMS background, as well as the significance of Ideology of Consumer Rights and File-Sharing Expertise in the formation of Behavioral Intention and Use, respectively. Moreover, File-Sharing Judgment revealed to have a statistically non-significant impact on Behavioral Intention. Several theoretical and practical implications are provided in order to enhance the comprehension of consumer behavior for OMS providers.A música digital online sofreu alterações profundas desde o aparecimento do Napster (em 1999), como sistema de partilha de ficheiros, e com o desenvolvimento do comércio electrónico. A transformação da cadeia de valor da indústria musical permitiu aos Serviços de Música Online (SMO) desempenharem um papel de “re-intermediação” na forma como o produto pode ser entregue aos consumidores. Contudo, é reconhecida e sugerida por autores académicos a necessidade de compreender o comportamento destes utilizadores. Com o intuito de explorar esta necessidade, estendemos o Modelo de Aceitação Tecnológica UTAUT2, por forma a analisar a Intenção de Comportamento e Uso individual dos SMO. O modelo UTAUT2 foi empregue com os principais objectivos de validar a sua aplicabilidade no contexto musical, com particular incidência nos SMO, e identificar constructos adicionais que levem à sua aceitação e adopção pelos utilizadores. Para este estudo, foi aplicada uma abordagem quantitativa com uma amostra de 329 indivíduos. A utilização de uma análise baseada nos Mínimos Quadrados Parciais (Partial Least Squares – PLS) foi utilizada para avaliar as relações entre os constructos do modelo teórico proposto. Os nossos resultados evidenciam a adequação do UTAUT2 no contexto analisado, assim como a importância da Ideologia dos Direitos do Consumidor e a Perícia da Partilha de Ficheiros na formação da Intenção de Comportamento e no Uso, respectivamente. Adicionalmente, o Julgamento sobre a Partilha de Ficheiros revelou não ser estatisticamente significativo no nosso modelo. Várias implicações teóricas e práticas são propostas, auxiliando os fornecedores de SMO na compreensão do comportamento dos consumidores.Instituto Superior de Economia e GestãoPicoto, Winnie NgRepositório da Universidade de LisboaMartins, Carolina Iglésias2013-08-14T14:53:38Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/5910engMartins, Carolina Iglésias. 2013. "Exploring digital music online : user acceptance and adoption of online music services". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T18:38:03Zoai:repositorio.ul.pt:10400.5/5910Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T18:38:03Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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