Criação e implementação de um método de caixa de rufo com play along
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/18706 |
Resumo: | A aprendizagem da Caixa de Rufo assume um papel de relevância no currículo da disciplina de Percussão nas escolas de ensino especializado da Música em Portugal. No entanto, o carácter simples e repetitivo do repertório trabalhado no início da aprendizagem, aliado a uma limitação sonora do próprio instrumento quando comparado com instrumentos melódicos, torna por vezes a prática da Caixa pouco motivadora. O trabalho desenvolvido neste projecto consistiu na criação e implementação de um método para Caixa de Rufo com Play Along para alunos iniciantes e na verificação da sua funcionalidade enquanto elemento potenciador da motivação e facilitador da aprendizagem. A sua implementação permitiu diversificar a forma de aprendizagem do instrumento, tornando a sua prática mais entusiasmante. Através dos inquéritos realizados, foi possível verificar que os alunos em início de aprendizagem, se sentem mais motivados para o estudo da Caixa, quando o repertório trabalhado inclui a utilização de Play Along. Assim, procurou-se perceber se a utilização deste método pode trazer mais vantagens para o desenvolvimento dos alunos do que os métodos tradicionais que não incluem Play Along. |
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Criação e implementação de um método de caixa de rufo com play alongPercussãoIniciação musicalA aprendizagem da Caixa de Rufo assume um papel de relevância no currículo da disciplina de Percussão nas escolas de ensino especializado da Música em Portugal. No entanto, o carácter simples e repetitivo do repertório trabalhado no início da aprendizagem, aliado a uma limitação sonora do próprio instrumento quando comparado com instrumentos melódicos, torna por vezes a prática da Caixa pouco motivadora. O trabalho desenvolvido neste projecto consistiu na criação e implementação de um método para Caixa de Rufo com Play Along para alunos iniciantes e na verificação da sua funcionalidade enquanto elemento potenciador da motivação e facilitador da aprendizagem. A sua implementação permitiu diversificar a forma de aprendizagem do instrumento, tornando a sua prática mais entusiasmante. Através dos inquéritos realizados, foi possível verificar que os alunos em início de aprendizagem, se sentem mais motivados para o estudo da Caixa, quando o repertório trabalhado inclui a utilização de Play Along. Assim, procurou-se perceber se a utilização deste método pode trazer mais vantagens para o desenvolvimento dos alunos do que os métodos tradicionais que não incluem Play Along.Snare Drum learning has a special role in the Percussion course curriculum in specialized Music schools in Portugal. However the simple and repetitive character of the repertoire used in the beginning of the learning procedure, along with a limitation of the sound of this instrument, when compared to melodic instruments, makes the practice of the Snare Drum very less motivating. In this project we created and put in place a method for Snare Drum with Play Along for beginners and verifyed its functionality as an element to increase motivation and as a learning facilitator. Its implementation allowed to explore and diversify the learning of the instrument making its practice much more exciting and fun. Through the enquires conducted, it was possible to verify that students in the beginning of the learning process felt more motivated to study the Snare Drum when the repertoire included Play Along exercises. Thereby with this study we aimed to understand if using this method could bring more bennefits to the students improvement than traditional methods, that do not include Play Along.Universidade de Aveiro2017-11-03T13:47:33Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/18706porMonteiro, Ricardo Jorge Pratainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:36:16Zoai:ria.ua.pt:10773/18706Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:53:38.927961Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A aprendizagem da Caixa de Rufo assume um papel de relevância no currículo da disciplina de Percussão nas escolas de ensino especializado da Música em Portugal. No entanto, o carácter simples e repetitivo do repertório trabalhado no início da aprendizagem, aliado a uma limitação sonora do próprio instrumento quando comparado com instrumentos melódicos, torna por vezes a prática da Caixa pouco motivadora. O trabalho desenvolvido neste projecto consistiu na criação e implementação de um método para Caixa de Rufo com Play Along para alunos iniciantes e na verificação da sua funcionalidade enquanto elemento potenciador da motivação e facilitador da aprendizagem. A sua implementação permitiu diversificar a forma de aprendizagem do instrumento, tornando a sua prática mais entusiasmante. Através dos inquéritos realizados, foi possível verificar que os alunos em início de aprendizagem, se sentem mais motivados para o estudo da Caixa, quando o repertório trabalhado inclui a utilização de Play Along. Assim, procurou-se perceber se a utilização deste método pode trazer mais vantagens para o desenvolvimento dos alunos do que os métodos tradicionais que não incluem Play Along. |
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