Audiências e cross-media: estudo de padrões de consumo de notícias em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/32782 |
Resumo: | As práticas digitais que decorrem da ubiquidade dos media e da sua utilização possibilitaram a combinação de múltiplas plataformas no consumo de notícias. Neste artigo, procurámos identificar repertórios mediáticos (padrões de uso dos media noticiosos) em Portugal, de modo a compreender como são construídas as preferências mediáticas das audiências e de que forma o consumo noticioso integra osseus hábitos quotidianos. Neste sentido, desenvolvemos uma análise a padrões de consumo demedianoticiosos a partir de uma abordagem mista de métodos qualitativos e quantitativos baseada na Metodologia Q (Davis & Michelle, 2011), a partir de uma amostra constituída por 36 participantes. A análise dos padrões de consumo de notícias permitiu identificar e analisar sete repertórios mediáticos em função do uso, relevância e utilidade atribuída pelos sujeitos aos media noticiosos. Os resultados revelam perfis híbridos de consumo mediático e uma tendência para consumos de notícias numa lógica móvel e multiplataforma, embora os media tradicionais continuem a desempenhar um papel determinante nos repertórios mediáticos em Portugal. |
id |
RCAP_cd62dcb33732683e38ae048f113e6424 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/32782 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Audiências e cross-media: estudo de padrões de consumo de notícias em PortugalAudiences and cross-media: study of news consumption patterns in PortugalAudiênciasConsumos noticiososCross-mediaRepertórios mediáticosMetodologia QAudiencesConsumption of newsMedia repertoiresCross-mediaQ-methodologyAs práticas digitais que decorrem da ubiquidade dos media e da sua utilização possibilitaram a combinação de múltiplas plataformas no consumo de notícias. Neste artigo, procurámos identificar repertórios mediáticos (padrões de uso dos media noticiosos) em Portugal, de modo a compreender como são construídas as preferências mediáticas das audiências e de que forma o consumo noticioso integra osseus hábitos quotidianos. Neste sentido, desenvolvemos uma análise a padrões de consumo demedianoticiosos a partir de uma abordagem mista de métodos qualitativos e quantitativos baseada na Metodologia Q (Davis & Michelle, 2011), a partir de uma amostra constituída por 36 participantes. A análise dos padrões de consumo de notícias permitiu identificar e analisar sete repertórios mediáticos em função do uso, relevância e utilidade atribuída pelos sujeitos aos media noticiosos. Os resultados revelam perfis híbridos de consumo mediático e uma tendência para consumos de notícias numa lógica móvel e multiplataforma, embora os media tradicionais continuem a desempenhar um papel determinante nos repertórios mediáticos em Portugal.The digital practices that arise from the ubiquity of the media and their use enabled the combination of different platforms within news consumption, in a cross-media logic. In this article we sought to identify media repertoires (patterns of use of news media) in Portugal, in order to understand how do people make sense of their media preferences and how does news consumption integrate the daily habits of the audience. In this sense, we have developed an analysis of news media consumption patterns grounded on a mixed approach of qualitative and quantitative methods based on Q-Methodology (Davis & Michelle, 2011), using a sample of 36 participants. The analysis of news consumption patterns allowed the identification and analysis of seven media repertories according to the use, relevance and usefulness attributed by the subjects to the news media. The results show hybrid media consumption profiles and a tendency for the consumption of news in a mobile and multiplatform logic, although traditional media continue to play a determining role in the media repertoires in Portugal.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSilva, Marisa Torres daFigueiras, RitaBrites, Maria JoséAmaral, InêsMaropo, LídiaSantos, Sílvio CorreiaJerónimo, PedroSanto, Paula EspíritoPacheco, Liliana2021-04-28T07:46:58Z2017-122017-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/32782por1646-497410.20287/ec.n25.v1.a1185040628887info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:38:19Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/32782Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:26:30.738365Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Audiências e cross-media: estudo de padrões de consumo de notícias em Portugal Audiences and cross-media: study of news consumption patterns in Portugal |
title |
Audiências e cross-media: estudo de padrões de consumo de notícias em Portugal |
spellingShingle |
Audiências e cross-media: estudo de padrões de consumo de notícias em Portugal Silva, Marisa Torres da Audiências Consumos noticiosos Cross-media Repertórios mediáticos Metodologia Q Audiences Consumption of news Media repertoires Cross-media Q-methodology |
title_short |
Audiências e cross-media: estudo de padrões de consumo de notícias em Portugal |
title_full |
Audiências e cross-media: estudo de padrões de consumo de notícias em Portugal |
title_fullStr |
Audiências e cross-media: estudo de padrões de consumo de notícias em Portugal |
title_full_unstemmed |
Audiências e cross-media: estudo de padrões de consumo de notícias em Portugal |
title_sort |
Audiências e cross-media: estudo de padrões de consumo de notícias em Portugal |
author |
Silva, Marisa Torres da |
author_facet |
Silva, Marisa Torres da Figueiras, Rita Brites, Maria José Amaral, Inês Maropo, Lídia Santos, Sílvio Correia Jerónimo, Pedro Santo, Paula Espírito Pacheco, Liliana |
author_role |
author |
author2 |
Figueiras, Rita Brites, Maria José Amaral, Inês Maropo, Lídia Santos, Sílvio Correia Jerónimo, Pedro Santo, Paula Espírito Pacheco, Liliana |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marisa Torres da Figueiras, Rita Brites, Maria José Amaral, Inês Maropo, Lídia Santos, Sílvio Correia Jerónimo, Pedro Santo, Paula Espírito Pacheco, Liliana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Audiências Consumos noticiosos Cross-media Repertórios mediáticos Metodologia Q Audiences Consumption of news Media repertoires Cross-media Q-methodology |
topic |
Audiências Consumos noticiosos Cross-media Repertórios mediáticos Metodologia Q Audiences Consumption of news Media repertoires Cross-media Q-methodology |
description |
As práticas digitais que decorrem da ubiquidade dos media e da sua utilização possibilitaram a combinação de múltiplas plataformas no consumo de notícias. Neste artigo, procurámos identificar repertórios mediáticos (padrões de uso dos media noticiosos) em Portugal, de modo a compreender como são construídas as preferências mediáticas das audiências e de que forma o consumo noticioso integra osseus hábitos quotidianos. Neste sentido, desenvolvemos uma análise a padrões de consumo demedianoticiosos a partir de uma abordagem mista de métodos qualitativos e quantitativos baseada na Metodologia Q (Davis & Michelle, 2011), a partir de uma amostra constituída por 36 participantes. A análise dos padrões de consumo de notícias permitiu identificar e analisar sete repertórios mediáticos em função do uso, relevância e utilidade atribuída pelos sujeitos aos media noticiosos. Os resultados revelam perfis híbridos de consumo mediático e uma tendência para consumos de notícias numa lógica móvel e multiplataforma, embora os media tradicionais continuem a desempenhar um papel determinante nos repertórios mediáticos em Portugal. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12 2017-12-01T00:00:00Z 2021-04-28T07:46:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/32782 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/32782 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-4974 10.20287/ec.n25.v1.a11 85040628887 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131981580075008 |