Liderança como fator de sucesso na gestão escolar: estudo de caso numa escola privada na região norte de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Vanessa Rocha Lima e
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Souza, Thiago Silva e, Souza, Ranniéry Mazzilly Silva de, Carneiro, Alexandre de Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/33924
Resumo: A partir da literatura, observa-se que teorias de liderança têm por propósito examinar o comportamento dos líderes que são capazes de conquistar a confiança e o apoio de seus seguidores organizacionais, levando-os a um aumento de produtividade e satisfação. Estudos distinguem a abordagem transformacional da liderança como responsável por altos níveis de motivação e compromisso dos seguidores. Analisar o contributo da liderança para o sucesso na gestão escolar foi o objetivo principal desta investigação. Para isso, optou-se pela tipologia mista, na forma de um estudo de caso único, com uma abordagem quantiquali, de cunho descritivo-interpretativo. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram o Multifactor Leadership Questionnaire (MLQ-5x), aplicado aos docentes e coordenadores pedagógicos, assim como um inquérito por entrevista à diretora da escola. Constatou-se que o estilo de liderança transformacional, de cunho democrático e inserido num modelo organizacional que se distingue por uma imagem de clã, resulta na eficácia, na satisfação e, em especial, no reforço ao empenhamento motivacional dos agentes educadores. Por conseguinte, depreende-se que uma liderança motivada, inovadora, experiente e consciente de sua função estratégica para o alcance dos objetivos organizacionais contribui para o sucesso da gestão escolar.
id RCAP_ce0e0aed673e85217ad84e3e9e766dc7
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33924
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Liderança como fator de sucesso na gestão escolar: estudo de caso numa escola privada na região norte de PortugalLeadership as factor of success in school management: case study in a private school in the northern region of PortugalLiderança escolarGestão escolarMultifactor leadership questionnaireSchool leadershipSchool managementA partir da literatura, observa-se que teorias de liderança têm por propósito examinar o comportamento dos líderes que são capazes de conquistar a confiança e o apoio de seus seguidores organizacionais, levando-os a um aumento de produtividade e satisfação. Estudos distinguem a abordagem transformacional da liderança como responsável por altos níveis de motivação e compromisso dos seguidores. Analisar o contributo da liderança para o sucesso na gestão escolar foi o objetivo principal desta investigação. Para isso, optou-se pela tipologia mista, na forma de um estudo de caso único, com uma abordagem quantiquali, de cunho descritivo-interpretativo. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram o Multifactor Leadership Questionnaire (MLQ-5x), aplicado aos docentes e coordenadores pedagógicos, assim como um inquérito por entrevista à diretora da escola. Constatou-se que o estilo de liderança transformacional, de cunho democrático e inserido num modelo organizacional que se distingue por uma imagem de clã, resulta na eficácia, na satisfação e, em especial, no reforço ao empenhamento motivacional dos agentes educadores. Por conseguinte, depreende-se que uma liderança motivada, inovadora, experiente e consciente de sua função estratégica para o alcance dos objetivos organizacionais contribui para o sucesso da gestão escolar.From the literature, it can be observed that leadership theories are intended to examine the behavior of leaders who are able to earn the trust and the support of their organizational subordinated, leading them to an increase in their productivity and satisfaction. Studies point out the transformational leadership approachas responsible for high levels of motivation and commitment on behalf of the subordinated. Analyzing the contribution of leadership to the success in school management was the main objective of this research. For that, a mixed methodology was used, in the form of a single case study, with a quantitative and qualitative approach, being descriptive and interpretative. The data collection instruments used were the Multifactor Leadership Questionnaire (MLQ-5x), applied to teachers and to coordinators,as well as an interview survey directed to the school principal. It was found that the transformational leadership style, democratic in its nature and inserted in an organizational model that is defined by an image of clan, results in efficiency, satisfaction and,especially, in the strengthening of the motivational commitment of the educators. Therefore, it is inferred that a motivated, innovative and experienced leadership, aware of its strategic role for the achievement of the organizational goals, contributes to the success of the school management.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSouza, Vanessa Rocha Lima eSouza, Thiago Silva eSouza, Ranniéry Mazzilly Silva deCarneiro, Alexandre de Freitas2021-06-24T11:29:40Z2017-06-082017-06-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/33924por1982-875610.15603/1982-8756/roc.v13n25p121-174info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:39:26Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33924Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:27:28.787625Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Liderança como fator de sucesso na gestão escolar: estudo de caso numa escola privada na região norte de Portugal
Leadership as factor of success in school management: case study in a private school in the northern region of Portugal
title Liderança como fator de sucesso na gestão escolar: estudo de caso numa escola privada na região norte de Portugal
spellingShingle Liderança como fator de sucesso na gestão escolar: estudo de caso numa escola privada na região norte de Portugal
Souza, Vanessa Rocha Lima e
Liderança escolar
Gestão escolar
Multifactor leadership questionnaire
School leadership
School management
title_short Liderança como fator de sucesso na gestão escolar: estudo de caso numa escola privada na região norte de Portugal
title_full Liderança como fator de sucesso na gestão escolar: estudo de caso numa escola privada na região norte de Portugal
title_fullStr Liderança como fator de sucesso na gestão escolar: estudo de caso numa escola privada na região norte de Portugal
title_full_unstemmed Liderança como fator de sucesso na gestão escolar: estudo de caso numa escola privada na região norte de Portugal
title_sort Liderança como fator de sucesso na gestão escolar: estudo de caso numa escola privada na região norte de Portugal
author Souza, Vanessa Rocha Lima e
author_facet Souza, Vanessa Rocha Lima e
Souza, Thiago Silva e
Souza, Ranniéry Mazzilly Silva de
Carneiro, Alexandre de Freitas
author_role author
author2 Souza, Thiago Silva e
Souza, Ranniéry Mazzilly Silva de
Carneiro, Alexandre de Freitas
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Vanessa Rocha Lima e
Souza, Thiago Silva e
Souza, Ranniéry Mazzilly Silva de
Carneiro, Alexandre de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Liderança escolar
Gestão escolar
Multifactor leadership questionnaire
School leadership
School management
topic Liderança escolar
Gestão escolar
Multifactor leadership questionnaire
School leadership
School management
description A partir da literatura, observa-se que teorias de liderança têm por propósito examinar o comportamento dos líderes que são capazes de conquistar a confiança e o apoio de seus seguidores organizacionais, levando-os a um aumento de produtividade e satisfação. Estudos distinguem a abordagem transformacional da liderança como responsável por altos níveis de motivação e compromisso dos seguidores. Analisar o contributo da liderança para o sucesso na gestão escolar foi o objetivo principal desta investigação. Para isso, optou-se pela tipologia mista, na forma de um estudo de caso único, com uma abordagem quantiquali, de cunho descritivo-interpretativo. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram o Multifactor Leadership Questionnaire (MLQ-5x), aplicado aos docentes e coordenadores pedagógicos, assim como um inquérito por entrevista à diretora da escola. Constatou-se que o estilo de liderança transformacional, de cunho democrático e inserido num modelo organizacional que se distingue por uma imagem de clã, resulta na eficácia, na satisfação e, em especial, no reforço ao empenhamento motivacional dos agentes educadores. Por conseguinte, depreende-se que uma liderança motivada, inovadora, experiente e consciente de sua função estratégica para o alcance dos objetivos organizacionais contribui para o sucesso da gestão escolar.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-08
2017-06-08T00:00:00Z
2021-06-24T11:29:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/33924
url http://hdl.handle.net/10400.14/33924
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1982-8756
10.15603/1982-8756/roc.v13n25p121-174
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131992616337408