Influência das plataformas digitais no comportamento dos jovens ouvintes de rádio em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia, Maria Inês Sousa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15583
Resumo: Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.
id RCAP_ce054448510e779efd34aa62d46498f4
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15583
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Influência das plataformas digitais no comportamento dos jovens ouvintes de rádio em PortugalRádioSmartphoneInternetConsumoAudio digitalRadioConsumptionDigital audioDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.O desenvolvimento constante da indústria tecnológica tem contribuído para uma série de mudanças comportamentais da população. O acesso a todo o tipo de conteúdos através de um simples clique num dispositivo que cabe no bolso, obrigou a grandes tomadas de decisão pelos produtores de conteúdos digitais, sobre o que, como e a partir de que meios faz, agora, mais sentido transmitir informação, música, entretenimento, etc. Compreender de que forma a rádio continua (ou não) a fazer parte do dia-a-dia dos jovens portugueses, foi o principal objetivo desta pesquisa. Através de uma análise quantitativa, este estudo reflete os hábitos de consumo de áudio digital dos jovens portugueses dos 13 aos 19 anos. Tendo como base o estudo realizado em 2019 por Pedrero-Esteban, Barrios-Rubio Medina-Ávila, foi possível comparar os resultados apresentados pelos autores no México, Espanha e Colômbia, com os resultados obtidos em Portugal. Ainda que com algumas diferenças entre os quatro países em análise, justificadas pela pandemia provocada pela Covid-19, que impulsionou ainda mais o desenvolvimento e utilização das tecnologias digitais, o que se verifica no geral, é que os jovens estão cada vez mais afastados da rádio. É crucial que as emissoras ajam no sentido de reconquistar o seu público mais jovem, sob pena de perderem os seus futuros ouvintes (adultos).ABSTRACT: The constant development of the technology industry has contributed to a series of behavioural changes in the population. Access to all kinds of content through a simple click on a device that fits in your pocket has forced major decisions to be taken by digital content producers, about what, how and from which media it now makes more sense to transmit information, music, entertainment, etc. Understanding in which way radio continues (or not) to be part of young Portuguese's daily life, was the main goal of this research. Through a quantitative analysis, this study reflects the digital audio consumption habits of portuguese young people aged 13 to 19. Based on the study conducted in 2019 by Pedrero Esteban, Barrios-Rubio and Medina-Ávila, it was possible to compare the results presented by the authors in Mexico, Spain and Colombia, with the results obtained in Portugal. Although with some differences between the four countries under analysis, justified by the pandemic caused by Covid-19, which further boosted the development and use of digital technologies, what can be seen in general, is that young people are increasingly distant from the radio. It is crucial that broadcasters act to win back their younger audience, otherwise they risk losing their future (adult) listeners.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialMontargil, FilipeRCIPLGouveia, Maria Inês Sousa2023-02-14T15:37:24Z2022-12-192022-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15583TID:203187717porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:17Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15583Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:13.895145Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Influência das plataformas digitais no comportamento dos jovens ouvintes de rádio em Portugal
title Influência das plataformas digitais no comportamento dos jovens ouvintes de rádio em Portugal
spellingShingle Influência das plataformas digitais no comportamento dos jovens ouvintes de rádio em Portugal
Gouveia, Maria Inês Sousa
Rádio
Smartphone
Internet
Consumo
Audio digital
Radio
Consumption
Digital audio
title_short Influência das plataformas digitais no comportamento dos jovens ouvintes de rádio em Portugal
title_full Influência das plataformas digitais no comportamento dos jovens ouvintes de rádio em Portugal
title_fullStr Influência das plataformas digitais no comportamento dos jovens ouvintes de rádio em Portugal
title_full_unstemmed Influência das plataformas digitais no comportamento dos jovens ouvintes de rádio em Portugal
title_sort Influência das plataformas digitais no comportamento dos jovens ouvintes de rádio em Portugal
author Gouveia, Maria Inês Sousa
author_facet Gouveia, Maria Inês Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Montargil, Filipe
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Gouveia, Maria Inês Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Rádio
Smartphone
Internet
Consumo
Audio digital
Radio
Consumption
Digital audio
topic Rádio
Smartphone
Internet
Consumo
Audio digital
Radio
Consumption
Digital audio
description Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-19
2022-12-19T00:00:00Z
2023-02-14T15:37:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15583
TID:203187717
url http://hdl.handle.net/10400.21/15583
identifier_str_mv TID:203187717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133505169391616