Diferentes concepções de qualidade da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fialho, Isabel
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Leitão, Maria João
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/5094
Resumo: Perante perspectivas diversas de escola de qualidade, ou das qualidades desejadas numa escola, do conjunto de indicadores dessa qualidade, e de alguns factores que a poderão influenciar, pretendeu-se investigar se as concepções que os intervenientes directos no processo educativo têm sobre a qualidade são coincidentes ou se, pelo contrário, revelam diferenças, consoante o papel que assumem na comunidade educativa. O estudo foi aplicado em duas escolas com ciclos de escolaridade diferentes: uma com 2º e 3º ciclos e outra apenas com ensino secundário, com o objectivo de verificar a existência de diferenças entre os grupos escolhidos em cada um dos níveis e tentado também concluir se existe ou não um padrão de qualidade específico segundo os ciclos de escolaridade respectivos. Além disso foram também investigadas sugestões para a melhoria de qualidade em cada escola tentando aprofundar o estudo e torná-lo útil em cada estabelecimento de ensino.
id RCAP_cdafeb5a17a792583bf393639a819ec3
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/5094
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Diferentes concepções de qualidade da escolaavaliaçãoescolascomunidade educativaqualidadePerante perspectivas diversas de escola de qualidade, ou das qualidades desejadas numa escola, do conjunto de indicadores dessa qualidade, e de alguns factores que a poderão influenciar, pretendeu-se investigar se as concepções que os intervenientes directos no processo educativo têm sobre a qualidade são coincidentes ou se, pelo contrário, revelam diferenças, consoante o papel que assumem na comunidade educativa. O estudo foi aplicado em duas escolas com ciclos de escolaridade diferentes: uma com 2º e 3º ciclos e outra apenas com ensino secundário, com o objectivo de verificar a existência de diferenças entre os grupos escolhidos em cada um dos níveis e tentado também concluir se existe ou não um padrão de qualidade específico segundo os ciclos de escolaridade respectivos. Além disso foram também investigadas sugestões para a melhoria de qualidade em cada escola tentando aprofundar o estudo e torná-lo útil em cada estabelecimento de ensino.2012-04-20T16:26:53Z2012-04-202010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/5094http://hdl.handle.net/10174/5094porFialho, I & Leitão, M. J. (2010). Diferentes concepções de qualidade na escola – Comunicação apresentada no XI Congresso da AEPEC - Da exclusão à excelência. Caminhos Organizacionais para a qualidade da Educação Universidade de Évora, Évora, 16 a 18/09/2010ÉvoraDiferentes concepções de qualidade da escolasimnaonaoDPEifialho@uevora.ptmjoaol@esgp.edu.pt229Fialho, IsabelLeitão, Maria Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:43:28Zoai:dspace.uevora.pt:10174/5094Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:00:08.706920Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Diferentes concepções de qualidade da escola
title Diferentes concepções de qualidade da escola
spellingShingle Diferentes concepções de qualidade da escola
Fialho, Isabel
avaliação
escolas
comunidade educativa
qualidade
title_short Diferentes concepções de qualidade da escola
title_full Diferentes concepções de qualidade da escola
title_fullStr Diferentes concepções de qualidade da escola
title_full_unstemmed Diferentes concepções de qualidade da escola
title_sort Diferentes concepções de qualidade da escola
author Fialho, Isabel
author_facet Fialho, Isabel
Leitão, Maria João
author_role author
author2 Leitão, Maria João
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fialho, Isabel
Leitão, Maria João
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação
escolas
comunidade educativa
qualidade
topic avaliação
escolas
comunidade educativa
qualidade
description Perante perspectivas diversas de escola de qualidade, ou das qualidades desejadas numa escola, do conjunto de indicadores dessa qualidade, e de alguns factores que a poderão influenciar, pretendeu-se investigar se as concepções que os intervenientes directos no processo educativo têm sobre a qualidade são coincidentes ou se, pelo contrário, revelam diferenças, consoante o papel que assumem na comunidade educativa. O estudo foi aplicado em duas escolas com ciclos de escolaridade diferentes: uma com 2º e 3º ciclos e outra apenas com ensino secundário, com o objectivo de verificar a existência de diferenças entre os grupos escolhidos em cada um dos níveis e tentado também concluir se existe ou não um padrão de qualidade específico segundo os ciclos de escolaridade respectivos. Além disso foram também investigadas sugestões para a melhoria de qualidade em cada escola tentando aprofundar o estudo e torná-lo útil em cada estabelecimento de ensino.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2012-04-20T16:26:53Z
2012-04-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/5094
http://hdl.handle.net/10174/5094
url http://hdl.handle.net/10174/5094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Fialho, I & Leitão, M. J. (2010). Diferentes concepções de qualidade na escola – Comunicação apresentada no XI Congresso da AEPEC - Da exclusão à excelência. Caminhos Organizacionais para a qualidade da Educação Universidade de Évora, Évora, 16 a 18/09/2010
Évora
Diferentes concepções de qualidade da escola
sim
nao
nao
DPE
ifialho@uevora.pt
mjoaol@esgp.edu.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817552839140966400