Estudo do posicionamento estratégico no mercado português de leite e derivados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Teresa Margarida Cantanhede Novais
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/24717
Resumo: Mestrado em Gestão/MBA
id RCAP_cd881b2b8d0e7283df1534fb615dee08
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/24717
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo do posicionamento estratégico no mercado português de leite e derivadosIndústria de Leite e DerivadosPosicionamento EstratégicoVisão da Empresa Baseada no MercadoVisão da Empresa Baseada nos RecursosModelo de Posicionamento EstratégicoModelo de Posicionamento Valor/Preço.Milk And Derived Products MarketStrategic PositioningMarket-Based View of the FirmResource-Based View of the FirmStrategic Positioning TypologyValue/Price Positioning TypologyMestrado em Gestão/MBANa indústria de leite e derivados as empresas eram em geral de pequena ou média dimensão, produziam produtos diversificados e pouco diferenciados. A entrada das multinacionais, no mercado português de leite e derivados, com as suas marcas bem conhecidas a nível internacional, expôs o consumidor nacional a um vasto leque de produtos e colocou desafios e dificuldades às empresas nacionais que operam no sector. Neste contexto ganha pertinência o estudo do posicionamento estratégico, que, por si só, se considera um dos principais aspectos a não descurar pelas empresas que pretendam formular e implementar uma estratégia bem sucedida. O presente trabalho estuda o posicionamento estratégico das empresas que operam no mercado português de leite e derivados, conclui que as empresas multinacionais possuem vantagens competitivas sobre as empresas nacionais relativamente às estratégias de negócios, políticas de marketing e satisfação dos clientes, contribuindo com algumas recomendações estratégicas alternativas para futuramente as empresas nacionais competirem com as multinacionais. No estudo do posicionamento conciliam-se as correntes teóricas de estratégia de Visão Baseada nos Recursos e Visão Baseada no Mercado, aplicando as tipologias de posicionamento valor/preço e de posicionamento estratégico.In the milk and derived products industry the small and medium sized companies in general, produce diversified and low differentiated products. The entry of multinational companies with their well-known brands on an intemational scale, in the Portuguese market of milk and derived products, exposed the national consumer to a vast amount of products and placed new challenges and difficulties on the national companies that operated in the sector. In this context the study of strategic positioning gains significance, representing one of the principal aspects that should not be overlooked by companies that intend to formulate a successful strategy. The current study analyses the strategic positioning of companies that work in the Portuguese milk and derived products market, concluding that multinational companies possess competitive advantages over national companies regarding business strategies, marketing policies and customer satisfaction. The study also contributes with some alternative strategic recommendations in order for national companies to compete with multinational companies in the future. In the study of positioning, the theories of strategy vision founded on Resource-Based View and Market-Based View are harmonized applying the typology positioning value/price and strategic positioning.Instituto Superior de Economia e GestãoCatroga, EduardoRepositório da Universidade de LisboaBaptista, Teresa Margarida Cantanhede Novais2022-06-29T09:21:01Z2005-032005-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/24717porBaptista, Teresa Margarida Cantanhede Novais (2005). “Estudo do posicionamento estratégico no mercado português de leite e derivados”. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:54:20Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/24717Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:08:41.971256Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo do posicionamento estratégico no mercado português de leite e derivados
title Estudo do posicionamento estratégico no mercado português de leite e derivados
spellingShingle Estudo do posicionamento estratégico no mercado português de leite e derivados
Baptista, Teresa Margarida Cantanhede Novais
Indústria de Leite e Derivados
Posicionamento Estratégico
Visão da Empresa Baseada no Mercado
Visão da Empresa Baseada nos Recursos
Modelo de Posicionamento Estratégico
Modelo de Posicionamento Valor/Preço.
Milk And Derived Products Market
Strategic Positioning
Market-Based View of the Firm
Resource-Based View of the Firm
Strategic Positioning Typology
Value/Price Positioning Typology
title_short Estudo do posicionamento estratégico no mercado português de leite e derivados
title_full Estudo do posicionamento estratégico no mercado português de leite e derivados
title_fullStr Estudo do posicionamento estratégico no mercado português de leite e derivados
title_full_unstemmed Estudo do posicionamento estratégico no mercado português de leite e derivados
title_sort Estudo do posicionamento estratégico no mercado português de leite e derivados
author Baptista, Teresa Margarida Cantanhede Novais
author_facet Baptista, Teresa Margarida Cantanhede Novais
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Catroga, Eduardo
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Baptista, Teresa Margarida Cantanhede Novais
dc.subject.por.fl_str_mv Indústria de Leite e Derivados
Posicionamento Estratégico
Visão da Empresa Baseada no Mercado
Visão da Empresa Baseada nos Recursos
Modelo de Posicionamento Estratégico
Modelo de Posicionamento Valor/Preço.
Milk And Derived Products Market
Strategic Positioning
Market-Based View of the Firm
Resource-Based View of the Firm
Strategic Positioning Typology
Value/Price Positioning Typology
topic Indústria de Leite e Derivados
Posicionamento Estratégico
Visão da Empresa Baseada no Mercado
Visão da Empresa Baseada nos Recursos
Modelo de Posicionamento Estratégico
Modelo de Posicionamento Valor/Preço.
Milk And Derived Products Market
Strategic Positioning
Market-Based View of the Firm
Resource-Based View of the Firm
Strategic Positioning Typology
Value/Price Positioning Typology
description Mestrado em Gestão/MBA
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-03
2005-03-01T00:00:00Z
2022-06-29T09:21:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/24717
url http://hdl.handle.net/10400.5/24717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Baptista, Teresa Margarida Cantanhede Novais (2005). “Estudo do posicionamento estratégico no mercado português de leite e derivados”. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131181393903616