Marketing Territorial e desenvolvimento: o futuro das cidades. Avaliação dos planos estratégicos territoriais: Coimbra e Chaves.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/28432 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Geografia Humana - Ordenamento do Território e Desenvolvimento apresentado à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. |
id |
RCAP_cd4d20e2cfaee09106eb2897b31acbba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/28432 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Marketing Territorial e desenvolvimento: o futuro das cidades. Avaliação dos planos estratégicos territoriais: Coimbra e Chaves.Marketing TerritorialPlaneamento EstratégicoPlanos EstratégicosCoimbraDesenvolvimento RegionalChavesDissertação de Mestrado em Geografia Humana - Ordenamento do Território e Desenvolvimento apresentado à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.Atualmente, assiste-se a uma crescente concorrência entre os territórios pela captação de recursos que incentivem o desenvolvimento desses mesmos territórios. O planeamento estratégico assume-se, neste contexto, como uma ferramenta crucial para a definição de opções que permitam a qualificação dos territórios. Na tentativa de reforçar a competitividade e de promover as potencialidades de um território para atrair recursos, o marketing territorial surge como um auxiliar do planeamento estratégico. A sua contribuição passa por organizar os recursos locais e por transmitir uma imagem aliciante e inovadora no sentido de persuadir o mercado e os investidores a investirem nos territórios. Nesta dissertação pretende-se perceber se no contexto nacional o planeamento estratégico e o marketing territorial têm contribuído para o desenvolvimento sustentável dos territórios, avaliando assim planos estratégicos de dois municípios (Chaves e Coimbra) com características geográficas e socioeconómicas distintas. É elaborado um esquema de avaliação no sentido de identificar e avaliar as virtudes e fragilidades destes planos para os municípios em causa. Esta avaliação não visa fazer juízos de valor sobre o Plano, os Atores e os resultados, somente pretende perceber qual o impacto que estes planos têm para as cidades tendo em atenção os objetivos e estratégias definidas, o processo de elaboração e o nível de concretização.2015-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/28432http://hdl.handle.net/10316/28432TID:201520672porGomes, Pedro Manuel Pinto Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:49:22Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/28432Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:41:40.942473Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marketing Territorial e desenvolvimento: o futuro das cidades. Avaliação dos planos estratégicos territoriais: Coimbra e Chaves. |
title |
Marketing Territorial e desenvolvimento: o futuro das cidades. Avaliação dos planos estratégicos territoriais: Coimbra e Chaves. |
spellingShingle |
Marketing Territorial e desenvolvimento: o futuro das cidades. Avaliação dos planos estratégicos territoriais: Coimbra e Chaves. Gomes, Pedro Manuel Pinto Lopes Marketing Territorial Planeamento Estratégico Planos Estratégicos Coimbra Desenvolvimento Regional Chaves |
title_short |
Marketing Territorial e desenvolvimento: o futuro das cidades. Avaliação dos planos estratégicos territoriais: Coimbra e Chaves. |
title_full |
Marketing Territorial e desenvolvimento: o futuro das cidades. Avaliação dos planos estratégicos territoriais: Coimbra e Chaves. |
title_fullStr |
Marketing Territorial e desenvolvimento: o futuro das cidades. Avaliação dos planos estratégicos territoriais: Coimbra e Chaves. |
title_full_unstemmed |
Marketing Territorial e desenvolvimento: o futuro das cidades. Avaliação dos planos estratégicos territoriais: Coimbra e Chaves. |
title_sort |
Marketing Territorial e desenvolvimento: o futuro das cidades. Avaliação dos planos estratégicos territoriais: Coimbra e Chaves. |
author |
Gomes, Pedro Manuel Pinto Lopes |
author_facet |
Gomes, Pedro Manuel Pinto Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Pedro Manuel Pinto Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Territorial Planeamento Estratégico Planos Estratégicos Coimbra Desenvolvimento Regional Chaves |
topic |
Marketing Territorial Planeamento Estratégico Planos Estratégicos Coimbra Desenvolvimento Regional Chaves |
description |
Dissertação de Mestrado em Geografia Humana - Ordenamento do Território e Desenvolvimento apresentado à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/28432 http://hdl.handle.net/10316/28432 TID:201520672 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/28432 |
identifier_str_mv |
TID:201520672 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133684109934592 |