Oportunidades de estimulação motora do ambiente familiar: um estudo de caso com crianças dos 18 aos 42 meses
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/12581 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo caraterizar as oportunidades de estimulação motora presentes no ambiente familiar de crianças com idades compreendidas entre os 18 e 42 meses. Participaram neste estudo 21 encarregados(as) de educação. De modo a recolher dados e avaliar a qualidade e a quantidade das oportunidades de estimulação motora existentes em cada lar (ou seja, avaliar se o ambiente proporciona à criança condições/oportunidades que promovam o seu desenvolvimento motor), foi aplicado, em duas fases distintas, o questionário AHEMD – “Affordances in the Home Environment for Motor Development”, versão 18-42 meses de Luís Paulo Rodrigues e Carl Gabbard. Este questionário permite avaliar o ambiente familiar ao nível do espaço exterior, do espaço interior, da variedade de estimulação, dos materiais de motricidade fina e dos materiais de motricidade grossa. Visando a recolha de dados e avaliação da perceção e a alteração das oportunidades de estimulação motora no seio familiar, foi também elaborado e aplicado na segunda fase do estudo um questionário que denominamos de Perceção e Alteração das Oportunidades de Estimulação Motora (PAOEM). Os resultados mostraram que o ambiente familiar da generalidade das famílias oferece oportunidades razoáveis para o desenvolvimento da criança. Também a perceção das famílias relativamente às oportunidades de estimulação dos respetivos ambientes familiares revelou-se positiva. No entanto, os resultados revelaram que as famílias não percecionaram quaisquer alterações no ambiente familiar. Estes factos levam-nos a crer que as famílias têm a perceção que promovem um bom ambiente para os seus filhos não sendo necessário realizar alterações. Em suma o desenvolvimento e resultados do presente estudo permitiu-nos alcançar os objetivos visados na medida em que foi possível caraterizar o ambiente familiar relativamente às oportunidades disponíveis no mesmo para o desenvolvimento das crianças. |
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Oportunidades de estimulação motora do ambiente familiar: um estudo de caso com crianças dos 18 aos 42 mesesAHEMDDesenvolvimentoAmbiente familiarAffordancesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente trabalho teve como objetivo caraterizar as oportunidades de estimulação motora presentes no ambiente familiar de crianças com idades compreendidas entre os 18 e 42 meses. Participaram neste estudo 21 encarregados(as) de educação. De modo a recolher dados e avaliar a qualidade e a quantidade das oportunidades de estimulação motora existentes em cada lar (ou seja, avaliar se o ambiente proporciona à criança condições/oportunidades que promovam o seu desenvolvimento motor), foi aplicado, em duas fases distintas, o questionário AHEMD – “Affordances in the Home Environment for Motor Development”, versão 18-42 meses de Luís Paulo Rodrigues e Carl Gabbard. Este questionário permite avaliar o ambiente familiar ao nível do espaço exterior, do espaço interior, da variedade de estimulação, dos materiais de motricidade fina e dos materiais de motricidade grossa. Visando a recolha de dados e avaliação da perceção e a alteração das oportunidades de estimulação motora no seio familiar, foi também elaborado e aplicado na segunda fase do estudo um questionário que denominamos de Perceção e Alteração das Oportunidades de Estimulação Motora (PAOEM). Os resultados mostraram que o ambiente familiar da generalidade das famílias oferece oportunidades razoáveis para o desenvolvimento da criança. Também a perceção das famílias relativamente às oportunidades de estimulação dos respetivos ambientes familiares revelou-se positiva. No entanto, os resultados revelaram que as famílias não percecionaram quaisquer alterações no ambiente familiar. Estes factos levam-nos a crer que as famílias têm a perceção que promovem um bom ambiente para os seus filhos não sendo necessário realizar alterações. Em suma o desenvolvimento e resultados do presente estudo permitiu-nos alcançar os objetivos visados na medida em que foi possível caraterizar o ambiente familiar relativamente às oportunidades disponíveis no mesmo para o desenvolvimento das crianças.Correia, VandaSapientiaPereira, Liliana Guerreiro Dias2019-05-28T17:34:23Z2018-12-1720182018-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/12581TID:202243591porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:24:34Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/12581Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:03:54.692172Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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