Realidade virtual em museus: Estudo de caso do NewsMuseum em Sintra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sâmia Siqueira Neves da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/18729
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo analisar as características do uso da realidade virtual no contexto dos museus por meio de um estudo de caso do NewsMuseum. Primeiramente, realizou-se um apanhado teórico sobre museus, tecnologia, realidade virtual, e a relação entre todos esses campos. Em seguida, buscou-se descrever e analisar como se dava a utilização deste instrumento no caso específico da instituição pesquisada. A metodologia utilizada consistiu em análise e levantamento bibliográfico pertinente ao tema de pesquisa, e ainda em técnicas de pesquisa não documentais como entrevista, inquérito por questionário e observação participante. Com base nos dados observados e nas análises feitas, tem-se que o uso de realidade virtual impacta positivamente o público que visita a exposição, embora estejam presentes também algumas dificuldades na manutenção e adaptação ao equipamento.
id RCAP_cdeaef16f8ceec259c8366408cca6acd
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/18729
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Realidade virtual em museus: Estudo de caso do NewsMuseum em SintraEmpreendedorismoRealidade virtualMuseuMuseologiaTecnologiaInovaçãoSintra -- LisboaPortugalVirtual realityMuseumNewsMuseumTechnologyO presente trabalho teve por objetivo analisar as características do uso da realidade virtual no contexto dos museus por meio de um estudo de caso do NewsMuseum. Primeiramente, realizou-se um apanhado teórico sobre museus, tecnologia, realidade virtual, e a relação entre todos esses campos. Em seguida, buscou-se descrever e analisar como se dava a utilização deste instrumento no caso específico da instituição pesquisada. A metodologia utilizada consistiu em análise e levantamento bibliográfico pertinente ao tema de pesquisa, e ainda em técnicas de pesquisa não documentais como entrevista, inquérito por questionário e observação participante. Com base nos dados observados e nas análises feitas, tem-se que o uso de realidade virtual impacta positivamente o público que visita a exposição, embora estejam presentes também algumas dificuldades na manutenção e adaptação ao equipamento.The present thesis had the objective of analyzing the characteristics of the use of virtual reality in the context of the museums through a case study of NewsMuseum. Firstly, a theoretical survey was made on museums, technology, virtual reality, and the relationship between all these fields. Next, we tried to describe and analyze how the use of this instrument was given in the specific case of the institution being researched. The methodology used consisted of analysis and bibliographical research pertinent to the research theme, as well as non-documentary research techniques such as interview, questionnaire survey and participant observation. Based on the observed data and the analyzes made, it is possible that the use of virtual reality positively impacts the public that visits the exhibition, although some difficulties are also present in the maintenance and adaptation to the equipment.2019-10-01T14:03:04Z2018-12-05T00:00:00Z2018-12-052018-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/18729TID:202106870porSilva, Sâmia Siqueira Neves dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:33:25Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/18729Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:15:04.103675Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Realidade virtual em museus: Estudo de caso do NewsMuseum em Sintra
title Realidade virtual em museus: Estudo de caso do NewsMuseum em Sintra
spellingShingle Realidade virtual em museus: Estudo de caso do NewsMuseum em Sintra
Silva, Sâmia Siqueira Neves da
Empreendedorismo
Realidade virtual
Museu
Museologia
Tecnologia
Inovação
Sintra -- Lisboa
Portugal
Virtual reality
Museum
NewsMuseum
Technology
title_short Realidade virtual em museus: Estudo de caso do NewsMuseum em Sintra
title_full Realidade virtual em museus: Estudo de caso do NewsMuseum em Sintra
title_fullStr Realidade virtual em museus: Estudo de caso do NewsMuseum em Sintra
title_full_unstemmed Realidade virtual em museus: Estudo de caso do NewsMuseum em Sintra
title_sort Realidade virtual em museus: Estudo de caso do NewsMuseum em Sintra
author Silva, Sâmia Siqueira Neves da
author_facet Silva, Sâmia Siqueira Neves da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sâmia Siqueira Neves da
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo
Realidade virtual
Museu
Museologia
Tecnologia
Inovação
Sintra -- Lisboa
Portugal
Virtual reality
Museum
NewsMuseum
Technology
topic Empreendedorismo
Realidade virtual
Museu
Museologia
Tecnologia
Inovação
Sintra -- Lisboa
Portugal
Virtual reality
Museum
NewsMuseum
Technology
description O presente trabalho teve por objetivo analisar as características do uso da realidade virtual no contexto dos museus por meio de um estudo de caso do NewsMuseum. Primeiramente, realizou-se um apanhado teórico sobre museus, tecnologia, realidade virtual, e a relação entre todos esses campos. Em seguida, buscou-se descrever e analisar como se dava a utilização deste instrumento no caso específico da instituição pesquisada. A metodologia utilizada consistiu em análise e levantamento bibliográfico pertinente ao tema de pesquisa, e ainda em técnicas de pesquisa não documentais como entrevista, inquérito por questionário e observação participante. Com base nos dados observados e nas análises feitas, tem-se que o uso de realidade virtual impacta positivamente o público que visita a exposição, embora estejam presentes também algumas dificuldades na manutenção e adaptação ao equipamento.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-05T00:00:00Z
2018-12-05
2018-10
2019-10-01T14:03:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/18729
TID:202106870
url http://hdl.handle.net/10071/18729
identifier_str_mv TID:202106870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134708129333248