O balanced scorecard como instrumento de controlo de gestão: modelo de aplicação à indústria portuguesa de cerâmica de sanitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldeira, Licínia Diogo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/35822
Resumo: A incerteza e o crescimento irregular dos mercados, obrigam as organizações a adaptarem-se ao meio envolvente em que se encontram inseridas. É este o contexto empresarial que as empresas enfrentam diariamente, com enorme concorrência e pressão, fruto da globalização, dos avanços tecnológicos e da exigência dos stakeholders, que têm incentivado o desenvolvimento de novas formas de planeamento, acompanhamento e avaliação do desempenho organizacional. Na resposta a estes desafios, encontramos os instrumentos de controlo de gestão que têm procurado contribuir para o cumprimento dos objetivos propostos, numa atempada e permanente adequação das competências e dos recursos, sobretudo na forma como auxiliam a gestão de uma organização. A revisão da literatura evidencia que os instrumentos de controlo de gestão assumem um papel fundamental na implementação da estratégia e no processo de avaliação de desempenho da organização, permitindo uma melhor monitorização da atividade e um maior envolvimento dos gestores. Dos diversos instrumentos utilizados para auxiliar na projeção dos objetivos estratégicos e melhorar a eficácia da gestão, destaca-se o Balanced Scorecard (BSC) enquanto ferramenta de gestão. Neste contexto, a presente dissertação tem como objetivo principal construir um modelo de BSC como proposta de implementação a aplicar numa empresa da indústria portuguesa da cerâmica de sanitários, que potencie a formulação e a implementação da estratégia e a avaliação do desempenho organizacional de acordo com as quatro perspetivas originais prescritas pela literatura científica, com a inclusão de duas novas perspetivas consideradas ajustadas às especificidades do ambiente industrial em estudo. A arquitetura da investigação, de índole qualitativa, seguiu uma metodologia de estudo de caso exploratório e, assentou numa proposta de modelo de BSC a implementar no Grupo Sanindusa, que conta com mais de 30 anos de história a operar no segmento dos produtos sanitários. O modelo construído evidenciou o potencial do BSC enquanto instrumento de formulação e gestão da estratégia, através da criação de um mapa estratégico que envolveu a definição de objetivos e, inerentes indicadores de desempenho, metas, métricas, iniciativas estratégicas e planos de ação exequíveis, contribuindo, assim, como framework de auxílio na futura tomada de decisão e melhoria do desempenho estratégico e operacional da empresa.
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A revisão da literatura evidencia que os instrumentos de controlo de gestão assumem um papel fundamental na implementação da estratégia e no processo de avaliação de desempenho da organização, permitindo uma melhor monitorização da atividade e um maior envolvimento dos gestores. Dos diversos instrumentos utilizados para auxiliar na projeção dos objetivos estratégicos e melhorar a eficácia da gestão, destaca-se o Balanced Scorecard (BSC) enquanto ferramenta de gestão. Neste contexto, a presente dissertação tem como objetivo principal construir um modelo de BSC como proposta de implementação a aplicar numa empresa da indústria portuguesa da cerâmica de sanitários, que potencie a formulação e a implementação da estratégia e a avaliação do desempenho organizacional de acordo com as quatro perspetivas originais prescritas pela literatura científica, com a inclusão de duas novas perspetivas consideradas ajustadas às especificidades do ambiente industrial em estudo. A arquitetura da investigação, de índole qualitativa, seguiu uma metodologia de estudo de caso exploratório e, assentou numa proposta de modelo de BSC a implementar no Grupo Sanindusa, que conta com mais de 30 anos de história a operar no segmento dos produtos sanitários. O modelo construído evidenciou o potencial do BSC enquanto instrumento de formulação e gestão da estratégia, através da criação de um mapa estratégico que envolveu a definição de objetivos e, inerentes indicadores de desempenho, metas, métricas, iniciativas estratégicas e planos de ação exequíveis, contribuindo, assim, como framework de auxílio na futura tomada de decisão e melhoria do desempenho estratégico e operacional da empresa.Uncertainty and irregular market growth force organizations to adapt to the environment in which they operate. This is the business context that companies face on a daily basis, with enormous competition and pressure, as a result of globalization, technological advances and stakeholder demands, which have encouraged the development of new forms of planning, monitoring and evaluating organizational performance. In response to these challenges, we find the management control instruments that have sought to contribute to the fulfillment of the proposed objectives, in a timely and permanent adaptation of skills and resources, especially in the way they help the management of an organization. The literature review shows that management control instruments play a fundamental role in the implementation of the strategy and in the organization's performance evaluation process, allowing better monitoring of activity and greater involvement of managers. Of the various instruments used to help project strategic objectives and improve management effectiveness, the Balanced Scorecard (BSC) stands out as a management tool. In this context, the main objective of this dissertation is to build a BSC model as an implementation proposal to be applied in a company in the Portuguese sanitary ceramics industry, which enhances the formulation and implementation of the strategy and the assessment of organizational performance in accordance with the four original perspectives prescribed by the scientific literature, with the inclusion of two new perspectives considered adjusted to the specificities of the industrial environment under study. The research architecture, of a qualitative nature, followed an exploratory case study methodology and was based on a proposal for a BSC model to be implemented in the Sanindusa Group, which has over 30 years of history operating in the sanitary products segment. The built model showed the potential of the BSC as a strategy formulation and management tool, through the creation of a strategic map that involved the definition of objectives and inherent performance indicators, goals, metrics, strategic initiatives and feasible action plans, contributing, thus, as an aid framework in future decision-making and improvement of the company's strategic and operational performance.2023-01-17T14:16:16Z2022-12-21T00:00:00Z2022-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/35822porCaldeira, Licínia Diogoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:09:18Zoai:ria.ua.pt:10773/35822Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:06:54.138781Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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