Escrevendo a minha história: a escrita criativa na aula de Inglês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Ana Sofia Torquato de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/78095
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_f4a159200d5055d0d9ea7a99c0d83d1b
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78095
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escrevendo a minha história: a escrita criativa na aula de InglêsWriting my story: creative writing in english classCriatividadeEscrita criativaPortefólio de escritaStorytellingCreativityCreative writingWriting portfolioCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino BásicoO relatório aqui apresentado está inserido no Mestrado em Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico e reporta o percurso formativo durante o estágio profissional, detalhando o processo de implementação do projeto de intervenção pedagógica: “Escrevendo a minha história: A escrita criativa na aula de Inglês. O projeto debruçou-se sobre a escrita criativa e, como objetivo, procurou verificar as potencialidades do uso desta na motivação e promoção de competências de comunicação e de aprendizagem, bem como veículo de expressão criativa nas crianças. Para auxiliar e documentar o percurso dos alunos, foi criado um portefólio de escrita, modelado a partir do Portefólio Europeu de Línguas. Este teve um papel fundamental no decorrer do projeto, tendo evidenciado suas valências pedagógicas como instrumento auxiliar educativo. As atividades de escrita criativa demonstraram ser vantajosas na consolidação de competências linguísticas, pois os alunos utilizaram os seus saberes de língua na sua plenitude na produção de textos originais. Estas atividades também revelaram ser veículos de motivação pela aprendizagem de língua. Os resultados evidenciam o estímulo da criatividade nas crianças, no sentido de permitir-lhes criarem textos originais dentro do seu conhecimento de língua. No entanto, este tipo de atividades requer um trabalho contínuo e progressivo por parte do professor, de modo a familiarizar os alunos com atividades pouco comuns neste nível de ensino. Como limitações, as atividades e estratégias desenvolvidas teriam melhores resultados com uma implementação mais prolongada. Contudo, foi possível desmistificar a crença de que as crianças neste nível de proficiência são incapazes de criar textos significativos numa língua estrangeira.The following report was inserted within the master’s degree in Teaching English in Primary School, documenting its formative progress during the internship and detailing the pedagogical intervention project: “Writing my story: Creative writing in English class”. The project focused on creative writing and, as an objective, sought to verify the potential of its use in the motivation and promotion of communication and learning skills, as well as a vehicle for creative expression in children. To assist and document the students' path, a writing portfolio was created, modeled after the European Language Portfolio. This had a fundamental role throughout the project, having highlighted its pedagogical skills as an auxiliary educational tool. The creative writing activities proved to be advantageous in consolidating language skills, as students used their knowledge of the language to its fullest in the production of original texts. These activities also proved to be motivational vehicles for language learning. The results show the stimulation of creativity in children, in the sense of allowing them to create original texts within their language knowledge. However, this type of activities requires continuous and progressive work on the part of the teacher, in order to familiarize students with unusual activities at this level of education. As limitations, the activities and strategies developed would have better results with a longer implementation. However, it was possible to demystify the belief that children at this level of proficiency are incapable of creating meaningful texts in a foreign language.Moreira, Maria AlfredoUniversidade do MinhoMatos, Ana Sofia Torquato de20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78095por202992268info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:16:20Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78095Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:08:51.518496Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escrevendo a minha história: a escrita criativa na aula de Inglês
Writing my story: creative writing in english class
title Escrevendo a minha história: a escrita criativa na aula de Inglês
spellingShingle Escrevendo a minha história: a escrita criativa na aula de Inglês
Matos, Ana Sofia Torquato de
Criatividade
Escrita criativa
Portefólio de escrita
Storytelling
Creativity
Creative writing
Writing portfolio
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Escrevendo a minha história: a escrita criativa na aula de Inglês
title_full Escrevendo a minha história: a escrita criativa na aula de Inglês
title_fullStr Escrevendo a minha história: a escrita criativa na aula de Inglês
title_full_unstemmed Escrevendo a minha história: a escrita criativa na aula de Inglês
title_sort Escrevendo a minha história: a escrita criativa na aula de Inglês
author Matos, Ana Sofia Torquato de
author_facet Matos, Ana Sofia Torquato de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moreira, Maria Alfredo
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Ana Sofia Torquato de
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Escrita criativa
Portefólio de escrita
Storytelling
Creativity
Creative writing
Writing portfolio
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Criatividade
Escrita criativa
Portefólio de escrita
Storytelling
Creativity
Creative writing
Writing portfolio
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/78095
url https://hdl.handle.net/1822/78095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202992268
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132512857882624