A diferenciação pedagógica e os aspetos lúdicos: um processo integrado das práticas em contexto Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Catarina Monteiro
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/35902
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_cdcabb680c84b25caf93c977d3259609
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/35902
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A diferenciação pedagógica e os aspetos lúdicos: um processo integrado das práticas em contexto Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino BásicoPedagogical differentiation and aspects of learning: an integrated process of practice in Early Years and Primary SchoolsDiferenciação pedagógicaInclusãoCooperaçãoLúdicoPrática pedagógicaPedagogical differentiationInclusionCooperationLudicPedagogical practice371.382Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoCada vez mais os contextos escolares são heterogéneos e diversificados dentro de cada sala, apelando a uma pedagogia diferenciada e inclusiva, sendo totalmente necessário que as práticas dos docentes em sala de aula se modifiquem. Tal alteração poderá ser conduzida a partir da inserção da diferenciação pedagógica, que deixa de generalizar toda a turma e passa a ter em conta as necessidades individuais de cada criança. No âmbito de um estágio curricular do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, foi elaborada uma investigação com base na metodologia de investigação-ação, na tentativa de compreender os efeitos de uma prática pedagógica diferenciada, com o recurso aos aspetos lúdicos. Esta investigação divide-se essencialmente em duas naturezas, uma qualitativa, que se desenvolveu ao longo de 15 semanas com a implementação de atividades diferenciadas, inclusivas e lúdicas, complementada com o uso de instrumentos diferenciados, numa sala de 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com um total de 24 crianças e também quantitativa, a partir da implementação de um questionário sociométrico inicial e final. A investigação pretende assim destacar a importância do contexto educativo, das intervenções desenvolvidas e da investigação, na procura de mudanças na prática educativa e no realce do papel das atividades didáticas, permitindo a construção de instrumentos diferenciados e atividades lúdicas que promovam a inclusão de crianças com características heterogenias, sem omitir o que as torna diferentes. Pretende-se refletir e apresentar, a partir desta prática, uma postura do professor mais investigativa, reflexiva, participativa, ativa e crítica, como componentes essências à formação do mesmo. De uma modo geral e partindo de toda a prática desenvolvida, concluo, a partir dos resultados visíveis na sala de aula, que a aplicação de uma metodologia que considera a criança um ser participativo e que atende às suas características, concebe efeitos positivos face ao seu desenvolvimento social, pessoal e psicológico.The school context is increasingly more diverse in each classroom, requiring an inclusive and differentiated pedagogy. It is totally necessary for teachers to adapt their practices in the classroom. Such change may be carried out from the introduction of pedagogical differentiation, which stop generalizing the student needs and take into account the individual needs of each child. As part of my Master Degree training in Early Years and Primary Education, a research was developed based on the action-research methodology, in attempt to understand the effects of a differentiated pedagogical practice using aspects learning through play. This research is divided in two main approaches: qualitative, which was developed throughout fifteen weeks with the implementation of inclusive, differentiated and ludic activities, complemented using differentiated instruments in a Year 2 classroom in a Primary School, with twenty-four children. The second approach was quantitative, implementing the same sociometric questionnaire at the beginning and at the end of the study. The research aims to highlight the importance of educational context, seeking for changes in educational practice and putting emphasis on the didactic activities role, allowing for construction of differentiated instruments and aspects of learning that promote the inclusion of diverse children, without neglecting what makes them different. Based on this research, a teacher´s position should be more investigative, reflective, participative, active and critical. These should be essential components to the teacher´s training. Generally speaking and based on the whole practice developed, I conclude, from the visible findings in the classroom that applying a methodology that involves a participatory child and meets their characteristics, allows for positive effects in relation to their social, personal and psychological development.Martins, José Alberto Lourenço GonçalvesUniversidade do MinhoSantos, Ana Catarina Monteiro20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/35902por201471922info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:54:29Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/35902Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:43:58.142790Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A diferenciação pedagógica e os aspetos lúdicos: um processo integrado das práticas em contexto Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
Pedagogical differentiation and aspects of learning: an integrated process of practice in Early Years and Primary Schools
title A diferenciação pedagógica e os aspetos lúdicos: um processo integrado das práticas em contexto Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle A diferenciação pedagógica e os aspetos lúdicos: um processo integrado das práticas em contexto Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
Santos, Ana Catarina Monteiro
Diferenciação pedagógica
Inclusão
Cooperação
Lúdico
Prática pedagógica
Pedagogical differentiation
Inclusion
Cooperation
Ludic
Pedagogical practice
371.382
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A diferenciação pedagógica e os aspetos lúdicos: um processo integrado das práticas em contexto Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full A diferenciação pedagógica e os aspetos lúdicos: um processo integrado das práticas em contexto Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr A diferenciação pedagógica e os aspetos lúdicos: um processo integrado das práticas em contexto Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed A diferenciação pedagógica e os aspetos lúdicos: um processo integrado das práticas em contexto Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort A diferenciação pedagógica e os aspetos lúdicos: um processo integrado das práticas em contexto Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
author Santos, Ana Catarina Monteiro
author_facet Santos, Ana Catarina Monteiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, José Alberto Lourenço Gonçalves
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Catarina Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Diferenciação pedagógica
Inclusão
Cooperação
Lúdico
Prática pedagógica
Pedagogical differentiation
Inclusion
Cooperation
Ludic
Pedagogical practice
371.382
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Diferenciação pedagógica
Inclusão
Cooperação
Lúdico
Prática pedagógica
Pedagogical differentiation
Inclusion
Cooperation
Ludic
Pedagogical practice
371.382
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/35902
url http://hdl.handle.net/1822/35902
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201471922
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132187208974336