Avaliação Externa das escolas: lógicas políticas de avaliação institucional

Bibliographic Details
Main Author: Sousa, Joana Raquel Faria
Publication Date: 2019
Other Authors: Pacheco, José Augusto
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/1822/63136
Summary: Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto PTDC/CED-EDG/30410/2017 e dos projetos UID/CED/1661/2013 e UID/CED/1661/2016 CIEd - Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho.
id RCAP_cddb9861a87e91386ee68c0c959b9ebc
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63136
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação Externa das escolas: lógicas políticas de avaliação institucionalEvaluación externa de las escuelas: lógicas políticas de evaluación institucionalExternal evaluation of schools: policy rationale of institutional evaluationAvaliação ExternaAvaliação InstitucionalAccountabilityPortugalExternal EvaluationInstitutional EvaluationEvaluación ExternaEvaluación ExternEvaluación InstitucionalCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto PTDC/CED-EDG/30410/2017 e dos projetos UID/CED/1661/2013 e UID/CED/1661/2016 CIEd - Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho.Em tempos de políticas educativas pautadas pela accountability, o aumento de sistemas de avaliação institucional é um aspeto marcante dos sistemas educativos. Neste artigo apresentam-se os resultados de uma investigação realizada em Portugal, baseada nas perceções dos atores educativos em resposta ao problema: que impacto e efeitos produz a Avaliação Externa das Escolas (AEE), considerando a melhoria da escola, o envolvimento da comunidade e a implementação de políticas de accountability. Apesar do posicionamento crítico dos atores educativos face à AEE, os resultados indiciam a aceitação do quadro de referência do modelo, provocando os efeitos de legitimação e procedimentais que promovem a ossificação de práticas curriculares e pedagógicas, destacando-se a importância da ênfase numa avaliação institucional formativa.En épocas de políticas educativas guiadas por la accountability, el aumento de sistemas de evaluación institucional es un aspecto significativo de los sistemas educativos. En este artículo presentamos los resultados de una investigación llevada a cabo en Portugal, basada en las percepciones de los actores educativos como respuesta al problema: ¿qué impacto y efectos produce la Evaluación Externa de Escuelas (AEE), considerando la mejora escolar, la implicación de la comunidad e la implementación de políticas de accountability? A pesar del posicionamiento crítico de los actores educativos en relación a la AEE, los resultados indican la aceptación del marco de referencia del modelo, provocando los efectos de legitimación y procedimentales que promueven la osificación de prácticas curriculares y pedagógicas, destacando la importancia del énfasis en la evaluación institucional formativaIn times of educational policies guided by accountability, the increase of institutional evaluation systems is a striking aspect of the educational systems. This article presents the results of a study conducted in Portugal, based on the perceptions of educational actors in response to the problem: What impact and effects do the External Evaluation of Schools (AEE) produce, regarding school improvement, community involvement and implementation of accountability policies?. Despite the critical positioning of the educational actors concerning the AEE, results indicate acceptance of the framework model triggering the legitimation and the procedural effects that promote the ossification of curricular and pedagogical practices, highlighting the importance of the emphasis on formative institutional evaluationProjeto de Investigação da FCT (PTDC/CED-EDG/30410/2017) Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção. Um estudo sobre o 3º ciclo de Avaliação Externa de Escolas no Ensino não Superior, em Portugal. (MAEE)Fundação Carlos ChagasUniversidade do MinhoSousa, Joana Raquel FariaPacheco, José Augusto2019-11-302019-11-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/63136porSousa, J., & Pacheco, J. A. (2019). Avaliação Externa das escolas: lógicas políticas de avaliação institucional. Estudos em Avaliação Educacional, 30 (74), 536-556. doi:10.18222/eae.v30i74.58600103-68311984-932X10.18222/eae.v30i74.5860http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/5860info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:58:00Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63136Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:47:41.520835Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação Externa das escolas: lógicas políticas de avaliação institucional
Evaluación externa de las escuelas: lógicas políticas de evaluación institucional
External evaluation of schools: policy rationale of institutional evaluation
title Avaliação Externa das escolas: lógicas políticas de avaliação institucional
spellingShingle Avaliação Externa das escolas: lógicas políticas de avaliação institucional
Sousa, Joana Raquel Faria
Avaliação Externa
Avaliação Institucional
Accountability
Portugal
External Evaluation
Institutional Evaluation
Evaluación ExternaEvaluación Extern
Evaluación Institucional
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Avaliação Externa das escolas: lógicas políticas de avaliação institucional
title_full Avaliação Externa das escolas: lógicas políticas de avaliação institucional
title_fullStr Avaliação Externa das escolas: lógicas políticas de avaliação institucional
title_full_unstemmed Avaliação Externa das escolas: lógicas políticas de avaliação institucional
title_sort Avaliação Externa das escolas: lógicas políticas de avaliação institucional
author Sousa, Joana Raquel Faria
author_facet Sousa, Joana Raquel Faria
Pacheco, José Augusto
author_role author
author2 Pacheco, José Augusto
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Joana Raquel Faria
Pacheco, José Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação Externa
Avaliação Institucional
Accountability
Portugal
External Evaluation
Institutional Evaluation
Evaluación ExternaEvaluación Extern
Evaluación Institucional
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Avaliação Externa
Avaliação Institucional
Accountability
Portugal
External Evaluation
Institutional Evaluation
Evaluación ExternaEvaluación Extern
Evaluación Institucional
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto PTDC/CED-EDG/30410/2017 e dos projetos UID/CED/1661/2013 e UID/CED/1661/2016 CIEd - Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-30
2019-11-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/63136
url http://hdl.handle.net/1822/63136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sousa, J., & Pacheco, J. A. (2019). Avaliação Externa das escolas: lógicas políticas de avaliação institucional. Estudos em Avaliação Educacional, 30 (74), 536-556. doi:10.18222/eae.v30i74.5860
0103-6831
1984-932X
10.18222/eae.v30i74.5860
http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/5860
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132236279185408