Criação e implementação de um método de caixa de rufo com play along

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Ricardo Jorge Prata
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/18706
Resumo: A aprendizagem da Caixa de Rufo assume um papel de relevância no currículo da disciplina de Percussão nas escolas de ensino especializado da Música em Portugal. No entanto, o carácter simples e repetitivo do repertório trabalhado no início da aprendizagem, aliado a uma limitação sonora do próprio instrumento quando comparado com instrumentos melódicos, torna por vezes a prática da Caixa pouco motivadora. O trabalho desenvolvido neste projecto consistiu na criação e implementação de um método para Caixa de Rufo com Play Along para alunos iniciantes e na verificação da sua funcionalidade enquanto elemento potenciador da motivação e facilitador da aprendizagem. A sua implementação permitiu diversificar a forma de aprendizagem do instrumento, tornando a sua prática mais entusiasmante. Através dos inquéritos realizados, foi possível verificar que os alunos em início de aprendizagem, se sentem mais motivados para o estudo da Caixa, quando o repertório trabalhado inclui a utilização de Play Along. Assim, procurou-se perceber se a utilização deste método pode trazer mais vantagens para o desenvolvimento dos alunos do que os métodos tradicionais que não incluem Play Along.
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