Personagens virtuais autónomos em cenários tridimensionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Willian Xavier da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/40591
Resumo: Trabalho de projecto de mestrado, Engenharia Informática (Interação e Conhecimento) Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2019
id RCAP_ccefb17e8ddd7e7dd1322db28273d7c7
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/40591
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Personagens virtuais autónomos em cenários tridimensionaisRealidade VirtualHumanos VirtuaisAmbientes VirtuaisArqueologia VirtualHerança CulturalMértola Virtual.Trabalhos de projecto de mestrado - 2019Departamento de InformáticaTrabalho de projecto de mestrado, Engenharia Informática (Interação e Conhecimento) Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2019Nas últimas décadas, a tecnologia tem permitido criar mundos virtuais, em particular recriações de civilizações antigas que vieram alterar e transformar o modo como conhecemos o passado. Simulações em tempo real contêm, por vezes personagens virtuais sem individualidade e vagueando num ambiente, sem um objetivo específico. Essa situação é particularmente problemática no campo do património cultural em simulações do passado em que o realismo individual é critico. Baseada na ideia de recriação de uma visão do passado através de imagens, de um tempo e espaço que já não existem, a realidade virtual foi utilizada como plataforma para materialização dessa ideia. O principal objetivo foi recriar virtualmente ambientes urbanos desaparecidos, para isso foi desenvolvida uma ferramenta que automatiza a inserção de personagens virtuais adotando uma variabilidade de comportamentos num cenário urbano 3D previamente criado e que recria uma época histórica. Este projeto veio dar continuidade a um trabalho prévio que definiu um pipeline para a reconstrução digital de espaços urbanos históricos. A solução proposta é de baixo custo e usou- se a cidade de Mértola como caso de estudo. Neste trabalho: i) Procedeu-se à identificação de um processo adequado para expandir o terreno em torno do castelo de Mértola de forma realista; ii) Criou-se uma ferramenta interativa que permite inserir animais e personagens virtuais inteligentes dentro do cenário produzido no passo anterior.In recent decades, technology has allowed us to create virtual worlds, recreations of ancient civilizations that have changed and transformed the way we know the past. Real-time simulations sometimes contain virtual characters without individuality and wandering in an environment without a specific purpose. This situation is particularly problematic in the field of cultural heritage in past simulations where individual realism is critical. Based on the idea of recreating a vision of the past through images, a time and space that no longer exist, virtual reality was used as a platform to materialize this idea. The main objective was to virtually recreate missing urban environments, for this purpose a tool was developed that automates the insertion of virtual characters by adopting a variability of behaviors in a previously created 3D urban scenario that recreates a historical epoch. This project continued a previous work that defined a pipeline for the digital reconstruction of historic urban spaces. The proposed solution is low cost and the city of Mértola was used as a case study. In this work: i) An appropriate process was identified to expand the terrain around Mértola castle in a realistic way; ii) An interactive tool was created that allows to insert animals and intelligent virtual characters into the scenario produced in the previous step.Cláudio, Ana Paula Boler, 1959-Carmo, Maria Beatriz Duarte Pereira do, 1960-Repositório da Universidade de LisboaSilva, Willian Xavier da2019-12-17T15:29:18Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/40591TID:202385108porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:39:57Zoai:repositorio.ul.pt:10451/40591Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:15.096044Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Personagens virtuais autónomos em cenários tridimensionais
title Personagens virtuais autónomos em cenários tridimensionais
spellingShingle Personagens virtuais autónomos em cenários tridimensionais
Silva, Willian Xavier da
Realidade Virtual
Humanos Virtuais
Ambientes Virtuais
Arqueologia Virtual
Herança Cultural
Mértola Virtual.
Trabalhos de projecto de mestrado - 2019
Departamento de Informática
title_short Personagens virtuais autónomos em cenários tridimensionais
title_full Personagens virtuais autónomos em cenários tridimensionais
title_fullStr Personagens virtuais autónomos em cenários tridimensionais
title_full_unstemmed Personagens virtuais autónomos em cenários tridimensionais
title_sort Personagens virtuais autónomos em cenários tridimensionais
author Silva, Willian Xavier da
author_facet Silva, Willian Xavier da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cláudio, Ana Paula Boler, 1959-
Carmo, Maria Beatriz Duarte Pereira do, 1960-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Willian Xavier da
dc.subject.por.fl_str_mv Realidade Virtual
Humanos Virtuais
Ambientes Virtuais
Arqueologia Virtual
Herança Cultural
Mértola Virtual.
Trabalhos de projecto de mestrado - 2019
Departamento de Informática
topic Realidade Virtual
Humanos Virtuais
Ambientes Virtuais
Arqueologia Virtual
Herança Cultural
Mértola Virtual.
Trabalhos de projecto de mestrado - 2019
Departamento de Informática
description Trabalho de projecto de mestrado, Engenharia Informática (Interação e Conhecimento) Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2019
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-17T15:29:18Z
2019
2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/40591
TID:202385108
url http://hdl.handle.net/10451/40591
identifier_str_mv TID:202385108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134481583439872