Pensamento computacional na cidade: uma vivência da educação onlife
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/13388 |
Resumo: | Experienciar a cidade enquanto espaço de aprendizagem implica entrelaçamento de seus vários tempos, espaços e de suas dimensões humanas e não humanas, digitais, biológicas, históricas, econômicas, etc. Entender a cidade como entidade viva, complexa e comunicativa se afasta da visão antropocêntrica de mundo e instaura outras formas de comunicação, habitação e aprendizagem. Portanto, este artigo apresenta o processo de desenvolvimento de uma prática pedagógica gamificada cujo objetivo é compreender como o coengendramento dos diversos entes constituintes da cidade produz o pensamento computacional na perspectiva da aprendizagem inventiva, segundo uma proposta de Educação OnLIFE. Tal prática integra o projeto de pesquisa A cidade como espaço de aprendizagem: práticas pedagógicas inovadoras para a promoção da cidadania e do desenvolvimento social sustentável, financiado pela Fundação Carlos Chagas e pelo Itaú Social, e desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Educação Digital — GPe-dU, UNISINOS/CNPq. O estudo, qualitativo, apropria-se do método cartográfico de pesquisa-intervenção para produção e análise dos dados. Como resultado, apresentam-se pistas que permitem compreender a emergência do pensamento computacional para explorar a cidade, bem como a necessidade de inovação de práticas pedagógicas a partir da problematização do mundo para uma Educação conectada com a vida. |
id |
RCAP_cd2e48f319e9e6ce586ba397c49e908d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13388 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Pensamento computacional na cidade: uma vivência da educação onlifeComputational thinking in the city: an onlife education experienceIdadePensamento computacionalEducação onlifeGamificaçãoCityComputational thinkingOnlife educationGamificationExperienciar a cidade enquanto espaço de aprendizagem implica entrelaçamento de seus vários tempos, espaços e de suas dimensões humanas e não humanas, digitais, biológicas, históricas, econômicas, etc. Entender a cidade como entidade viva, complexa e comunicativa se afasta da visão antropocêntrica de mundo e instaura outras formas de comunicação, habitação e aprendizagem. Portanto, este artigo apresenta o processo de desenvolvimento de uma prática pedagógica gamificada cujo objetivo é compreender como o coengendramento dos diversos entes constituintes da cidade produz o pensamento computacional na perspectiva da aprendizagem inventiva, segundo uma proposta de Educação OnLIFE. Tal prática integra o projeto de pesquisa A cidade como espaço de aprendizagem: práticas pedagógicas inovadoras para a promoção da cidadania e do desenvolvimento social sustentável, financiado pela Fundação Carlos Chagas e pelo Itaú Social, e desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Educação Digital — GPe-dU, UNISINOS/CNPq. O estudo, qualitativo, apropria-se do método cartográfico de pesquisa-intervenção para produção e análise dos dados. Como resultado, apresentam-se pistas que permitem compreender a emergência do pensamento computacional para explorar a cidade, bem como a necessidade de inovação de práticas pedagógicas a partir da problematização do mundo para uma Educação conectada com a vida.Experiencing the city as a learning space implies interweaving its various times, spaces, and its human and non-human, digital, biological, historical, and economic dimensions, among others. Understanding the city as a living, complex, and communicative entity moves away from the anthropocentric worldview, establishing other forms of communication, dwelling, and learning. Therefore, this article presents the development process of a gamified pedagogical practice whose goal is to understand how the co-engagement between various constituent entities of the city produces computational thinking in the perspective of inventive learning, according to a proposal of OnLIFE Education. This practice is part of the research project A cidade como espaço de aprendizagem: práticas pedagógicas inovadoras para a promoção da cidadania e do desenvolvimento social sustentável, financed by Fundação Carlos Chagas and Itaú Social, and developed by the Digital Education Research Group — GPe-dU, UNISINOS/CNPq. This qualitative study uses the cartographic method of research-intervention to produce and analyze data. As a result, we present clues that allow us to understand the emergence of computational thinking to explore the city, as well as the need for innovation in pedagogical practices from the problematization of the world for an Education connected to life.Repositório AbertoMenezes, JanaínaSchlemmer, ElianeLa Rocca, FabioMoreira, J. António2023-02-13T14:26:44Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/13388porMENEZES, Janaína, SCHLEMMER, Eliane, LA ROCCA, Fábio & MOREIRA, J. António (2021). Pensamento computacional na cidade: uma vivência da educação onlife. Revista Intersaberes, 16 (39), 937-968.1809-7286https://doi.org/10.22169/revint.v16i39.2198info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:45:06Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13388Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:25.936077Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pensamento computacional na cidade: uma vivência da educação onlife Computational thinking in the city: an onlife education experience |
title |
Pensamento computacional na cidade: uma vivência da educação onlife |
spellingShingle |
Pensamento computacional na cidade: uma vivência da educação onlife Menezes, Janaína Idade Pensamento computacional Educação onlife Gamificação City Computational thinking Onlife education Gamification |
title_short |
Pensamento computacional na cidade: uma vivência da educação onlife |
title_full |
Pensamento computacional na cidade: uma vivência da educação onlife |
title_fullStr |
Pensamento computacional na cidade: uma vivência da educação onlife |
title_full_unstemmed |
Pensamento computacional na cidade: uma vivência da educação onlife |
title_sort |
Pensamento computacional na cidade: uma vivência da educação onlife |
author |
Menezes, Janaína |
author_facet |
Menezes, Janaína Schlemmer, Eliane La Rocca, Fabio Moreira, J. António |
author_role |
author |
author2 |
Schlemmer, Eliane La Rocca, Fabio Moreira, J. António |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Janaína Schlemmer, Eliane La Rocca, Fabio Moreira, J. António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Idade Pensamento computacional Educação onlife Gamificação City Computational thinking Onlife education Gamification |
topic |
Idade Pensamento computacional Educação onlife Gamificação City Computational thinking Onlife education Gamification |
description |
Experienciar a cidade enquanto espaço de aprendizagem implica entrelaçamento de seus vários tempos, espaços e de suas dimensões humanas e não humanas, digitais, biológicas, históricas, econômicas, etc. Entender a cidade como entidade viva, complexa e comunicativa se afasta da visão antropocêntrica de mundo e instaura outras formas de comunicação, habitação e aprendizagem. Portanto, este artigo apresenta o processo de desenvolvimento de uma prática pedagógica gamificada cujo objetivo é compreender como o coengendramento dos diversos entes constituintes da cidade produz o pensamento computacional na perspectiva da aprendizagem inventiva, segundo uma proposta de Educação OnLIFE. Tal prática integra o projeto de pesquisa A cidade como espaço de aprendizagem: práticas pedagógicas inovadoras para a promoção da cidadania e do desenvolvimento social sustentável, financiado pela Fundação Carlos Chagas e pelo Itaú Social, e desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Educação Digital — GPe-dU, UNISINOS/CNPq. O estudo, qualitativo, apropria-se do método cartográfico de pesquisa-intervenção para produção e análise dos dados. Como resultado, apresentam-se pistas que permitem compreender a emergência do pensamento computacional para explorar a cidade, bem como a necessidade de inovação de práticas pedagógicas a partir da problematização do mundo para uma Educação conectada com a vida. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z 2023-02-13T14:26:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/13388 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/13388 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
MENEZES, Janaína, SCHLEMMER, Eliane, LA ROCCA, Fábio & MOREIRA, J. António (2021). Pensamento computacional na cidade: uma vivência da educação onlife. Revista Intersaberes, 16 (39), 937-968. 1809-7286 https://doi.org/10.22169/revint.v16i39.2198 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135117899202560 |