Relações de amizades em crianças com diagnóstico de sobredotação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Marisa Isabel Ferreira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/19913
Resumo: Tese de Mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), 2014
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spelling Relações de amizades em crianças com diagnóstico de sobredotaçãoSobredotaçãoAmizadeTeses de mestrado - 2014Tese de Mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), 2014Uma das necessidades universais é o estabelecimento de relações com os outros (Deci & Rayan, 2000). As relações de amizade são consideradas um elemento da vida do indivíduo que lhe promove bem-estar e felicidade. Os sobredotados possuem capacidades cognitivas superiores em relação à sua faixa etária, o que pode levar a conflitos no grupo de pares inserido. Segundo Gross (2001), quando a criança sobredotada se depara com ambientes que não são compatíveis com o seu modo de pensamento e funcionamento torna-se difícil corresponder às expectativas do seu grupo de pares de forma a criar uma relação de maior intimidade, lealdade e estabilidade nas amizades. Face à importância da amizade na vida do indivíduo, e aos factores que podem dificultar o estabelecimento destas relações na população sobredotada, a presente investigação pretende compreender as expectativas e crenças das crianças e jovens com diagnóstico de sobredotação, bem como as dificuldades relativamente a relações de amizade e compará-las com um grupo de crianças sem diagnóstico de sobredotação. A metodologia consistiu na aplicação de um questionário sobre expectativas e crenças de amizade e na análise de conteúdo de 12 entrevistas. De uma forma geral, os sobredotados aparentam dar uma menor importância a crenças e expectativas (factores), que as crianças dão, em níveis de desenvolvimento da amizade menos maduros e apresentam maiores dificuldades em estabelecer relações de amizade comparativamente ao grupo sem diagnóstico.One of the universal needs is the establishment of relationships with others (Deci & Ryan, 2000). Friendly relations are considered an element of the life of the individual who promotes her welfare and happiness. The above average cognitive abilities gifted, may lead to conflicts in their group of peers. According to Groos (2001), when the gifted child is faced with environments that are not compatible with their way of thinking and functioning, it becomes difficult to meet the expectations of their peer group in order to create a relationship of greater intimacy, loyalty and stability in friendships. Given the importance of friendship in life, and the factors that way hinder the establishment of these relations in the gifted population, this research aims to understand the expectations and beliefs of children and young people with a diagnosis of giftedness, as well as difficulties with friendships and compare them with a group of children without such diagnosis. The methodology consisted of analysis of a questionnaire about beliefs and expectations of friendship and contente analysis of 12 interviews. In general, gifted children appear to give less importante to belieds and expectations (factors) corresponding to na immature level of development of friendship and presente greater difficlties in establishing friendly relations compared to the group without diagnosis.Santos, Sara Bahia dos, 1959-Repositório da Universidade de LisboaCarvalho, Marisa Isabel Ferreira2015-08-06T15:15:51Z20142014-10-272014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/19913TID:201208903porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:04:57Zoai:repositorio.ul.pt:10451/19913Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:38:04.630621Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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