Estudo da viabilidade de redução do erro humano nas atividades de manutenção recorrendo a Electronic Flight Bag

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madaleno, André Emanuel Eurico
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/7917
Resumo: Ao longo deste trabalho é abordado o tema do erro humano na aviação, mais concretamente na manutenção. Procura-se perceber se existe diminuição, ou não, desse erro humano ao se utilizar o sistema Electronic Flight Bag (EFB) nas atividades de manutenção. É feita uma compilação de vários conceitos e informações relativas aos dois subtemas em causa. Num mundo onde a tecnologia e equipamentos são tão desenvolvidos que chega a ser quase impossível a probabilidade de falharem repentinamente, especialmente no setor aeronáutico, torna-se fundamental investir naquilo que é e sempre será vulnerável: o ser humano. O erro humano tem um grande impacto na medida em que leva a consequências em áreas como a eficiência geral do sistema e, mais importante, a integridade da vida humana. No caso especifico da manutenção aeronáutica esse erro nem sempre se manifesta de forma imediata acabando por se fazerem notar mais tarde com consequências muito maiores. Os erros na manutenção surgem associados às mais diversas causas. As mais comuns são vulgarmente agrupadas no que se designa de Dirty Dozen e incluem, entre elas, o cansaço físico e mental, o stress, a falta de comunicação e a insuficiência de recursos. Admitindo o erro como algo natural, que não é possível de eliminar totalmente, é necessário focar sobre como minorá-lo e controlá-lo. A gestão e prevenção do erro humano começa com a deteção e análise do erro que originou a falha. Existem dois tipos de métodos para detetar erros na manutenção da aviação. O primeiro deteta erros humanos retroativamente e é baseado em relatórios de erros que surgem quando existem desvios de desempenho pré-definidos pelo sistema. Em contraste, existem outros métodos de deteção pró--ativa, que incluem auditorias, avaliações subjetivas da confiabilidade do sistema e os métodos de simulação. Assim que se determinar que certo erro humano é um fator num acidente, incidente ou situação provável de erro, deve-se abordar como controlar e gerir esse erro, tanto a nível individual como organizacional. Grande parte das situações pode ser abordada através de um leque de intervenções, tais como: seleção, treino, redimensionamento ou criação de novo equipamento, reformulação do trabalho e ajudas. O segundo subtema abordado neste trabalho é o EFB. O EFB é um sistema projetado para possibilitar ao utilizador a visualização de documentos em formato digital, a realização de cálculos inerentes ao voo e o registo de informação. Como forma de baixar os custos de operação e carga de trabalho imposta à tripulação, as companhias aéreas foram apostando nestes sistemas e substituindo os antiquados documentos em formato de papel. É vasta a panóplia de aplicações de um EFB sendo de realçar a capacidade do registo e de tratamento de informação relativa a consumos de combustível, abastecimentos, de anomalias e da transferência de dados para um computador central. Os EFBs também são usados por engenheiros de manutenção para tarefas de gestão de defeitos das aeronaves, durante as escalas das mesmas, incluindo verificar o status técnico da aeronave (no fundo uma versão eletrónica do technical log da aeronave) e adiar ou dar como fechadas/encerradas falhas técnicas da aeronave. Os engenheiros também podem usar os EFBs para aceder a documentação de manutenção relevante (por exemplo, manuais de manutenção de aeronaves e catálogos ilustrados de peças) e como apoio a tarefas de manutenção de linha (por exemplo, relatórios de checks diários/semanais e atividades de manutenção não programada). Ainda neste subtema, para além de se fazer referência a conceitos básicos como a divisão em classes e tipos de software, são analisados tópicos como as vantagens e desvantagens do seu uso, treino/formação e considerações do ponto de vista dos fatores humanos com vista a melhorar a interação homem-máquina e a eficiência geral da ferramenta. No fim é feita, em tom de reflexão, uma análise de todos os pontos que foram abordados com o objetivo de se tentar chegar a uma conclusão em relação ao tema principal do trabalho. De forma sintetizada, como todas as tecnologias que se encontram em evolução constante, o EFB necessita de uma atualização recorrente em termos de formação, regulamentação, design, entre outros, para que o balanço final em termos de segurança aérea consiga ser sempre positivo.
id RCAP_cde80f1dce309723a154a6784fa96a9b
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7917
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo da viabilidade de redução do erro humano nas atividades de manutenção recorrendo a Electronic Flight BagElectronic Flight BagErro HumanoFatores HumanosManutenção de AeronavesDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia AeronáuticaAo longo deste trabalho é abordado o tema do erro humano na aviação, mais concretamente na manutenção. Procura-se perceber se existe diminuição, ou não, desse erro humano ao se utilizar o sistema Electronic Flight Bag (EFB) nas atividades de manutenção. É feita uma compilação de vários conceitos e informações relativas aos dois subtemas em causa. Num mundo onde a tecnologia e equipamentos são tão desenvolvidos que chega a ser quase impossível a probabilidade de falharem repentinamente, especialmente no setor aeronáutico, torna-se fundamental investir naquilo que é e sempre será vulnerável: o ser humano. O erro humano tem um grande impacto na medida em que leva a consequências em áreas como a eficiência geral do sistema e, mais importante, a integridade da vida humana. No caso especifico da manutenção aeronáutica esse erro nem sempre se manifesta de forma imediata acabando por se fazerem notar mais tarde com consequências muito maiores. Os erros na manutenção surgem associados às mais diversas causas. As mais comuns são vulgarmente agrupadas no que se designa de Dirty Dozen e incluem, entre elas, o cansaço físico e mental, o stress, a falta de comunicação e a insuficiência de recursos. Admitindo o erro como algo natural, que não é possível de eliminar totalmente, é necessário focar sobre como minorá-lo e controlá-lo. A gestão e prevenção do erro humano começa com a deteção e análise do erro que originou a falha. Existem dois tipos de métodos para detetar erros na manutenção da aviação. O primeiro deteta erros humanos retroativamente e é baseado em relatórios de erros que surgem quando existem desvios de desempenho pré-definidos pelo sistema. Em contraste, existem outros métodos de deteção pró--ativa, que incluem auditorias, avaliações subjetivas da confiabilidade do sistema e os métodos de simulação. Assim que se determinar que certo erro humano é um fator num acidente, incidente ou situação provável de erro, deve-se abordar como controlar e gerir esse erro, tanto a nível individual como organizacional. Grande parte das situações pode ser abordada através de um leque de intervenções, tais como: seleção, treino, redimensionamento ou criação de novo equipamento, reformulação do trabalho e ajudas. O segundo subtema abordado neste trabalho é o EFB. O EFB é um sistema projetado para possibilitar ao utilizador a visualização de documentos em formato digital, a realização de cálculos inerentes ao voo e o registo de informação. Como forma de baixar os custos de operação e carga de trabalho imposta à tripulação, as companhias aéreas foram apostando nestes sistemas e substituindo os antiquados documentos em formato de papel. É vasta a panóplia de aplicações de um EFB sendo de realçar a capacidade do registo e de tratamento de informação relativa a consumos de combustível, abastecimentos, de anomalias e da transferência de dados para um computador central. Os EFBs também são usados por engenheiros de manutenção para tarefas de gestão de defeitos das aeronaves, durante as escalas das mesmas, incluindo verificar o status técnico da aeronave (no fundo uma versão eletrónica do technical log da aeronave) e adiar ou dar como fechadas/encerradas falhas técnicas da aeronave. Os engenheiros também podem usar os EFBs para aceder a documentação de manutenção relevante (por exemplo, manuais de manutenção de aeronaves e catálogos ilustrados de peças) e como apoio a tarefas de manutenção de linha (por exemplo, relatórios de checks diários/semanais e atividades de manutenção não programada). Ainda neste subtema, para além de se fazer referência a conceitos básicos como a divisão em classes e tipos de software, são analisados tópicos como as vantagens e desvantagens do seu uso, treino/formação e considerações do ponto de vista dos fatores humanos com vista a melhorar a interação homem-máquina e a eficiência geral da ferramenta. No fim é feita, em tom de reflexão, uma análise de todos os pontos que foram abordados com o objetivo de se tentar chegar a uma conclusão em relação ao tema principal do trabalho. De forma sintetizada, como todas as tecnologias que se encontram em evolução constante, o EFB necessita de uma atualização recorrente em termos de formação, regulamentação, design, entre outros, para que o balanço final em termos de segurança aérea consiga ser sempre positivo.Throughout this MSc thesis the issue of human error in aviation, specifically in maintenance, is addressed. It is sought to understand if there is a decrease or not, of this human error when using the Electronic Flight Bag (EFB) system in the maintenance activities. A number of concepts and information are compiled for the two sub-themes studied. In a world where technology and equipment are so developed that it is almost impossible to have a sudden a global failure, especially in the aeronautics sector, it is essential to invest in what is and always will be vulnerable: the Human being. In this context, human error has a major impact insofar as it leads to consequences in areas such as the overall efficiency of the system and, more importantly, the integrity of human life. In the specific case of aeronautical maintenance, human error does not always show itself immediately when committed, sometimes it is noticed later with much greater consequences. Maintenance errors arise from a variety of causes. The most common are usually grouped in what is defined as Dirty Dozen and include, among them, physical and mental fatigue, stress, lack of communication and insufficient resources. Admitting error is something natural, and not possible to eliminate completely, it is necessary to focus on how to prevent and control it. The management and prevention of human error begins with the detection and analysis of the error that originated the fault. There are two types of methods for detecting aviation maintenance errors. One of them detects human errors retroactively and is based on error reports that arise when there are preset performance deviations. On the other hand, there are proactive detection methods, which include audits, subjective assessments of system reliability, and simulation methods. Once a human error is determined to be a factor in an accident, incident, or probable situation of error, one must approach how to control and manage this error, both individually and organizationally. Most of the situations can be approached through a range of interventions, such as: selection, training, redesign or creation of new equipment, reformulation of the work and aids. The second sub-theme addressed in this research work is the EFB. The EFB is an electronic device designed to enable the user to access documents in digital format, perform calculations inherent to the flight and record information. As a way to lower the costs of operation and workload imposed on the crew, airlines have been betting on these systems and replacing the outdated format of documents in paper. The range of applications of an EFB is vast and some examples are the ability to record and process information about fuel consumption, supplies, anomalies and data transfer to a central computer. EFBs are also used by maintenance engineers to manage aircraft defect tasks, during aircraft stops at the various airports. They can check the technical status of the aircraft (sort of an electronic version of the aircraft's technical log) and defer or close the technical faults of the aircraft. Engineers can also use EFBs to access relevant maintenance documentation (for example, aircraft maintenance manuals and illustrated part catalogs) and to support line maintenance tasks (for example, reports of daily/weekly checks and unprogrammed maintenance activities). Also in addition to referring EFB basic concepts such as the division into classes and types of software, topics such as the advantages and disadvantages of its use, training and design considerations from a human factors point of view are analyzed with the goal of improving human-machine interaction and the overall efficiency of this tool. In the end, a review of all the points that have been discussed is made in order to try to reach a conclusion regarding the main theme of this research work. In a synthetic way and like all technologies that are constantly evolving, EFB needs a recurrent update in terms of training, regulation, design, among others, so that the final balance in terms of air safety can always be positive.Saúde, José Manuel Mota Lourenço dauBibliorumMadaleno, André Emanuel Eurico2019-12-17T17:07:13Z2017-4-262017-06-192017-06-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/7917TID:202339947porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:47:34Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7917Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:48:22.193219Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da viabilidade de redução do erro humano nas atividades de manutenção recorrendo a Electronic Flight Bag
title Estudo da viabilidade de redução do erro humano nas atividades de manutenção recorrendo a Electronic Flight Bag
spellingShingle Estudo da viabilidade de redução do erro humano nas atividades de manutenção recorrendo a Electronic Flight Bag
Madaleno, André Emanuel Eurico
Electronic Flight Bag
Erro Humano
Fatores Humanos
Manutenção de Aeronaves
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Aeronáutica
title_short Estudo da viabilidade de redução do erro humano nas atividades de manutenção recorrendo a Electronic Flight Bag
title_full Estudo da viabilidade de redução do erro humano nas atividades de manutenção recorrendo a Electronic Flight Bag
title_fullStr Estudo da viabilidade de redução do erro humano nas atividades de manutenção recorrendo a Electronic Flight Bag
title_full_unstemmed Estudo da viabilidade de redução do erro humano nas atividades de manutenção recorrendo a Electronic Flight Bag
title_sort Estudo da viabilidade de redução do erro humano nas atividades de manutenção recorrendo a Electronic Flight Bag
author Madaleno, André Emanuel Eurico
author_facet Madaleno, André Emanuel Eurico
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Saúde, José Manuel Mota Lourenço da
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Madaleno, André Emanuel Eurico
dc.subject.por.fl_str_mv Electronic Flight Bag
Erro Humano
Fatores Humanos
Manutenção de Aeronaves
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Aeronáutica
topic Electronic Flight Bag
Erro Humano
Fatores Humanos
Manutenção de Aeronaves
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Aeronáutica
description Ao longo deste trabalho é abordado o tema do erro humano na aviação, mais concretamente na manutenção. Procura-se perceber se existe diminuição, ou não, desse erro humano ao se utilizar o sistema Electronic Flight Bag (EFB) nas atividades de manutenção. É feita uma compilação de vários conceitos e informações relativas aos dois subtemas em causa. Num mundo onde a tecnologia e equipamentos são tão desenvolvidos que chega a ser quase impossível a probabilidade de falharem repentinamente, especialmente no setor aeronáutico, torna-se fundamental investir naquilo que é e sempre será vulnerável: o ser humano. O erro humano tem um grande impacto na medida em que leva a consequências em áreas como a eficiência geral do sistema e, mais importante, a integridade da vida humana. No caso especifico da manutenção aeronáutica esse erro nem sempre se manifesta de forma imediata acabando por se fazerem notar mais tarde com consequências muito maiores. Os erros na manutenção surgem associados às mais diversas causas. As mais comuns são vulgarmente agrupadas no que se designa de Dirty Dozen e incluem, entre elas, o cansaço físico e mental, o stress, a falta de comunicação e a insuficiência de recursos. Admitindo o erro como algo natural, que não é possível de eliminar totalmente, é necessário focar sobre como minorá-lo e controlá-lo. A gestão e prevenção do erro humano começa com a deteção e análise do erro que originou a falha. Existem dois tipos de métodos para detetar erros na manutenção da aviação. O primeiro deteta erros humanos retroativamente e é baseado em relatórios de erros que surgem quando existem desvios de desempenho pré-definidos pelo sistema. Em contraste, existem outros métodos de deteção pró--ativa, que incluem auditorias, avaliações subjetivas da confiabilidade do sistema e os métodos de simulação. Assim que se determinar que certo erro humano é um fator num acidente, incidente ou situação provável de erro, deve-se abordar como controlar e gerir esse erro, tanto a nível individual como organizacional. Grande parte das situações pode ser abordada através de um leque de intervenções, tais como: seleção, treino, redimensionamento ou criação de novo equipamento, reformulação do trabalho e ajudas. O segundo subtema abordado neste trabalho é o EFB. O EFB é um sistema projetado para possibilitar ao utilizador a visualização de documentos em formato digital, a realização de cálculos inerentes ao voo e o registo de informação. Como forma de baixar os custos de operação e carga de trabalho imposta à tripulação, as companhias aéreas foram apostando nestes sistemas e substituindo os antiquados documentos em formato de papel. É vasta a panóplia de aplicações de um EFB sendo de realçar a capacidade do registo e de tratamento de informação relativa a consumos de combustível, abastecimentos, de anomalias e da transferência de dados para um computador central. Os EFBs também são usados por engenheiros de manutenção para tarefas de gestão de defeitos das aeronaves, durante as escalas das mesmas, incluindo verificar o status técnico da aeronave (no fundo uma versão eletrónica do technical log da aeronave) e adiar ou dar como fechadas/encerradas falhas técnicas da aeronave. Os engenheiros também podem usar os EFBs para aceder a documentação de manutenção relevante (por exemplo, manuais de manutenção de aeronaves e catálogos ilustrados de peças) e como apoio a tarefas de manutenção de linha (por exemplo, relatórios de checks diários/semanais e atividades de manutenção não programada). Ainda neste subtema, para além de se fazer referência a conceitos básicos como a divisão em classes e tipos de software, são analisados tópicos como as vantagens e desvantagens do seu uso, treino/formação e considerações do ponto de vista dos fatores humanos com vista a melhorar a interação homem-máquina e a eficiência geral da ferramenta. No fim é feita, em tom de reflexão, uma análise de todos os pontos que foram abordados com o objetivo de se tentar chegar a uma conclusão em relação ao tema principal do trabalho. De forma sintetizada, como todas as tecnologias que se encontram em evolução constante, o EFB necessita de uma atualização recorrente em termos de formação, regulamentação, design, entre outros, para que o balanço final em termos de segurança aérea consiga ser sempre positivo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-4-26
2017-06-19
2017-06-19T00:00:00Z
2019-12-17T17:07:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/7917
TID:202339947
url http://hdl.handle.net/10400.6/7917
identifier_str_mv TID:202339947
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136377488539648