Diferentes concepções de qualidade da escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/5094 |
Resumo: | Perante perspectivas diversas de escola de qualidade, ou das qualidades desejadas numa escola, do conjunto de indicadores dessa qualidade, e de alguns factores que a poderão influenciar, pretendeu-se investigar se as concepções que os intervenientes directos no processo educativo têm sobre a qualidade são coincidentes ou se, pelo contrário, revelam diferenças, consoante o papel que assumem na comunidade educativa. O estudo foi aplicado em duas escolas com ciclos de escolaridade diferentes: uma com 2º e 3º ciclos e outra apenas com ensino secundário, com o objectivo de verificar a existência de diferenças entre os grupos escolhidos em cada um dos níveis e tentado também concluir se existe ou não um padrão de qualidade específico segundo os ciclos de escolaridade respectivos. Além disso foram também investigadas sugestões para a melhoria de qualidade em cada escola tentando aprofundar o estudo e torná-lo útil em cada estabelecimento de ensino. |
id |
RCAP_cdafeb5a17a792583bf393639a819ec3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/5094 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Diferentes concepções de qualidade da escolaavaliaçãoescolascomunidade educativaqualidadePerante perspectivas diversas de escola de qualidade, ou das qualidades desejadas numa escola, do conjunto de indicadores dessa qualidade, e de alguns factores que a poderão influenciar, pretendeu-se investigar se as concepções que os intervenientes directos no processo educativo têm sobre a qualidade são coincidentes ou se, pelo contrário, revelam diferenças, consoante o papel que assumem na comunidade educativa. O estudo foi aplicado em duas escolas com ciclos de escolaridade diferentes: uma com 2º e 3º ciclos e outra apenas com ensino secundário, com o objectivo de verificar a existência de diferenças entre os grupos escolhidos em cada um dos níveis e tentado também concluir se existe ou não um padrão de qualidade específico segundo os ciclos de escolaridade respectivos. Além disso foram também investigadas sugestões para a melhoria de qualidade em cada escola tentando aprofundar o estudo e torná-lo útil em cada estabelecimento de ensino.2012-04-20T16:26:53Z2012-04-202010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/5094http://hdl.handle.net/10174/5094porFialho, I & Leitão, M. J. (2010). Diferentes concepções de qualidade na escola – Comunicação apresentada no XI Congresso da AEPEC - Da exclusão à excelência. Caminhos Organizacionais para a qualidade da Educação Universidade de Évora, Évora, 16 a 18/09/2010ÉvoraDiferentes concepções de qualidade da escolasimnaonaoDPEifialho@uevora.ptmjoaol@esgp.edu.pt229Fialho, IsabelLeitão, Maria Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:43:28Zoai:dspace.uevora.pt:10174/5094Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:00:08.706920Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diferentes concepções de qualidade da escola |
title |
Diferentes concepções de qualidade da escola |
spellingShingle |
Diferentes concepções de qualidade da escola Fialho, Isabel avaliação escolas comunidade educativa qualidade |
title_short |
Diferentes concepções de qualidade da escola |
title_full |
Diferentes concepções de qualidade da escola |
title_fullStr |
Diferentes concepções de qualidade da escola |
title_full_unstemmed |
Diferentes concepções de qualidade da escola |
title_sort |
Diferentes concepções de qualidade da escola |
author |
Fialho, Isabel |
author_facet |
Fialho, Isabel Leitão, Maria João |
author_role |
author |
author2 |
Leitão, Maria João |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fialho, Isabel Leitão, Maria João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
avaliação escolas comunidade educativa qualidade |
topic |
avaliação escolas comunidade educativa qualidade |
description |
Perante perspectivas diversas de escola de qualidade, ou das qualidades desejadas numa escola, do conjunto de indicadores dessa qualidade, e de alguns factores que a poderão influenciar, pretendeu-se investigar se as concepções que os intervenientes directos no processo educativo têm sobre a qualidade são coincidentes ou se, pelo contrário, revelam diferenças, consoante o papel que assumem na comunidade educativa. O estudo foi aplicado em duas escolas com ciclos de escolaridade diferentes: uma com 2º e 3º ciclos e outra apenas com ensino secundário, com o objectivo de verificar a existência de diferenças entre os grupos escolhidos em cada um dos níveis e tentado também concluir se existe ou não um padrão de qualidade específico segundo os ciclos de escolaridade respectivos. Além disso foram também investigadas sugestões para a melhoria de qualidade em cada escola tentando aprofundar o estudo e torná-lo útil em cada estabelecimento de ensino. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2012-04-20T16:26:53Z 2012-04-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/5094 http://hdl.handle.net/10174/5094 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/5094 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Fialho, I & Leitão, M. J. (2010). Diferentes concepções de qualidade na escola – Comunicação apresentada no XI Congresso da AEPEC - Da exclusão à excelência. Caminhos Organizacionais para a qualidade da Educação Universidade de Évora, Évora, 16 a 18/09/2010 Évora Diferentes concepções de qualidade da escola sim nao nao DPE ifialho@uevora.pt mjoaol@esgp.edu.pt 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817552839140966400 |