O papel da comunicação digital no marketing territorial: a estratégia do Taste Braga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sara Daniela Gonçalves da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/60157
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
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spelling O papel da comunicação digital no marketing territorial: a estratégia do Taste BragaMarketing territorialBranding territorialComunicação digitalMeios digitaisPlace marketingPlace brandingOnline communicationDigital mediaCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)Realizado no âmbito do mestrado em Ciências da Comunicação – Ramo de Publicidade e Relações Públicas, da Universidade do Minho, este relatório de estágio dedica-se a descrever e analisar o papel da comunicação digital numa estratégia de marketing territorial. Partindo do estudo de caso de um projeto trabalhado durante a experiência profissionalizante – o Taste Braga –, o presente relatório foca-se especialmente nas funções e nos resultados potencialmente atingíveis por meio do uso de ferramentas de comunicação digital como websites, blogs, média sociais e emails. Através de diversas leituras exploratórias, da própria experiência de estágio e ainda da análise de informações e dados relativos ao Taste Braga, procura-se, por um lado, definir conceitos relacionados com o marketing e branding territorial e com a comunicação digital e, por outro, explorar a forma como a relação entre ambas as áreas se desenrola e descortinar quais as eventuais vantagens e dificuldades do processo. Assim, ao longo das páginas deste relatório, com uma metodologia predominantemente descritiva, utiliza-se o caso específico de uma marca territorial referente à região de Braga para retirar algumas ilações gerais acerca do papel que os meios digitais podem ocupar em estratégias de marketing de territórios.Carried out under the Master’s degree in Communications Sciences – Area of Advertising and Public Relations, in University of Minho, this internship report intends to describe and analyse the role occupied by online communication on a place marketing strategy. Using as case study a project that was worked on during the internship experience – Taste Braga –, the present report specially focus on the functions and the result one may obtain by using online communication tools like websites, blogs, social media and emails. Through several exploratory readings, the internship itself and the analysis of data and information concerning Taste Braga, it is aimed to, by one hand, define the concepts connected to place branding and marketing and to online communication, and, on the other hand, explore the way in which the two areas work together and uncover the potential advantages and difficulties of the process. Thus, throughout the pages of this report, with a predominantly describing methodology, the specific case of place brand Taste Braga is used in order to reach some general conclusions about the role that digital media may play on place marketing strategies.Oliveira, MadalenaUniversidade do MinhoSilva, Sara Daniela Gonçalves da20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/60157por202214435info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:16:12Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/60157Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:08:43.939454Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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