Personagens virtuais autónomos em cenários tridimensionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/40591 |
Resumo: | Trabalho de projecto de mestrado, Engenharia Informática (Interação e Conhecimento) Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2019 |
id |
RCAP_ccefb17e8ddd7e7dd1322db28273d7c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/40591 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Personagens virtuais autónomos em cenários tridimensionaisRealidade VirtualHumanos VirtuaisAmbientes VirtuaisArqueologia VirtualHerança CulturalMértola Virtual.Trabalhos de projecto de mestrado - 2019Departamento de InformáticaTrabalho de projecto de mestrado, Engenharia Informática (Interação e Conhecimento) Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2019Nas últimas décadas, a tecnologia tem permitido criar mundos virtuais, em particular recriações de civilizações antigas que vieram alterar e transformar o modo como conhecemos o passado. Simulações em tempo real contêm, por vezes personagens virtuais sem individualidade e vagueando num ambiente, sem um objetivo específico. Essa situação é particularmente problemática no campo do património cultural em simulações do passado em que o realismo individual é critico. Baseada na ideia de recriação de uma visão do passado através de imagens, de um tempo e espaço que já não existem, a realidade virtual foi utilizada como plataforma para materialização dessa ideia. O principal objetivo foi recriar virtualmente ambientes urbanos desaparecidos, para isso foi desenvolvida uma ferramenta que automatiza a inserção de personagens virtuais adotando uma variabilidade de comportamentos num cenário urbano 3D previamente criado e que recria uma época histórica. Este projeto veio dar continuidade a um trabalho prévio que definiu um pipeline para a reconstrução digital de espaços urbanos históricos. A solução proposta é de baixo custo e usou- se a cidade de Mértola como caso de estudo. Neste trabalho: i) Procedeu-se à identificação de um processo adequado para expandir o terreno em torno do castelo de Mértola de forma realista; ii) Criou-se uma ferramenta interativa que permite inserir animais e personagens virtuais inteligentes dentro do cenário produzido no passo anterior.In recent decades, technology has allowed us to create virtual worlds, recreations of ancient civilizations that have changed and transformed the way we know the past. Real-time simulations sometimes contain virtual characters without individuality and wandering in an environment without a specific purpose. This situation is particularly problematic in the field of cultural heritage in past simulations where individual realism is critical. Based on the idea of recreating a vision of the past through images, a time and space that no longer exist, virtual reality was used as a platform to materialize this idea. The main objective was to virtually recreate missing urban environments, for this purpose a tool was developed that automates the insertion of virtual characters by adopting a variability of behaviors in a previously created 3D urban scenario that recreates a historical epoch. This project continued a previous work that defined a pipeline for the digital reconstruction of historic urban spaces. The proposed solution is low cost and the city of Mértola was used as a case study. In this work: i) An appropriate process was identified to expand the terrain around Mértola castle in a realistic way; ii) An interactive tool was created that allows to insert animals and intelligent virtual characters into the scenario produced in the previous step.Cláudio, Ana Paula Boler, 1959-Carmo, Maria Beatriz Duarte Pereira do, 1960-Repositório da Universidade de LisboaSilva, Willian Xavier da2019-12-17T15:29:18Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/40591TID:202385108porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:39:57Zoai:repositorio.ul.pt:10451/40591Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:15.096044Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Personagens virtuais autónomos em cenários tridimensionais |
title |
Personagens virtuais autónomos em cenários tridimensionais |
spellingShingle |
Personagens virtuais autónomos em cenários tridimensionais Silva, Willian Xavier da Realidade Virtual Humanos Virtuais Ambientes Virtuais Arqueologia Virtual Herança Cultural Mértola Virtual. Trabalhos de projecto de mestrado - 2019 Departamento de Informática |
title_short |
Personagens virtuais autónomos em cenários tridimensionais |
title_full |
Personagens virtuais autónomos em cenários tridimensionais |
title_fullStr |
Personagens virtuais autónomos em cenários tridimensionais |
title_full_unstemmed |
Personagens virtuais autónomos em cenários tridimensionais |
title_sort |
Personagens virtuais autónomos em cenários tridimensionais |
author |
Silva, Willian Xavier da |
author_facet |
Silva, Willian Xavier da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cláudio, Ana Paula Boler, 1959- Carmo, Maria Beatriz Duarte Pereira do, 1960- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Willian Xavier da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Realidade Virtual Humanos Virtuais Ambientes Virtuais Arqueologia Virtual Herança Cultural Mértola Virtual. Trabalhos de projecto de mestrado - 2019 Departamento de Informática |
topic |
Realidade Virtual Humanos Virtuais Ambientes Virtuais Arqueologia Virtual Herança Cultural Mértola Virtual. Trabalhos de projecto de mestrado - 2019 Departamento de Informática |
description |
Trabalho de projecto de mestrado, Engenharia Informática (Interação e Conhecimento) Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2019 |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-17T15:29:18Z 2019 2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/40591 TID:202385108 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/40591 |
identifier_str_mv |
TID:202385108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134481583439872 |