O impacto do álbum ilustrado no desenvolvimento da literacia visual em crianças de três anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/58077 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_ce10801366b7a4c132e90f5a88a18461 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58077 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O impacto do álbum ilustrado no desenvolvimento da literacia visual em crianças de três anosLiteracia visualÁlbuns ilustradosExpressão artísticaVisual literacyIllustrated albumsArtistic expressionCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório estudo o impacto do álbum ilustrado no desenvolvimento da literacia visual em crianças de três anos, fundamentando-se num projeto de intervenção pedagógica partindo dos pressupostos da metodologia de Investigação-Ação. Este projeto pretendeu analisar o desenvolvimento da literacia visual através da exploração de álbuns ilustrados numa idade muito precoce. Com este projeto pretendeu-se, igualmente, articular todas as áreas de conteúdo consagradas no documento orientador da educação pré-escolar, numa perspetiva integradora e globalizante. Neste relatório de estágio apresentamos os benefícios da exploração dos álbuns ilustrados, utilizados para estimular a literacia visual. Esta estratégia implica uma intervenção focada no desenvolvimento da perceção, da sensibilidade da criança, de competências cognitivas, sociais e artísticas. Sendo este um documento de cariz reflexivo e descritivo, o presente trabalho descreve todo o desenvolvimento do projeto onde são descritas, com bastante detalhe, as intervenções que permitiram fazer a análise e reflexão dos dados recolhidos. Finalmente, são ainda apresentadas as conclusões onde destacamos as principais aprendizagens realizadas ao longo da intervenção pedagógica bem como a avaliação da concretização dos objetivos propostos no relatório.The present report deals with the question of what impact the picture story book in visual literacy development in children of three years old, which is based on a pedagogical intervention project based on research-action methodology´s assumptions. This project analyzed the visual literacy development through the exploration of picture story book with early childhood. This project also aimed to articulate all the content areas considered by pre-school curriculum guide through an integrated and global perspective. This study presents the benefits of exploring picture story books as a strategy to encourage visual literacy. This strategy implicated an intervention focused in child perception and sensibility and the development of cognitive, social and artistic skills. The reflective and descriptive document nature implicated a full description of the entire project development, interventions, leading to an analysis and comprehensive reflection of the data-based. Finally, the conclusions presents the main achievements obtained through the pedagogical intervention and the core evaluation initially proposed.Palhares, Sandra Susana Pires SilvaUniversidade do MinhoOliveira, Ana Catarina da Cunha20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/58077por202131742info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:13:14Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58077Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:05:17.472300Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto do álbum ilustrado no desenvolvimento da literacia visual em crianças de três anos |
title |
O impacto do álbum ilustrado no desenvolvimento da literacia visual em crianças de três anos |
spellingShingle |
O impacto do álbum ilustrado no desenvolvimento da literacia visual em crianças de três anos Oliveira, Ana Catarina da Cunha Literacia visual Álbuns ilustrados Expressão artística Visual literacy Illustrated albums Artistic expression Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O impacto do álbum ilustrado no desenvolvimento da literacia visual em crianças de três anos |
title_full |
O impacto do álbum ilustrado no desenvolvimento da literacia visual em crianças de três anos |
title_fullStr |
O impacto do álbum ilustrado no desenvolvimento da literacia visual em crianças de três anos |
title_full_unstemmed |
O impacto do álbum ilustrado no desenvolvimento da literacia visual em crianças de três anos |
title_sort |
O impacto do álbum ilustrado no desenvolvimento da literacia visual em crianças de três anos |
author |
Oliveira, Ana Catarina da Cunha |
author_facet |
Oliveira, Ana Catarina da Cunha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Palhares, Sandra Susana Pires Silva Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ana Catarina da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literacia visual Álbuns ilustrados Expressão artística Visual literacy Illustrated albums Artistic expression Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Literacia visual Álbuns ilustrados Expressão artística Visual literacy Illustrated albums Artistic expression Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/58077 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/58077 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202131742 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132465217929216 |