O impacto do álbum ilustrado no desenvolvimento da literacia visual em crianças de três anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Catarina da Cunha
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/58077
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_ce10801366b7a4c132e90f5a88a18461
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58077
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto do álbum ilustrado no desenvolvimento da literacia visual em crianças de três anosLiteracia visualÁlbuns ilustradosExpressão artísticaVisual literacyIllustrated albumsArtistic expressionCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório estudo o impacto do álbum ilustrado no desenvolvimento da literacia visual em crianças de três anos, fundamentando-se num projeto de intervenção pedagógica partindo dos pressupostos da metodologia de Investigação-Ação. Este projeto pretendeu analisar o desenvolvimento da literacia visual através da exploração de álbuns ilustrados numa idade muito precoce. Com este projeto pretendeu-se, igualmente, articular todas as áreas de conteúdo consagradas no documento orientador da educação pré-escolar, numa perspetiva integradora e globalizante. Neste relatório de estágio apresentamos os benefícios da exploração dos álbuns ilustrados, utilizados para estimular a literacia visual. Esta estratégia implica uma intervenção focada no desenvolvimento da perceção, da sensibilidade da criança, de competências cognitivas, sociais e artísticas. Sendo este um documento de cariz reflexivo e descritivo, o presente trabalho descreve todo o desenvolvimento do projeto onde são descritas, com bastante detalhe, as intervenções que permitiram fazer a análise e reflexão dos dados recolhidos. Finalmente, são ainda apresentadas as conclusões onde destacamos as principais aprendizagens realizadas ao longo da intervenção pedagógica bem como a avaliação da concretização dos objetivos propostos no relatório.The present report deals with the question of what impact the picture story book in visual literacy development in children of three years old, which is based on a pedagogical intervention project based on research-action methodology´s assumptions. This project analyzed the visual literacy development through the exploration of picture story book with early childhood. This project also aimed to articulate all the content areas considered by pre-school curriculum guide through an integrated and global perspective. This study presents the benefits of exploring picture story books as a strategy to encourage visual literacy. This strategy implicated an intervention focused in child perception and sensibility and the development of cognitive, social and artistic skills. The reflective and descriptive document nature implicated a full description of the entire project development, interventions, leading to an analysis and comprehensive reflection of the data-based. Finally, the conclusions presents the main achievements obtained through the pedagogical intervention and the core evaluation initially proposed.Palhares, Sandra Susana Pires SilvaUniversidade do MinhoOliveira, Ana Catarina da Cunha20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/58077por202131742info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:13:14Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58077Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:05:17.472300Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto do álbum ilustrado no desenvolvimento da literacia visual em crianças de três anos
title O impacto do álbum ilustrado no desenvolvimento da literacia visual em crianças de três anos
spellingShingle O impacto do álbum ilustrado no desenvolvimento da literacia visual em crianças de três anos
Oliveira, Ana Catarina da Cunha
Literacia visual
Álbuns ilustrados
Expressão artística
Visual literacy
Illustrated albums
Artistic expression
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O impacto do álbum ilustrado no desenvolvimento da literacia visual em crianças de três anos
title_full O impacto do álbum ilustrado no desenvolvimento da literacia visual em crianças de três anos
title_fullStr O impacto do álbum ilustrado no desenvolvimento da literacia visual em crianças de três anos
title_full_unstemmed O impacto do álbum ilustrado no desenvolvimento da literacia visual em crianças de três anos
title_sort O impacto do álbum ilustrado no desenvolvimento da literacia visual em crianças de três anos
author Oliveira, Ana Catarina da Cunha
author_facet Oliveira, Ana Catarina da Cunha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Palhares, Sandra Susana Pires Silva
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ana Catarina da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Literacia visual
Álbuns ilustrados
Expressão artística
Visual literacy
Illustrated albums
Artistic expression
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Literacia visual
Álbuns ilustrados
Expressão artística
Visual literacy
Illustrated albums
Artistic expression
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/58077
url http://hdl.handle.net/1822/58077
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202131742
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132465217929216