Retimbrar a música tradicional portuguesa no século XXI
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/39925 |
Resumo: | O estudo que aqui proponho centra-se numa investigação etnomusicológica sobre um movimento originário do Porto, designado Retimbrar, fundado em 2008, que procura pensar e criar a partir de tradições musicais portuguesas. O período do pós-25 de abril foi marcado, do ponto de vista musical, pelo surgimento de agrupamentos musicais que “recriaram” a música tradicional portuguesa, adotando novos modelos de representação por forma a criar uma rutura com os modelos estadonovistas (Carrapato, 2006). Assim, este estudo foca-se igualmente nas dinâmicas da música tradicional portuguesa no século XXI, enquanto procura enquadrar a atividade de Retimbrar num movimento anterior. Ao longo desta investigação acompanhei o processo de edição do segundo disco do grupo, Levantar do Chão, que compreende diversas colaborações tanto com grupos folclóricos como com artistas das áreas do design gráfico, imagem e vídeo. No decorrer deste acompanhamento observei transformações aplicadas pelo coletivo a melodias, ritmos e versos do repertório dos grupos participantes. Este processo, embora controverso, foi negociado, tendo-se chegado a alguns consensos patentes neste disco. Desta forma, serão abordadas questões referentes (1) à tensão tradição vs. criatividade, apoiadas por autores como Timothy Rice, (2) à correspondência das designações música folclórica e tradicional a universos, repertórios e práticas musicais distintos e (3) a processos de revitalização. Outra questão que irei explorar prende-se com saber por que razão peças musicais conotadas com os universos folclórico e/ou tradicional português mobilizam o Retimbrar para a prática e a criação musical no século XXI. Por fim, motivada pela colaboração de Sara Yasmine na produção de podcasts e dois documentários, resultantes do projeto EcoMusic em parceria com o coletivo, será discutida a representação do papel das mulheres no contexto das indústrias musicais, com enfoque em Sara. |
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Retimbrar a música tradicional portuguesa no século XXIFolclorizaçãoMúsica tradicional portuguesaRevitalizaçãoMulher na músicaO estudo que aqui proponho centra-se numa investigação etnomusicológica sobre um movimento originário do Porto, designado Retimbrar, fundado em 2008, que procura pensar e criar a partir de tradições musicais portuguesas. O período do pós-25 de abril foi marcado, do ponto de vista musical, pelo surgimento de agrupamentos musicais que “recriaram” a música tradicional portuguesa, adotando novos modelos de representação por forma a criar uma rutura com os modelos estadonovistas (Carrapato, 2006). Assim, este estudo foca-se igualmente nas dinâmicas da música tradicional portuguesa no século XXI, enquanto procura enquadrar a atividade de Retimbrar num movimento anterior. Ao longo desta investigação acompanhei o processo de edição do segundo disco do grupo, Levantar do Chão, que compreende diversas colaborações tanto com grupos folclóricos como com artistas das áreas do design gráfico, imagem e vídeo. No decorrer deste acompanhamento observei transformações aplicadas pelo coletivo a melodias, ritmos e versos do repertório dos grupos participantes. Este processo, embora controverso, foi negociado, tendo-se chegado a alguns consensos patentes neste disco. Desta forma, serão abordadas questões referentes (1) à tensão tradição vs. criatividade, apoiadas por autores como Timothy Rice, (2) à correspondência das designações música folclórica e tradicional a universos, repertórios e práticas musicais distintos e (3) a processos de revitalização. Outra questão que irei explorar prende-se com saber por que razão peças musicais conotadas com os universos folclórico e/ou tradicional português mobilizam o Retimbrar para a prática e a criação musical no século XXI. Por fim, motivada pela colaboração de Sara Yasmine na produção de podcasts e dois documentários, resultantes do projeto EcoMusic em parceria com o coletivo, será discutida a representação do papel das mulheres no contexto das indústrias musicais, com enfoque em Sara.The study hereby proposed is centered around an ethnomusicological investigation of an Oporto-born movement named Retimbrar, founded in 2008, which aims to reflect on and create from Portuguese musical traditions. From a musical perspective, the post-April 25 the period was marked by the emergence of music groups that “recreated” Portuguese traditional music, embracing new representation models to progressively deprecate the conservative image that was prevalent during the “New State” dictatorship (Carrapato, 2006 ). Hence, this study consonantly focuses on the dynamics of Portuguese traditional music in the 21st century, while trying to fit the practices of Retimbrar in a previous movement. Throughout this investigation, I have accompanied the editing process of Levantar do Chão, Retimbrar’s second album, which comprises multiple collaborations with not only folkloric groups, but also artists from the fields of graphic design, image and video. During this experience, I observed how Retimbrar transforms melodies, rhythms and lyrics that are part of the participating groups’ repertoires. This process, while somewhat controversial, was negotiated, having resulted in a consensus that is evident in the album. Therefrom, diverse related matters are approached in this work: (1) the tradition vs. creativity tension, supported by authors such as Timothy Rice, (2) the separation between folkloric and traditional music as distinct universes, repertoires and musical practices, and (3) revitalization processes. I will also explore why musical pieces in the folkloric and Portuguese traditional music spectra mobilize these musicians – Retimbrar – to musical creation and practices in the 21st century. Lastly, motivated by the collaboration of Sara Yasmine on the production of various podcasts and two documentaries, outcomes of the EcoMusic project that brought Retimbrar and the University of Aveiro together, the representation of women’s role in the music industry will be discussed, focusing on Sara.2024-01-03T13:51:09Z2023-07-13T00:00:00Z2023-07-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/39925porRamos, Cláudia Beatriz Adegas da Costa Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:18:10Zoai:ria.ua.pt:10773/39925Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:10:02.840135Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O estudo que aqui proponho centra-se numa investigação etnomusicológica sobre um movimento originário do Porto, designado Retimbrar, fundado em 2008, que procura pensar e criar a partir de tradições musicais portuguesas. O período do pós-25 de abril foi marcado, do ponto de vista musical, pelo surgimento de agrupamentos musicais que “recriaram” a música tradicional portuguesa, adotando novos modelos de representação por forma a criar uma rutura com os modelos estadonovistas (Carrapato, 2006). Assim, este estudo foca-se igualmente nas dinâmicas da música tradicional portuguesa no século XXI, enquanto procura enquadrar a atividade de Retimbrar num movimento anterior. Ao longo desta investigação acompanhei o processo de edição do segundo disco do grupo, Levantar do Chão, que compreende diversas colaborações tanto com grupos folclóricos como com artistas das áreas do design gráfico, imagem e vídeo. No decorrer deste acompanhamento observei transformações aplicadas pelo coletivo a melodias, ritmos e versos do repertório dos grupos participantes. Este processo, embora controverso, foi negociado, tendo-se chegado a alguns consensos patentes neste disco. Desta forma, serão abordadas questões referentes (1) à tensão tradição vs. criatividade, apoiadas por autores como Timothy Rice, (2) à correspondência das designações música folclórica e tradicional a universos, repertórios e práticas musicais distintos e (3) a processos de revitalização. Outra questão que irei explorar prende-se com saber por que razão peças musicais conotadas com os universos folclórico e/ou tradicional português mobilizam o Retimbrar para a prática e a criação musical no século XXI. Por fim, motivada pela colaboração de Sara Yasmine na produção de podcasts e dois documentários, resultantes do projeto EcoMusic em parceria com o coletivo, será discutida a representação do papel das mulheres no contexto das indústrias musicais, com enfoque em Sara. |
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