Escrita Criativa no Ensino de Português e Inglês: Dois Estudos de Caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Patrícia Alexandra Batista
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/104089
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_cfbf08523b8144980274c5890839c287
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/104089
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escrita Criativa no Ensino de Português e Inglês: Dois Estudos de CasoCreative Writing in the Teaching of Portuguese and EnglishEscritaCriatividadeEscrita CriativaAvaliaçãoCategoriasWritingCreativityCreative WritingEvaluationDescriptorsRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês apresentado à Faculdade de LetrasO presente relatório da Prática Pedagógica Supervisionada, para a obtenção do grau de mestre em Ensino de Português e Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, na Área de Especialização de Inglês, apresenta uma reflexão sobre o percurso realizado durante o estágio, assim como explora o tema monográfico escolhido. A escola, enquanto instituição, tem um valor elevado perante a sociedade, uma vez que educa, ensina e prepara os jovens para o futuro. A escola, como espaço de formação para a cidadania, promove o desenvolvimento do pensamento critico e criativo, fazendo com que os alunos, no final do seu percurso escolar, sejam capazes de analisar uma situação através de um olhar crítico e capazes de procurar soluções criativas e inovadoras para os problemas que lhes sejam apresentados. Tratando-se de uma competência que afeta globalmente a vida escolar do estudante, a Escrita é uma competência que deve ser trabalhada para além dos conteúdos programáticos pensados para o currículo. Deve ser ensinada como um meio de transmissão de ideias e de sentimentos e não apenas de conhecimento. A Escrita Criativa, por sua vez, permite interligar os conhecimentos explícitos da Escrita, tipicamente adquiridos na escola, com os elementos do pensamento criativo e crítico. A abordagem da Escrita Criativa em sala de aula apresenta vários benefícios para o estudante, pois permite que a Escrita seja entendida como um meio de expressão própria, num processo que se afasta um pouco das regras da Escrita mais convencionais e que tendem a predominar no meio escolar. O presente trabalho explora os conceitos de Criatividade e de Escrita Criativa como possíveis elementos de auxílio na aprendizagem e desenvolvimento da competência da Escrita. Para elaborar este projeto, foi necessário compilar alguns trabalhos existentes que tratavam o mesmo tema, de forma a garantir uma base teórica sólida. Este trabalho de investigação permitiu a adaptação das categorias de avaliação da Criatividade na Escrita propostas pelos autores trabalhados às turmas em que foram aplicadas as atividades de recolha de dados.The present work was created in regards of the Supervised Pedagogical Practise, for the attainment of the Master’s Degree level in Teaching Portuguese as a Mother Tongue and English as a Foreigner Language, and presents a reflection of the path that was carried out during the internship as well as the research done for the theme of the thesis. The school, as an institution, holds a high value before society, due to its importance in educating, teaching and preparing the youth for the future. The role of the school goes beyond the content that is present in the curriculum. Schools provide students with the possibility of learning many subjects of their interest and allow them to develop creative and critical skills. These skill allow students to, at the end of their academic career, analyse certain situations under a critical eye and to find creative and innovative solutions for the problems that may arise. Given the fact that the skill of writing affects the education of students globally, this skill should be taught beyond the programmatic content present in the curriculum. Writing should be taught as a way of conveying ideas and emotions and not only as a way of expressing knowledge. Creative Writing, in particular, connects the explicit knowledge of writing, which is typically acquired in school, with the elements of creative and critical thinking. Exploring creative writing in the classroom presents many benefits to the students, as it allows them to view writing as a way of self- expression, moving away from more conventional rules of writing that tend to be predominant in schools.The present work explores the concepts of Creativity and Creative Writing as beneficial elements to incorporate in the classroom as a way of helping learning and developing the Writing skill. To create this project it was necessary to compile some existing works that already dealt with the chosen topic, as a way of assuring a solid theoretical basis. Exploring previous works allowed for the adaptation of the evaluative criteria for Creativity in Writing, proposed by the chosen authors, to better fit the classes that were going to be subjected to the writing activities planned for the data collection.2022-10-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/104089http://hdl.handle.net/10316/104089TID:203125606porGonçalves, Patrícia Alexandra Batistainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-17T21:39:21Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/104089Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:20:48.342800Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escrita Criativa no Ensino de Português e Inglês: Dois Estudos de Caso
Creative Writing in the Teaching of Portuguese and English
title Escrita Criativa no Ensino de Português e Inglês: Dois Estudos de Caso
spellingShingle Escrita Criativa no Ensino de Português e Inglês: Dois Estudos de Caso
Gonçalves, Patrícia Alexandra Batista
Escrita
Criatividade
Escrita Criativa
Avaliação
Categorias
Writing
Creativity
Creative Writing
Evaluation
Descriptors
title_short Escrita Criativa no Ensino de Português e Inglês: Dois Estudos de Caso
title_full Escrita Criativa no Ensino de Português e Inglês: Dois Estudos de Caso
title_fullStr Escrita Criativa no Ensino de Português e Inglês: Dois Estudos de Caso
title_full_unstemmed Escrita Criativa no Ensino de Português e Inglês: Dois Estudos de Caso
title_sort Escrita Criativa no Ensino de Português e Inglês: Dois Estudos de Caso
author Gonçalves, Patrícia Alexandra Batista
author_facet Gonçalves, Patrícia Alexandra Batista
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Patrícia Alexandra Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Criatividade
Escrita Criativa
Avaliação
Categorias
Writing
Creativity
Creative Writing
Evaluation
Descriptors
topic Escrita
Criatividade
Escrita Criativa
Avaliação
Categorias
Writing
Creativity
Creative Writing
Evaluation
Descriptors
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/104089
http://hdl.handle.net/10316/104089
TID:203125606
url http://hdl.handle.net/10316/104089
identifier_str_mv TID:203125606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134099858784256