Influência das plataformas digitais no comportamento dos jovens ouvintes de rádio em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/15583 |
Resumo: | Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia. |
id |
RCAP_ce054448510e779efd34aa62d46498f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15583 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Influência das plataformas digitais no comportamento dos jovens ouvintes de rádio em PortugalRádioSmartphoneInternetConsumoAudio digitalRadioConsumptionDigital audioDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.O desenvolvimento constante da indústria tecnológica tem contribuído para uma série de mudanças comportamentais da população. O acesso a todo o tipo de conteúdos através de um simples clique num dispositivo que cabe no bolso, obrigou a grandes tomadas de decisão pelos produtores de conteúdos digitais, sobre o que, como e a partir de que meios faz, agora, mais sentido transmitir informação, música, entretenimento, etc. Compreender de que forma a rádio continua (ou não) a fazer parte do dia-a-dia dos jovens portugueses, foi o principal objetivo desta pesquisa. Através de uma análise quantitativa, este estudo reflete os hábitos de consumo de áudio digital dos jovens portugueses dos 13 aos 19 anos. Tendo como base o estudo realizado em 2019 por Pedrero-Esteban, Barrios-Rubio Medina-Ávila, foi possível comparar os resultados apresentados pelos autores no México, Espanha e Colômbia, com os resultados obtidos em Portugal. Ainda que com algumas diferenças entre os quatro países em análise, justificadas pela pandemia provocada pela Covid-19, que impulsionou ainda mais o desenvolvimento e utilização das tecnologias digitais, o que se verifica no geral, é que os jovens estão cada vez mais afastados da rádio. É crucial que as emissoras ajam no sentido de reconquistar o seu público mais jovem, sob pena de perderem os seus futuros ouvintes (adultos).ABSTRACT: The constant development of the technology industry has contributed to a series of behavioural changes in the population. Access to all kinds of content through a simple click on a device that fits in your pocket has forced major decisions to be taken by digital content producers, about what, how and from which media it now makes more sense to transmit information, music, entertainment, etc. Understanding in which way radio continues (or not) to be part of young Portuguese's daily life, was the main goal of this research. Through a quantitative analysis, this study reflects the digital audio consumption habits of portuguese young people aged 13 to 19. Based on the study conducted in 2019 by Pedrero Esteban, Barrios-Rubio and Medina-Ávila, it was possible to compare the results presented by the authors in Mexico, Spain and Colombia, with the results obtained in Portugal. Although with some differences between the four countries under analysis, justified by the pandemic caused by Covid-19, which further boosted the development and use of digital technologies, what can be seen in general, is that young people are increasingly distant from the radio. It is crucial that broadcasters act to win back their younger audience, otherwise they risk losing their future (adult) listeners.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialMontargil, FilipeRCIPLGouveia, Maria Inês Sousa2023-02-14T15:37:24Z2022-12-192022-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15583TID:203187717porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:17Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15583Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:13.895145Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Influência das plataformas digitais no comportamento dos jovens ouvintes de rádio em Portugal |
title |
Influência das plataformas digitais no comportamento dos jovens ouvintes de rádio em Portugal |
spellingShingle |
Influência das plataformas digitais no comportamento dos jovens ouvintes de rádio em Portugal Gouveia, Maria Inês Sousa Rádio Smartphone Internet Consumo Audio digital Radio Consumption Digital audio |
title_short |
Influência das plataformas digitais no comportamento dos jovens ouvintes de rádio em Portugal |
title_full |
Influência das plataformas digitais no comportamento dos jovens ouvintes de rádio em Portugal |
title_fullStr |
Influência das plataformas digitais no comportamento dos jovens ouvintes de rádio em Portugal |
title_full_unstemmed |
Influência das plataformas digitais no comportamento dos jovens ouvintes de rádio em Portugal |
title_sort |
Influência das plataformas digitais no comportamento dos jovens ouvintes de rádio em Portugal |
author |
Gouveia, Maria Inês Sousa |
author_facet |
Gouveia, Maria Inês Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Montargil, Filipe RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gouveia, Maria Inês Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rádio Smartphone Internet Consumo Audio digital Radio Consumption Digital audio |
topic |
Rádio Smartphone Internet Consumo Audio digital Radio Consumption Digital audio |
description |
Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-19 2022-12-19T00:00:00Z 2023-02-14T15:37:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/15583 TID:203187717 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/15583 |
identifier_str_mv |
TID:203187717 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133505169391616 |