A comunicação e a ligação dos influenciadores digitais seniores com os seus seguidores no TikTok

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Lara Rafaela Gonçalves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/17016
Resumo: Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
id RCAP_cd8ce2226e34b9f363ff8ccc01bdd888
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/17016
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A comunicação e a ligação dos influenciadores digitais seniores com os seus seguidores no TikTokInfluenciadores digitais senioresRedes sociaisTikTok e comunicaçãoSenior digital influencersSocial mediaTikTok and communicationDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.A sociedade ao longo das décadas tem assistido a várias alterações da vida quotidiana, principalmente no que diz concerne à evolução das formas de comunicação e da difusão de informações. A extensa propagação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) ao longo dos tempos, fez-se acompanhar de novas oportunidades e desafios para a sociedade. Uma sociedade conectada, acarreta consigo determinadas competências e habilidades no que diz respeito a dispositivos eletrônicos, que tendem na sua maioria a estar menos presentes entre as gerações mais idosas, levando a um fosso digital. Contudo, a adesão das gerações mais velhas às tecnologias, nomeadamente à Internet e principalmente às Redes Sociais, tem vindo a aumentar. Com as redes sociais, surgiram também os influenciadores digitais, apesar de ser um mercado onde a presença de jovens é bastante acentuada, diversos são os seniores que têm apostado nas plataformas digitais e se têm tornado também influenciadores digitais, conquistando milhões de seguidores e desenvolvendo parcerias com grandes marcas. Tendo como interrogação central: ’Qual o perfil de comunicação e ligação que os influenciadores digitais seniores exercem sobre os seus seguidores?’’, a presente investigação incide sobre os influenciadores digitais seniores, mais especificamente do sexo feminino, uma vez que as mulheres têm uma maior presença nas redes sociais. Optando por uma tipologia qualitativa, do tipo netnográfico, procedeu-se ao estudo e análise dos conteúdos na plataforma TikTok da amostra selecionada estrategicamente (5 influenciadoras seniores), sendo esta plataforma escolhida por ser uma das redes sociais mais recentes no mercado digital e sendo os seniores selecionados por ser um segmento pouco estudado na área digital, mas com um enorme potencial. Após a análise ao conteúdo das influenciadoras podemos retirar algumas conclusões, como o facto de que as influenciadoras com melhores resultados são as que possuem um conteúdo pessoal; as influenciadoras com conteúdo selecionado possuem um tom de comunicação neutro, não levando à fala nos seus videos; porém todas possuem uma comunicação ethos, voltada para persuadir os seguidores através da sua personalidade..ABSTRACT: Over the decades, society has witnessed several changes in daily life, especially with regard to the evolution of forms of communication and the dissemination of information. The extensive spread of Information and Communication Technologies (ICT) over time has been accompanied by new opportunities and challenges for society. A connected society brings with it certain skills and abilities with regard to electronic devices, which tend to be mostly less present among older generations, leading to a digital divide. However, the adhesion of older generations to technologies, namely the Internet and especially Social Networks, has been increasing. With social networks, digital influencers have also emerged, despite being a market where the presence of young people is quite accentuated, there are several seniors who have invested in digital platforms and have also become digital influencers, gaining millions of followers and developing partnerships with major brands. With the following central question: 'What is the communication and connection profile that senior digital influencers exert on their followers?'', this research focuses on senior digital influencers, more specifically female, since women have a greater presence on social networks. Opting for a qualitative typology, of the netnographic type, we proceeded to the study and analysis of the contents on the TikTok platform of the strategically selected sample (5 senior influencers), this platform being chosen for being one of the most recent social networks in the digital market and the seniors being selected for being a segment little studied in the digital area, but with enormous potential. After analyzing the influencers' content, we can draw some conclusions, such as the fact that the influencers with the best results are those who have personal content; Influencers with selected content have a neutral tone of communication, not leading to speech in their videos; However, all of them have an ethos communication, aimed at persuading followers through their personality.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialMiranda, Sandra Marisa LopesRCIPLCosta, Lara Rafaela Gonçalves2024-01-26T09:07:38Z2023-11-222023-11-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/17016TID:203471601porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-31T02:16:23Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/17016Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:15.447828Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A comunicação e a ligação dos influenciadores digitais seniores com os seus seguidores no TikTok
title A comunicação e a ligação dos influenciadores digitais seniores com os seus seguidores no TikTok
spellingShingle A comunicação e a ligação dos influenciadores digitais seniores com os seus seguidores no TikTok
Costa, Lara Rafaela Gonçalves
Influenciadores digitais seniores
Redes sociais
TikTok e comunicação
Senior digital influencers
Social media
TikTok and communication
title_short A comunicação e a ligação dos influenciadores digitais seniores com os seus seguidores no TikTok
title_full A comunicação e a ligação dos influenciadores digitais seniores com os seus seguidores no TikTok
title_fullStr A comunicação e a ligação dos influenciadores digitais seniores com os seus seguidores no TikTok
title_full_unstemmed A comunicação e a ligação dos influenciadores digitais seniores com os seus seguidores no TikTok
title_sort A comunicação e a ligação dos influenciadores digitais seniores com os seus seguidores no TikTok
author Costa, Lara Rafaela Gonçalves
author_facet Costa, Lara Rafaela Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miranda, Sandra Marisa Lopes
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Lara Rafaela Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Influenciadores digitais seniores
Redes sociais
TikTok e comunicação
Senior digital influencers
Social media
TikTok and communication
topic Influenciadores digitais seniores
Redes sociais
TikTok e comunicação
Senior digital influencers
Social media
TikTok and communication
description Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-22
2023-11-22T00:00:00Z
2024-01-26T09:07:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/17016
TID:203471601
url http://hdl.handle.net/10400.21/17016
identifier_str_mv TID:203471601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137076210302976