Escola, qualidade e avaliação: estudo sobre concepções de qualidade da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leitão, Maria João Freixa
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/20719
Resumo: O principal tema abordado neste estudo é a qualidade da escola e a sua relação com a avaliação das instituições de ensino. Com base em bibliografia e documentação de autores e entidades de referência, este. trabalho pretende, em primeiro lugar, caracterizar as várias perspectivas de escola de qualidade, ou das qualidades desejadas numa escola, e que estão relacionadas com os objectivos considerados mais importantes em cada uma delas. Nesta pesquisa é também reconhecido um conjunto de indicadores de qualidade de um estabelecimento de ensino e alguns factores que poderão influenciar essa qualidade. Com base nesse referencial, pretende-se investigar se as concepções que os intervenientes directos no processo educativo têm sobre a qualidade são coincidentes ou se, pelo contrário, revelam diferenças, consoante o papel que assumem na comunidade educativa. O estudo foi aplicado em duas escolas que ministram ciclos de escolaridade diferentes: uma escola do 2° e 3° ciclos e uma escola secundária, com o objectivo de verificar a existência de diferenças entre os grupos escolhidos em cada um dos niveis, tentado concluir se existe ou não um padrão de qualidade especifico segundo os ciclos de escolaridade respectivos. Também foram investigadas sugestões para a melhoria de qualidade em cada escola tentando aprofundar o estudo e torná-lo útil em cada estabelecimento de ensino. No tratamento da informação recolhida na investigação foi ainda feita uma análise dos resultados como um todo que permitiu determinar algumas conclusões globais sobre as opiniões dos respondentes. ABSTRACT: The main topic issue addressed in this study is school quality and how it relates to the assessment of teaching institutions. Based on bibliography and documentation by acknowledged authors and entities, this work is firstly aimed at characterizing the various perspectives on quality schools, or on the qualities wished for at different schools, which are related to the most important objectives for each of them. The research also takes into account the group of quality indicators of a teaching institution, as well as the factors that may influence that quality. Based on that reference, this work focuses on finding out whether the direct intervenients in the process share the same notions of quality or if, on the contrary, they reveal differences according to their roles in the educational community. The study has been carried out at two different schools: a school with students ranging from 5th to 9th grades (2°/3° cycles) and a secondary school, with the purpose of identifying possible similarities or differences between target groups at each level and attaining a conclusion as to whether there is a specific quality pattern, according to each level. Suggestions to enhance school quality have also been studied, in an attempt to make the research more thorough and useful at each teaching institution. While processing the information gathered during research, a globalizing data analysis has been carried out, which made it possible to infer some conclusions on the respondents' opinions.
id RCAP_70293bdb4a8e2a20b8ca98889e20b107
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/20719
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escola, qualidade e avaliação: estudo sobre concepções de qualidade da escolaQualidadeAvaliaçãoEscolaComunidade educativaQualitySchoolEducational aommunityO principal tema abordado neste estudo é a qualidade da escola e a sua relação com a avaliação das instituições de ensino. Com base em bibliografia e documentação de autores e entidades de referência, este. trabalho pretende, em primeiro lugar, caracterizar as várias perspectivas de escola de qualidade, ou das qualidades desejadas numa escola, e que estão relacionadas com os objectivos considerados mais importantes em cada uma delas. Nesta pesquisa é também reconhecido um conjunto de indicadores de qualidade de um estabelecimento de ensino e alguns factores que poderão influenciar essa qualidade. Com base nesse referencial, pretende-se investigar se as concepções que os intervenientes directos no processo educativo têm sobre a qualidade são coincidentes ou se, pelo contrário, revelam diferenças, consoante o papel que assumem na comunidade educativa. O estudo foi aplicado em duas escolas que ministram ciclos de escolaridade diferentes: uma escola do 2° e 3° ciclos e uma escola secundária, com o objectivo de verificar a existência de diferenças entre os grupos escolhidos em cada um dos niveis, tentado concluir se existe ou não um padrão de qualidade especifico segundo os ciclos de escolaridade respectivos. Também foram investigadas sugestões para a melhoria de qualidade em cada escola tentando aprofundar o estudo e torná-lo útil em cada estabelecimento de ensino. No tratamento da informação recolhida na investigação foi ainda feita uma análise dos resultados como um todo que permitiu determinar algumas conclusões globais sobre as opiniões dos respondentes. ABSTRACT: The main topic issue addressed in this study is school quality and how it relates to the assessment of teaching institutions. Based on bibliography and documentation by acknowledged authors and entities, this work is firstly aimed at characterizing the various perspectives on quality schools, or on the qualities wished for at different schools, which are related to the most important objectives for each of them. The research also takes into account the group of quality indicators of a teaching institution, as well as the factors that may influence that quality. Based on that reference, this work focuses on finding out whether the direct intervenients in the process share the same notions of quality or if, on the contrary, they reveal differences according to their roles in the educational community. The study has been carried out at two different schools: a school with students ranging from 5th to 9th grades (2°/3° cycles) and a secondary school, with the purpose of identifying possible similarities or differences between target groups at each level and attaining a conclusion as to whether there is a specific quality pattern, according to each level. Suggestions to enhance school quality have also been studied, in an attempt to make the research more thorough and useful at each teaching institution. While processing the information gathered during research, a globalizing data analysis has been carried out, which made it possible to infer some conclusions on the respondents' opinions.Universidade de Évora2017-02-10T10:20:49Z2017-02-102009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/20719http://hdl.handle.net/10174/20719porEsc. C. S.mjoao@sapo.pt229Leitão, Maria João Freixainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:10:46Zoai:dspace.uevora.pt:10174/20719Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:12:07.077622Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escola, qualidade e avaliação: estudo sobre concepções de qualidade da escola
title Escola, qualidade e avaliação: estudo sobre concepções de qualidade da escola
spellingShingle Escola, qualidade e avaliação: estudo sobre concepções de qualidade da escola
Leitão, Maria João Freixa
Qualidade
Avaliação
Escola
Comunidade educativa
Quality
School
Educational aommunity
title_short Escola, qualidade e avaliação: estudo sobre concepções de qualidade da escola
title_full Escola, qualidade e avaliação: estudo sobre concepções de qualidade da escola
title_fullStr Escola, qualidade e avaliação: estudo sobre concepções de qualidade da escola
title_full_unstemmed Escola, qualidade e avaliação: estudo sobre concepções de qualidade da escola
title_sort Escola, qualidade e avaliação: estudo sobre concepções de qualidade da escola
author Leitão, Maria João Freixa
author_facet Leitão, Maria João Freixa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leitão, Maria João Freixa
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade
Avaliação
Escola
Comunidade educativa
Quality
School
Educational aommunity
topic Qualidade
Avaliação
Escola
Comunidade educativa
Quality
School
Educational aommunity
description O principal tema abordado neste estudo é a qualidade da escola e a sua relação com a avaliação das instituições de ensino. Com base em bibliografia e documentação de autores e entidades de referência, este. trabalho pretende, em primeiro lugar, caracterizar as várias perspectivas de escola de qualidade, ou das qualidades desejadas numa escola, e que estão relacionadas com os objectivos considerados mais importantes em cada uma delas. Nesta pesquisa é também reconhecido um conjunto de indicadores de qualidade de um estabelecimento de ensino e alguns factores que poderão influenciar essa qualidade. Com base nesse referencial, pretende-se investigar se as concepções que os intervenientes directos no processo educativo têm sobre a qualidade são coincidentes ou se, pelo contrário, revelam diferenças, consoante o papel que assumem na comunidade educativa. O estudo foi aplicado em duas escolas que ministram ciclos de escolaridade diferentes: uma escola do 2° e 3° ciclos e uma escola secundária, com o objectivo de verificar a existência de diferenças entre os grupos escolhidos em cada um dos niveis, tentado concluir se existe ou não um padrão de qualidade especifico segundo os ciclos de escolaridade respectivos. Também foram investigadas sugestões para a melhoria de qualidade em cada escola tentando aprofundar o estudo e torná-lo útil em cada estabelecimento de ensino. No tratamento da informação recolhida na investigação foi ainda feita uma análise dos resultados como um todo que permitiu determinar algumas conclusões globais sobre as opiniões dos respondentes. ABSTRACT: The main topic issue addressed in this study is school quality and how it relates to the assessment of teaching institutions. Based on bibliography and documentation by acknowledged authors and entities, this work is firstly aimed at characterizing the various perspectives on quality schools, or on the qualities wished for at different schools, which are related to the most important objectives for each of them. The research also takes into account the group of quality indicators of a teaching institution, as well as the factors that may influence that quality. Based on that reference, this work focuses on finding out whether the direct intervenients in the process share the same notions of quality or if, on the contrary, they reveal differences according to their roles in the educational community. The study has been carried out at two different schools: a school with students ranging from 5th to 9th grades (2°/3° cycles) and a secondary school, with the purpose of identifying possible similarities or differences between target groups at each level and attaining a conclusion as to whether there is a specific quality pattern, according to each level. Suggestions to enhance school quality have also been studied, in an attempt to make the research more thorough and useful at each teaching institution. While processing the information gathered during research, a globalizing data analysis has been carried out, which made it possible to infer some conclusions on the respondents' opinions.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2017-02-10T10:20:49Z
2017-02-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/20719
http://hdl.handle.net/10174/20719
url http://hdl.handle.net/10174/20719
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Esc. C. S.
mjoao@sapo.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136603137900544