Criação e implementação de um livro de peças para tímpanos com play along

Bibliographic Details
Main Author: Moreira, Daniel Pereira
Publication Date: 2017
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10773/21834
Summary: O ensino dos tímpanos assume um papel de grande relevância na aprendizagem de um percussionista, sendo considerado um dos instrumentos centrais sobre o qual é focado o ensino da Percussão erudita. No entanto, este instrumento é, pelo que tenho observado, menosprezado pelos alunos em fases iniciais da aprendizagem, devido à falta de repertório que existe para este nível de ensino. No início do estudo da Percussão, devido aos baixos recursos técnicos e musicais dos alunos para tocarem peças a solo, é comum os professores recorrerem a Play Alongs, de forma a tornarem as apresentações públicas mais agradáveis para o público e mais motivantes para os discentes. No entanto, a quase inexistência de repertório deste tipo para tímpanos, leva a que os alunos iniciantes raramente toquem este instrumento em audições, começando a fazê-lo apenas numa fase mais adiantada. Sendo as audições um importante fator de motivação para um aluno se dedicar ao estudo de um instrumento, o facto de não tocarem inicialmente tímpanos nas apresentações públicas leva a que este instrumento seja, em regra, menosprezado. O trabalho desenvolvido neste projeto procura ajudar a colmatar essa lacuna do ensino da Percussão, acrescentando 10 obras com suporte de áudio à literatura do instrumento, direcionadas a alunos do ensino básico. Estas peças foram implementadas por 13 alunos do autor da tese, juntamente com outros 6 alunos de dois professores que colaboraram com a investigação. Através de inquéritos, tentámos perceber se estas peças com suporte de áudio tiveram efeito nos alunos ao nível da motivação para a prática deste instrumento. Procurámos também perceber se o estudo destas peças potenciou o desenvolvimento musical dos alunos, no que concerne a: interiorização da métrica musical, controle da pulsação, desenvolvimento da capacidade de afinação, técnica e musicalidade, fatores estes que acreditamos poderem ser melhorados através da prática de música com Play Alongs.
id RCAP_3c5e9748dd2ad5d1b94764f4ba837f30
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/21834
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Criação e implementação de um livro de peças para tímpanos com play alongEnsino de músicaTímpanosInstrumentos de percussão - Interpretação musicalO ensino dos tímpanos assume um papel de grande relevância na aprendizagem de um percussionista, sendo considerado um dos instrumentos centrais sobre o qual é focado o ensino da Percussão erudita. No entanto, este instrumento é, pelo que tenho observado, menosprezado pelos alunos em fases iniciais da aprendizagem, devido à falta de repertório que existe para este nível de ensino. No início do estudo da Percussão, devido aos baixos recursos técnicos e musicais dos alunos para tocarem peças a solo, é comum os professores recorrerem a Play Alongs, de forma a tornarem as apresentações públicas mais agradáveis para o público e mais motivantes para os discentes. No entanto, a quase inexistência de repertório deste tipo para tímpanos, leva a que os alunos iniciantes raramente toquem este instrumento em audições, começando a fazê-lo apenas numa fase mais adiantada. Sendo as audições um importante fator de motivação para um aluno se dedicar ao estudo de um instrumento, o facto de não tocarem inicialmente tímpanos nas apresentações públicas leva a que este instrumento seja, em regra, menosprezado. O trabalho desenvolvido neste projeto procura ajudar a colmatar essa lacuna do ensino da Percussão, acrescentando 10 obras com suporte de áudio à literatura do instrumento, direcionadas a alunos do ensino básico. Estas peças foram implementadas por 13 alunos do autor da tese, juntamente com outros 6 alunos de dois professores que colaboraram com a investigação. Através de inquéritos, tentámos perceber se estas peças com suporte de áudio tiveram efeito nos alunos ao nível da motivação para a prática deste instrumento. Procurámos também perceber se o estudo destas peças potenciou o desenvolvimento musical dos alunos, no que concerne a: interiorização da métrica musical, controle da pulsação, desenvolvimento da capacidade de afinação, técnica e musicalidade, fatores estes que acreditamos poderem ser melhorados através da prática de música com Play Alongs.The teaching of Timpani plays a very important role in a percussionist’s learning, being considered one of the central instruments on which is focused the teaching of the erudite Percussion. However, this instrument is, as I have observed, overlooked by students in the early stages of learning, due to the lack of repertoire that exists for this level of education. At the beginning of the Percussion study, due to student’s low technical and musical resources to play solo pieces, it is common for teachers to use Play Alongs, in order to make public performances more enjoyable for the audience and more motivating for students. However, the almost inexistent repertoire of this type for Timpani, leads to the beginning students rarely play this instrument in auditions, beginning to do so only at a later stage. Since auditions are an important motivation factor for a student to study an instrument, the fact that they do not initially play timpani in public performances means that this instrument is usually underestimated. The work developed in this project seeks to fill this gap in Percussion teaching, by adding 10 works with audio support to the literature of the instrument, aimed at primary school students. These pieces were implemented by 13 students of the thesis author, along with 6 other students from two professors who collaborated with the research. Through surveys, we try to understand if these pieces with audio support had an effect on the students in the motivation for the practice of this instrument. We also sought to understand if the study of these pieces strengthened the musical development of students, in what concerns: interiorization of musical metrics, control of the pulsation, development of tuning capacity, technique and musicality, factors that we believe can be improved through the practice of Music with Play Alongs.Universidade de Aveiro2018-01-25T12:25:09Z2017-06-07T00:00:00Z2017-06-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/21834TID:201938278porMoreira, Daniel Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:42:52Zoai:ria.ua.pt:10773/21834Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:11.010985Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Criação e implementação de um livro de peças para tímpanos com play along
title Criação e implementação de um livro de peças para tímpanos com play along
spellingShingle Criação e implementação de um livro de peças para tímpanos com play along
Moreira, Daniel Pereira
Ensino de música
Tímpanos
Instrumentos de percussão - Interpretação musical
title_short Criação e implementação de um livro de peças para tímpanos com play along
title_full Criação e implementação de um livro de peças para tímpanos com play along
title_fullStr Criação e implementação de um livro de peças para tímpanos com play along
title_full_unstemmed Criação e implementação de um livro de peças para tímpanos com play along
title_sort Criação e implementação de um livro de peças para tímpanos com play along
author Moreira, Daniel Pereira
author_facet Moreira, Daniel Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Daniel Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de música
Tímpanos
Instrumentos de percussão - Interpretação musical
topic Ensino de música
Tímpanos
Instrumentos de percussão - Interpretação musical
description O ensino dos tímpanos assume um papel de grande relevância na aprendizagem de um percussionista, sendo considerado um dos instrumentos centrais sobre o qual é focado o ensino da Percussão erudita. No entanto, este instrumento é, pelo que tenho observado, menosprezado pelos alunos em fases iniciais da aprendizagem, devido à falta de repertório que existe para este nível de ensino. No início do estudo da Percussão, devido aos baixos recursos técnicos e musicais dos alunos para tocarem peças a solo, é comum os professores recorrerem a Play Alongs, de forma a tornarem as apresentações públicas mais agradáveis para o público e mais motivantes para os discentes. No entanto, a quase inexistência de repertório deste tipo para tímpanos, leva a que os alunos iniciantes raramente toquem este instrumento em audições, começando a fazê-lo apenas numa fase mais adiantada. Sendo as audições um importante fator de motivação para um aluno se dedicar ao estudo de um instrumento, o facto de não tocarem inicialmente tímpanos nas apresentações públicas leva a que este instrumento seja, em regra, menosprezado. O trabalho desenvolvido neste projeto procura ajudar a colmatar essa lacuna do ensino da Percussão, acrescentando 10 obras com suporte de áudio à literatura do instrumento, direcionadas a alunos do ensino básico. Estas peças foram implementadas por 13 alunos do autor da tese, juntamente com outros 6 alunos de dois professores que colaboraram com a investigação. Através de inquéritos, tentámos perceber se estas peças com suporte de áudio tiveram efeito nos alunos ao nível da motivação para a prática deste instrumento. Procurámos também perceber se o estudo destas peças potenciou o desenvolvimento musical dos alunos, no que concerne a: interiorização da métrica musical, controle da pulsação, desenvolvimento da capacidade de afinação, técnica e musicalidade, fatores estes que acreditamos poderem ser melhorados através da prática de música com Play Alongs.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-07T00:00:00Z
2017-06-07
2018-01-25T12:25:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/21834
TID:201938278
url http://hdl.handle.net/10773/21834
identifier_str_mv TID:201938278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137615565291520