Frequência de ida às salas de cinema: a importância dos trailers e das redes sociais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/5424 |
Resumo: | Na presente dissertação procura-se compreender a frequência de ida às salas de cinema e os seus respectivos factores determinantes. O objectivo principal é entender se o visionamento do trailer de um filme é um factor importante para o público e explorar se a pesquisa de informação cinematográfica através das redes sociais, leva as pessoas às salas de cinema, permitindo assim perceber a importância destes como ferramentas de marketing. Considera-se que o desenvolvimento deste estudo contribui para um maior conhecimento do consumidor de filmes, das suas práticas e dos factores mais importantes na tomada de decisão de visionamento de um filme numa sala de cinema. O estudo desenvolveu-se através da compreensão dos resultados de um questionário cuja amostra é composta por residentes da Grande Lisboa. A análise dos dados recolhidos revela que existe uma associação positiva entre a frequência de ida às salas de cinema e o preço e promoções dos filmes, a componente artística do filme, as características das salas, a disponibilidade e localização das mesmas e a pesquisa de informações sobre filmes nas redes sociais. Em contexto de recessão económica, de crescente falta de tempo dos indivíduos e de maior oferta a nível cultural, as informações apresentadas poderão servir de base às empresas que desenvolvem a sua actividade no ramo cinematográfico, focando os seus esforços nos factores mais valorizados pelo público e, assim, maximizar a frequência das salas de cinema. |
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Frequência de ida às salas de cinema: a importância dos trailers e das redes sociaisTrailerRedes sociaisSalas de cinemaMarketing viralSocial networksMovie theatersViral marketingNa presente dissertação procura-se compreender a frequência de ida às salas de cinema e os seus respectivos factores determinantes. O objectivo principal é entender se o visionamento do trailer de um filme é um factor importante para o público e explorar se a pesquisa de informação cinematográfica através das redes sociais, leva as pessoas às salas de cinema, permitindo assim perceber a importância destes como ferramentas de marketing. Considera-se que o desenvolvimento deste estudo contribui para um maior conhecimento do consumidor de filmes, das suas práticas e dos factores mais importantes na tomada de decisão de visionamento de um filme numa sala de cinema. O estudo desenvolveu-se através da compreensão dos resultados de um questionário cuja amostra é composta por residentes da Grande Lisboa. A análise dos dados recolhidos revela que existe uma associação positiva entre a frequência de ida às salas de cinema e o preço e promoções dos filmes, a componente artística do filme, as características das salas, a disponibilidade e localização das mesmas e a pesquisa de informações sobre filmes nas redes sociais. Em contexto de recessão económica, de crescente falta de tempo dos indivíduos e de maior oferta a nível cultural, as informações apresentadas poderão servir de base às empresas que desenvolvem a sua actividade no ramo cinematográfico, focando os seus esforços nos factores mais valorizados pelo público e, assim, maximizar a frequência das salas de cinema.This dissertation proposes to study and understand the frequency of visits to the cinema and its most relevant driving forces. The core aim of this thesis is to understand if trailer-watching is an important factor to the public and if the research of cinema-related information, on social networks, actually motivates the increase of visits to movie theatres. This way, one will be able to understand the relevance of these factors as marketing tools. The development of this study shall, therefore, contribute to a greater and deeper knowledge of movies consumer behavior and the most determinant factors when deciding to watch a movie on a theater room. The study was developed through the analysis of a questionnaire, being the sample composed by Great Lisbon inhabitants. Data analysis proves there is a clear positive association between the frequency of visits to theatres and: price and promotions; movies’ artistic components; theatre rooms conditions; availability and location of theatres and films information research on social networks. In this current economic recession scenario, of increasing lack of time from individuals and increasing cultural offer, the conclusions reached in this thesis may certainly be useful to companies and institutions that belong to the cinema business branch, allowing them to focus on the most valuable features and, thus, maximize the frequency of visits to movie theatres.2013-08-08T14:17:57Z2012-01-01T00:00:00Z20122012-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/5424porMaltez, Ana Denise Pereira Sobreiro Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:01:28Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/5424Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:32:55.203458Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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