Crianças com características de sobredotação:Crianças com características de sobredotação
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/32433 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. |
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Crianças com características de sobredotação:Crianças com características de sobredotaçãoSobredotaçãoQualidade de vidaAutoconceitoEstilos parentaisDissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.Com o objetivo de caracterizar a qualidade de vida das crianças sobredotadas e outras dimensões de natureza socioafetiva, foi realizado um estudo comparativo no qual se analisam variáveis como a qualidade de vida, o autoconceito e estilos parentais. Para o efeito constituíram-se duas amostras independentes com recurso à metodologia de pares idênticos, no que concerne às variáveis idade e sexo. Cada uma das amostras (clínica e controlo) integra 26 crianças, cujas idades variam entre os 6 e os 12 anos. O protocolo de avaliação incluiu: o KIDSCREEN-52 – versão criança e adolescente e versão pais, a Escala de Autoconceito de Piers Harris 2, o Egna Minnen Bertraffande Uppfostran (EMBU) – versão para crianças e versão para pais e o Questionário de Capacidades e de Dificuldades (SDQ) – versão para pais. Os resultados obtidos não sugerem diferenças estatisticamente significativas entre os grupos.Given the objective of characterizing the socioaffective and quality of life aspects of gifted children, it was set up a comparative case study of variables such as quality of life, self-concept and parental models. To this effect were set up two independent samples using the methodology of identical pairs, in relation to the variables age and sex. Each sample (clinical and control) includes 26 children whose ages range from 6 to 12 years. The evaluation protocol included: the KIDSCREEN-52 - children version and parental version, the Piers Harris Children’s Self-Concept 2, the Egna Minnen Bertraffande Uppfostran (EMBU) – children version and parental version and the Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ) – parental version. The results obtained suggest no statistically significant differences between groups.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/32433http://hdl.handle.net/10316/32433TID:201442817porAchando, Diana Raquel Valenteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/32433Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:44.587812Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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