Escrita criativa : estimular a imaginação e competências de escrita na aula de LE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Maura Cristina Barbosa de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/18262
Resumo: O presente relatório visa explicar o que é a escrita criativa e de que forma este conceito pode ser levado até à aula de Língua Estrangeira, promovendo nos alunos o desenvolvimento da competência de expressão escrita, através de atividades inovadoras e motivadoras. No primeiro capítulo, definir-se-ão os conceitos de escrita e de criatividade, ver-se-á de que forma a aprendizagem da escrita está relacionada com o desenvolvimento cognitivo das crianças e jovens e quais as vantagens e desvantagens de desenvolver semelhante competência em contexto de sala de aula. Seguidamente, far-se-á uma abordagem ao conceito de Escrita Criativa, para posteriormente fazer uma análise de várias atividades de escrita criativa que podem ser postas em prática e de que forma poderão ser avaliadas. No segundo capítulo, descrever-se-á o contexto socioeconómico do Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra, assim como os seus pontos fortes e fracos. Por último, no terceiro capítulo, apresentaremos uma análise sobre a observação de aulas que realizámos e sua repercussão nas atividades de escrita criativa propostas na aula de LE.
id RCAP_cd313751ba82779bc9dbcff6b94cdf6b
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/18262
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escrita criativa : estimular a imaginação e competências de escrita na aula de LEEscritaCriatividadeEscrita criativaImaginaçãoCompetência de escritaDesenvolvimento cognitivoAprendizagem da escritaLínguas estrangeirasAvaliação da escrita criativaWritingCreativityCreative writingImaginationWriting skillCognitive developmentLearning how to writeForeign languagesCreative writing assessmentDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasO presente relatório visa explicar o que é a escrita criativa e de que forma este conceito pode ser levado até à aula de Língua Estrangeira, promovendo nos alunos o desenvolvimento da competência de expressão escrita, através de atividades inovadoras e motivadoras. No primeiro capítulo, definir-se-ão os conceitos de escrita e de criatividade, ver-se-á de que forma a aprendizagem da escrita está relacionada com o desenvolvimento cognitivo das crianças e jovens e quais as vantagens e desvantagens de desenvolver semelhante competência em contexto de sala de aula. Seguidamente, far-se-á uma abordagem ao conceito de Escrita Criativa, para posteriormente fazer uma análise de várias atividades de escrita criativa que podem ser postas em prática e de que forma poderão ser avaliadas. No segundo capítulo, descrever-se-á o contexto socioeconómico do Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra, assim como os seus pontos fortes e fracos. Por último, no terceiro capítulo, apresentaremos uma análise sobre a observação de aulas que realizámos e sua repercussão nas atividades de escrita criativa propostas na aula de LE.This report aims to explain what is creative writing and in what way this concept can be taken to a foreign language class, by promoting the development of the writing skill among students, through innovative and motivating activities. In the first chapter, we will define the concepts of writing and creativity, we will see in what way the learning of the writing skill is related to the cognitive development of children and teenagers and what are the advantages and disadvantages of developing that skill in a class. After that, we will approach the concept of creative writing and then we will analyze several creative writing activities that can be put into practice and in what ways they can be evaluated. In the second chapter, we will describe the socioeconomical context where the Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra is located, as well as its strengths and weaknesses. Finally, in the third chapter, we will analyze our class observation and its impact on the creative writing activities that have been put into practice in the foreign language class.Matos, Ana GonçalvesMadrona Fernández, AlbertoRUNCarvalho, Maura Cristina Barbosa de2016-06-17T16:20:13Z2016-02-182016-02-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/18262TID:201066432porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:57:05Zoai:run.unl.pt:10362/18262Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:24:36.532609Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escrita criativa : estimular a imaginação e competências de escrita na aula de LE
title Escrita criativa : estimular a imaginação e competências de escrita na aula de LE
spellingShingle Escrita criativa : estimular a imaginação e competências de escrita na aula de LE
Carvalho, Maura Cristina Barbosa de
Escrita
Criatividade
Escrita criativa
Imaginação
Competência de escrita
Desenvolvimento cognitivo
Aprendizagem da escrita
Línguas estrangeiras
Avaliação da escrita criativa
Writing
Creativity
Creative writing
Imagination
Writing skill
Cognitive development
Learning how to write
Foreign languages
Creative writing assessment
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short Escrita criativa : estimular a imaginação e competências de escrita na aula de LE
title_full Escrita criativa : estimular a imaginação e competências de escrita na aula de LE
title_fullStr Escrita criativa : estimular a imaginação e competências de escrita na aula de LE
title_full_unstemmed Escrita criativa : estimular a imaginação e competências de escrita na aula de LE
title_sort Escrita criativa : estimular a imaginação e competências de escrita na aula de LE
author Carvalho, Maura Cristina Barbosa de
author_facet Carvalho, Maura Cristina Barbosa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, Ana Gonçalves
Madrona Fernández, Alberto
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Maura Cristina Barbosa de
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Criatividade
Escrita criativa
Imaginação
Competência de escrita
Desenvolvimento cognitivo
Aprendizagem da escrita
Línguas estrangeiras
Avaliação da escrita criativa
Writing
Creativity
Creative writing
Imagination
Writing skill
Cognitive development
Learning how to write
Foreign languages
Creative writing assessment
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Escrita
Criatividade
Escrita criativa
Imaginação
Competência de escrita
Desenvolvimento cognitivo
Aprendizagem da escrita
Línguas estrangeiras
Avaliação da escrita criativa
Writing
Creativity
Creative writing
Imagination
Writing skill
Cognitive development
Learning how to write
Foreign languages
Creative writing assessment
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description O presente relatório visa explicar o que é a escrita criativa e de que forma este conceito pode ser levado até à aula de Língua Estrangeira, promovendo nos alunos o desenvolvimento da competência de expressão escrita, através de atividades inovadoras e motivadoras. No primeiro capítulo, definir-se-ão os conceitos de escrita e de criatividade, ver-se-á de que forma a aprendizagem da escrita está relacionada com o desenvolvimento cognitivo das crianças e jovens e quais as vantagens e desvantagens de desenvolver semelhante competência em contexto de sala de aula. Seguidamente, far-se-á uma abordagem ao conceito de Escrita Criativa, para posteriormente fazer uma análise de várias atividades de escrita criativa que podem ser postas em prática e de que forma poderão ser avaliadas. No segundo capítulo, descrever-se-á o contexto socioeconómico do Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra, assim como os seus pontos fortes e fracos. Por último, no terceiro capítulo, apresentaremos uma análise sobre a observação de aulas que realizámos e sua repercussão nas atividades de escrita criativa propostas na aula de LE.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-17T16:20:13Z
2016-02-18
2016-02-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/18262
TID:201066432
url http://hdl.handle.net/10362/18262
identifier_str_mv TID:201066432
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137879604068352