Visão baseada em recursos: estratégia competitiva de um laboratório nacional no mercado farmacêutico brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Rogério Pinto
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15369
Resumo: O presente trabalho mostra a movimentação estratégica de um laboratório farmacêutico nacional, em função das mudanças em seu ambiente de negócios, que tem orientado sua ações para um posicionamento em recursos, frente a tendência natural de posicionamento no mercado. O objetivo é apresentar um estudo empírico por meio de estudo de caso a partir do construto teórico da Visão Baseada em Recursos (RBV) que, os últimos anos, tem se apresentado como alternativa a tradiconal Visão Baseada no Mercado ou a visão da vantagem competitiva. Procedeu-se uma análise dos recursos internos e das estratégias, que permitiram a organização estudada continuar ocupando a terceira posição em faturamento bruto, dentro do mercado farmacêutico brasileiro. A visão da empresa foi obtida a partir de entrevistas semi-estruturadas com diretores e gerentes e os resultados do estudo foram analisados à luz do referencial teórico da Visão Baseada em Recursos e das informações sobre o mercado farmacêutico no Brasil. Como resultado, verifica-se a convergência da literatura de RBV, em que a identificação e uso das capacidaes e dos recursos únicos da organização têm relevante impacto no desempenho e competitividade da mesma no mercado de medicamentos.
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spelling Torres, Rogério PintoSouza, Marco Antonio Ferreira de019.710.817-28http://lattes.cnpq.br/5708227944301103Souza Neto, Silvestre Prado deMonteiro, Cristiano Fonseca977.429.707-59http://lattes.cnpq.br/46494000990067772023-12-22T03:15:09Z2023-12-22T03:15:09Z2010-03-30TORRES, Rogério Pinto. Visão baseada em recursos: estratégia competitiva de um laboratório nacional no mercado farmacêutico brasileiro. 2010. 127 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15369O presente trabalho mostra a movimentação estratégica de um laboratório farmacêutico nacional, em função das mudanças em seu ambiente de negócios, que tem orientado sua ações para um posicionamento em recursos, frente a tendência natural de posicionamento no mercado. O objetivo é apresentar um estudo empírico por meio de estudo de caso a partir do construto teórico da Visão Baseada em Recursos (RBV) que, os últimos anos, tem se apresentado como alternativa a tradiconal Visão Baseada no Mercado ou a visão da vantagem competitiva. Procedeu-se uma análise dos recursos internos e das estratégias, que permitiram a organização estudada continuar ocupando a terceira posição em faturamento bruto, dentro do mercado farmacêutico brasileiro. A visão da empresa foi obtida a partir de entrevistas semi-estruturadas com diretores e gerentes e os resultados do estudo foram analisados à luz do referencial teórico da Visão Baseada em Recursos e das informações sobre o mercado farmacêutico no Brasil. Como resultado, verifica-se a convergência da literatura de RBV, em que a identificação e uso das capacidaes e dos recursos únicos da organização têm relevante impacto no desempenho e competitividade da mesma no mercado de medicamentos.The present work shows the strategic activities of a national pharmaceutical laboratory, due to the changes in its business environment, which has guided their actions towards positioning in resources in face of the natural trend of market position. The aim is to present an empirical study by means of a case study starting from the theoretical construction of Resource Based View (RBV) which, in the last years, has presented itself as an alternative to the traditional Market Based Vision or the vision of competitive advantage. There has been an analysis of internal resources and of the strategies which allowed for the organization being studied to remain in the third place in gross revenue within the Brazilian pharmaceutical market. The company vision was obtained from semi-structured interviews with directors and managers and the results of the study were analyzed in light of the theoretical references of the Resource Based Vision and of the information about the pharmaceutical market in Brazil. As a result, can observe the convergence of RBV literature, in which the identification and use of abilities and unique resources of the organization have relevant impact in the performance and ability of the company to compete in the medicament market.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Gestão e EstratégiaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisVisão Baseada em RecursosPosicionamento EstratégicoIndústria FarmacêuticaResources-Based VisionStrategic PositioningPharmaceutical IndustryAdministraçãoVisão baseada em recursos: estratégia competitiva de um laboratório nacional no mercado farmacêutico brasileiroResource based view: the competitive strategy of a national laboratory in brazilian pharmaceutical marketinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisACHE, Excelência na Gestão de Portfólio - Relatório Anual 2008. Disponível em http://www.ache.com.br/RelatorioAnual-2008/index.html. 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description O presente trabalho mostra a movimentação estratégica de um laboratório farmacêutico nacional, em função das mudanças em seu ambiente de negócios, que tem orientado sua ações para um posicionamento em recursos, frente a tendência natural de posicionamento no mercado. O objetivo é apresentar um estudo empírico por meio de estudo de caso a partir do construto teórico da Visão Baseada em Recursos (RBV) que, os últimos anos, tem se apresentado como alternativa a tradiconal Visão Baseada no Mercado ou a visão da vantagem competitiva. Procedeu-se uma análise dos recursos internos e das estratégias, que permitiram a organização estudada continuar ocupando a terceira posição em faturamento bruto, dentro do mercado farmacêutico brasileiro. A visão da empresa foi obtida a partir de entrevistas semi-estruturadas com diretores e gerentes e os resultados do estudo foram analisados à luz do referencial teórico da Visão Baseada em Recursos e das informações sobre o mercado farmacêutico no Brasil. Como resultado, verifica-se a convergência da literatura de RBV, em que a identificação e uso das capacidaes e dos recursos únicos da organização têm relevante impacto no desempenho e competitividade da mesma no mercado de medicamentos.
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