Escrita criativa : estimular a imaginação e competências de escrita na aula de LE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/18262 |
Resumo: | O presente relatório visa explicar o que é a escrita criativa e de que forma este conceito pode ser levado até à aula de Língua Estrangeira, promovendo nos alunos o desenvolvimento da competência de expressão escrita, através de atividades inovadoras e motivadoras. No primeiro capítulo, definir-se-ão os conceitos de escrita e de criatividade, ver-se-á de que forma a aprendizagem da escrita está relacionada com o desenvolvimento cognitivo das crianças e jovens e quais as vantagens e desvantagens de desenvolver semelhante competência em contexto de sala de aula. Seguidamente, far-se-á uma abordagem ao conceito de Escrita Criativa, para posteriormente fazer uma análise de várias atividades de escrita criativa que podem ser postas em prática e de que forma poderão ser avaliadas. No segundo capítulo, descrever-se-á o contexto socioeconómico do Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra, assim como os seus pontos fortes e fracos. Por último, no terceiro capítulo, apresentaremos uma análise sobre a observação de aulas que realizámos e sua repercussão nas atividades de escrita criativa propostas na aula de LE. |
id |
RCAP_cd313751ba82779bc9dbcff6b94cdf6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/18262 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Escrita criativa : estimular a imaginação e competências de escrita na aula de LEEscritaCriatividadeEscrita criativaImaginaçãoCompetência de escritaDesenvolvimento cognitivoAprendizagem da escritaLínguas estrangeirasAvaliação da escrita criativaWritingCreativityCreative writingImaginationWriting skillCognitive developmentLearning how to writeForeign languagesCreative writing assessmentDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasO presente relatório visa explicar o que é a escrita criativa e de que forma este conceito pode ser levado até à aula de Língua Estrangeira, promovendo nos alunos o desenvolvimento da competência de expressão escrita, através de atividades inovadoras e motivadoras. No primeiro capítulo, definir-se-ão os conceitos de escrita e de criatividade, ver-se-á de que forma a aprendizagem da escrita está relacionada com o desenvolvimento cognitivo das crianças e jovens e quais as vantagens e desvantagens de desenvolver semelhante competência em contexto de sala de aula. Seguidamente, far-se-á uma abordagem ao conceito de Escrita Criativa, para posteriormente fazer uma análise de várias atividades de escrita criativa que podem ser postas em prática e de que forma poderão ser avaliadas. No segundo capítulo, descrever-se-á o contexto socioeconómico do Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra, assim como os seus pontos fortes e fracos. Por último, no terceiro capítulo, apresentaremos uma análise sobre a observação de aulas que realizámos e sua repercussão nas atividades de escrita criativa propostas na aula de LE.This report aims to explain what is creative writing and in what way this concept can be taken to a foreign language class, by promoting the development of the writing skill among students, through innovative and motivating activities. In the first chapter, we will define the concepts of writing and creativity, we will see in what way the learning of the writing skill is related to the cognitive development of children and teenagers and what are the advantages and disadvantages of developing that skill in a class. After that, we will approach the concept of creative writing and then we will analyze several creative writing activities that can be put into practice and in what ways they can be evaluated. In the second chapter, we will describe the socioeconomical context where the Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra is located, as well as its strengths and weaknesses. Finally, in the third chapter, we will analyze our class observation and its impact on the creative writing activities that have been put into practice in the foreign language class.Matos, Ana GonçalvesMadrona Fernández, AlbertoRUNCarvalho, Maura Cristina Barbosa de2016-06-17T16:20:13Z2016-02-182016-02-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/18262TID:201066432porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:57:05Zoai:run.unl.pt:10362/18262Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:24:36.532609Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escrita criativa : estimular a imaginação e competências de escrita na aula de LE |
title |
Escrita criativa : estimular a imaginação e competências de escrita na aula de LE |
spellingShingle |
Escrita criativa : estimular a imaginação e competências de escrita na aula de LE Carvalho, Maura Cristina Barbosa de Escrita Criatividade Escrita criativa Imaginação Competência de escrita Desenvolvimento cognitivo Aprendizagem da escrita Línguas estrangeiras Avaliação da escrita criativa Writing Creativity Creative writing Imagination Writing skill Cognitive development Learning how to write Foreign languages Creative writing assessment Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
title_short |
Escrita criativa : estimular a imaginação e competências de escrita na aula de LE |
title_full |
Escrita criativa : estimular a imaginação e competências de escrita na aula de LE |
title_fullStr |
Escrita criativa : estimular a imaginação e competências de escrita na aula de LE |
title_full_unstemmed |
Escrita criativa : estimular a imaginação e competências de escrita na aula de LE |
title_sort |
Escrita criativa : estimular a imaginação e competências de escrita na aula de LE |
author |
Carvalho, Maura Cristina Barbosa de |
author_facet |
Carvalho, Maura Cristina Barbosa de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Matos, Ana Gonçalves Madrona Fernández, Alberto RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Maura Cristina Barbosa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita Criatividade Escrita criativa Imaginação Competência de escrita Desenvolvimento cognitivo Aprendizagem da escrita Línguas estrangeiras Avaliação da escrita criativa Writing Creativity Creative writing Imagination Writing skill Cognitive development Learning how to write Foreign languages Creative writing assessment Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
topic |
Escrita Criatividade Escrita criativa Imaginação Competência de escrita Desenvolvimento cognitivo Aprendizagem da escrita Línguas estrangeiras Avaliação da escrita criativa Writing Creativity Creative writing Imagination Writing skill Cognitive development Learning how to write Foreign languages Creative writing assessment Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
description |
O presente relatório visa explicar o que é a escrita criativa e de que forma este conceito pode ser levado até à aula de Língua Estrangeira, promovendo nos alunos o desenvolvimento da competência de expressão escrita, através de atividades inovadoras e motivadoras. No primeiro capítulo, definir-se-ão os conceitos de escrita e de criatividade, ver-se-á de que forma a aprendizagem da escrita está relacionada com o desenvolvimento cognitivo das crianças e jovens e quais as vantagens e desvantagens de desenvolver semelhante competência em contexto de sala de aula. Seguidamente, far-se-á uma abordagem ao conceito de Escrita Criativa, para posteriormente fazer uma análise de várias atividades de escrita criativa que podem ser postas em prática e de que forma poderão ser avaliadas. No segundo capítulo, descrever-se-á o contexto socioeconómico do Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra, assim como os seus pontos fortes e fracos. Por último, no terceiro capítulo, apresentaremos uma análise sobre a observação de aulas que realizámos e sua repercussão nas atividades de escrita criativa propostas na aula de LE. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-17T16:20:13Z 2016-02-18 2016-02-18T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/18262 TID:201066432 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/18262 |
identifier_str_mv |
TID:201066432 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137879604068352 |