Determinantes das comunicações word-of-mouth dos alunos das escolas profissionais em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Teresa Margarida Oliveira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Ferreira, Alcina Teresa Gaspar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://journals.openedition.org/cp/573
Resumo: Este estudo analisa o impacto da satisfação, da lealdade, da qualidade percebida, da confiança, do compromisso, do valor percebido, das emoções, da imagem corporativa e do ano frequentado na criação de comunicação word-of-mouth (WOM) positiva e negativa no contexto dos serviços de educação. O modelo de investigação foi testado numa amostra de 2787 alunos das escolas profissionais portuguesas, tendo-se concluído que as variáveis que determinam as valências positiva e negativa do WOM não são necessariamente as mesmas. Os resultados obtidos, alguns deles inesperados, são discutidos quanto às suas implicações na gestão da comunicação WOM positiva e negativa dos estabelecimentos de ensino.
id RCAP_cd7b0db46e17265894a7e8b4c1a5dfe0
oai_identifier_str oai:revues.org:cp/573
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Determinantes das comunicações word-of-mouth dos alunos das escolas profissionais em Portugalpositive word-of-mouthnegative word-of-mouthword-of-mouth positivoword-of-mouth negativoEste estudo analisa o impacto da satisfação, da lealdade, da qualidade percebida, da confiança, do compromisso, do valor percebido, das emoções, da imagem corporativa e do ano frequentado na criação de comunicação word-of-mouth (WOM) positiva e negativa no contexto dos serviços de educação. O modelo de investigação foi testado numa amostra de 2787 alunos das escolas profissionais portuguesas, tendo-se concluído que as variáveis que determinam as valências positiva e negativa do WOM não são necessariamente as mesmas. Os resultados obtidos, alguns deles inesperados, são discutidos quanto às suas implicações na gestão da comunicação WOM positiva e negativa dos estabelecimentos de ensino.This study analyses the impact of satisfaction, loyalty, perceived quality, trust, commitment, perceived value, emotions, corporate image and attended school year on the creation of positive and negative word-of-mouth (WOM) in the context of educational services. The research model was tested using data from a sample of 2787 portuguese vocational schools students, and the findings suggest that the determinants of the positive or negative WOM valence are not necessarily the same. The obtained results, some of them unexpected, are discussed according to their implications for the negative or positive WOM communication management of schools.Escola Superior de Comunicação SocialComunicação pública2014-02-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://journals.openedition.org/cp/573oai:revues.org:cp/573porurn:doi:10.4000/cp.573http://journals.openedition.org/cp/573Rodrigues, Teresa Margarida OliveiraFerreira, Alcina Teresa Gasparinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-24T11:07:40Zoai:revues.org:cp/573Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:30.651353Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Determinantes das comunicações word-of-mouth dos alunos das escolas profissionais em Portugal
title Determinantes das comunicações word-of-mouth dos alunos das escolas profissionais em Portugal
spellingShingle Determinantes das comunicações word-of-mouth dos alunos das escolas profissionais em Portugal
Rodrigues, Teresa Margarida Oliveira
positive word-of-mouth
negative word-of-mouth
word-of-mouth positivo
word-of-mouth negativo
title_short Determinantes das comunicações word-of-mouth dos alunos das escolas profissionais em Portugal
title_full Determinantes das comunicações word-of-mouth dos alunos das escolas profissionais em Portugal
title_fullStr Determinantes das comunicações word-of-mouth dos alunos das escolas profissionais em Portugal
title_full_unstemmed Determinantes das comunicações word-of-mouth dos alunos das escolas profissionais em Portugal
title_sort Determinantes das comunicações word-of-mouth dos alunos das escolas profissionais em Portugal
author Rodrigues, Teresa Margarida Oliveira
author_facet Rodrigues, Teresa Margarida Oliveira
Ferreira, Alcina Teresa Gaspar
author_role author
author2 Ferreira, Alcina Teresa Gaspar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Teresa Margarida Oliveira
Ferreira, Alcina Teresa Gaspar
dc.subject.por.fl_str_mv positive word-of-mouth
negative word-of-mouth
word-of-mouth positivo
word-of-mouth negativo
topic positive word-of-mouth
negative word-of-mouth
word-of-mouth positivo
word-of-mouth negativo
description Este estudo analisa o impacto da satisfação, da lealdade, da qualidade percebida, da confiança, do compromisso, do valor percebido, das emoções, da imagem corporativa e do ano frequentado na criação de comunicação word-of-mouth (WOM) positiva e negativa no contexto dos serviços de educação. O modelo de investigação foi testado numa amostra de 2787 alunos das escolas profissionais portuguesas, tendo-se concluído que as variáveis que determinam as valências positiva e negativa do WOM não são necessariamente as mesmas. Os resultados obtidos, alguns deles inesperados, são discutidos quanto às suas implicações na gestão da comunicação WOM positiva e negativa dos estabelecimentos de ensino.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://journals.openedition.org/cp/573
oai:revues.org:cp/573
url http://journals.openedition.org/cp/573
identifier_str_mv oai:revues.org:cp/573
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv urn:doi:10.4000/cp.573
http://journals.openedition.org/cp/573
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
Comunicação pública
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
Comunicação pública
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130598983335936