As comunidades online na promoção do pensamento crítico em didática das ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Rui Marques
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/23996
Resumo: A maioria das crianças e pré-adolescentes que frequentam já o Ensino Básico, tal como destacam muitas agências e organismos internacionais, nasceu na era das ferramentas digitais e das redes sociais e irão exercer profissões que, neste momento, ainda não existem. Por esta e outras razões tem vindo a ganhar preponderância acrescida o promover de competências, como o pensamento crítico e criativo, a fim de as preparar para lidarem com a imprevisibilidade que vão encontrar e que permitam a requalificação ao longo das suas vidas. Neste contexto e dado o potencial das Comunidades de Aprendizagem e/ou de Prática (CAP), nomeadamente online, no contexto da formação de professores, procura-se proceder a uma reflexão acerca destas comunidades na promoção do pensamento crítico. Assim, com vista à fundamentação e construção de boas práticas de formação de professores, no caso do ensino básico, além do enquadramento e razões que justificaram a realização deste trabalho, começa-se por apresentar as comunidades profissionais de professores, destacando-se as de apresendizagem e de Prática e, depois, as online. Do mesmo modo, a seguir, sintetiza-se a investigação que se tem realizado sobre o pensamento crítico em educação, com foco, por um lado, nas abordagens e quadros de referência e, por outro, nas estratégias de ensino e de aprendizagem. Na terceira parte procura-se descrever o modo como se tem vindo a promover o pensamento crítico na formação em Didática das Ciências através de uma CAP online, que se denomina EducaCiencia. No final salientam-se algumas reflexões que podem contribuir para a melhoria da educação e da formação de professores. Como se assume mais adiante, no âmbito da multidimensionalidade de processos formativos e dos seus intervenientes, e no quadro da sua complexidade e das suas interações, almeja-se, potenciar a melhoria das práticas destes futuros professores das ciências desde os primeiros anos, numa perspetiva de literacia científica crítica. A relevância deste trabalho, que configura igualmente um dos seus aspetos inovadores, advém da necessidade de se fomentarem espaços de (re)construção de conhecimento sobre a formação de professores do ensino básico, num quadro (de Bolonha) que continua a ser emergente em Portugal. Um outro aspeto inovador, que evidencia a sua relevância, é a operacionalização de tal espaço mediante o desenvolvimento de uma CAP online.
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Assim, com vista à fundamentação e construção de boas práticas de formação de professores, no caso do ensino básico, além do enquadramento e razões que justificaram a realização deste trabalho, começa-se por apresentar as comunidades profissionais de professores, destacando-se as de apresendizagem e de Prática e, depois, as online. Do mesmo modo, a seguir, sintetiza-se a investigação que se tem realizado sobre o pensamento crítico em educação, com foco, por um lado, nas abordagens e quadros de referência e, por outro, nas estratégias de ensino e de aprendizagem. Na terceira parte procura-se descrever o modo como se tem vindo a promover o pensamento crítico na formação em Didática das Ciências através de uma CAP online, que se denomina EducaCiencia. No final salientam-se algumas reflexões que podem contribuir para a melhoria da educação e da formação de professores. Como se assume mais adiante, no âmbito da multidimensionalidade de processos formativos e dos seus intervenientes, e no quadro da sua complexidade e das suas interações, almeja-se, potenciar a melhoria das práticas destes futuros professores das ciências desde os primeiros anos, numa perspetiva de literacia científica crítica. A relevância deste trabalho, que configura igualmente um dos seus aspetos inovadores, advém da necessidade de se fomentarem espaços de (re)construção de conhecimento sobre a formação de professores do ensino básico, num quadro (de Bolonha) que continua a ser emergente em Portugal. Um outro aspeto inovador, que evidencia a sua relevância, é a operacionalização de tal espaço mediante o desenvolvimento de uma CAP online.The majority of children and pre-teens already integrated in primary education was born in the digital tools and social media era, as many agencies and international organisms highlight, and will practice professions that do not currently exist. Due to this fact, it’s becoming increasingly important to promote competences, such as critical and creative thinking, in order to prepare them to deal with the unpredictability they will find and allow them a lifelong requalification. In this context and concerning the potential of the Communities of Learning and/or Practice (CLP), namely online, in the perspective of teachers’ education, we seek to reflect about the role of these communities in the promotion of critical thinking. Thus, in this book the teachers’ professional communities will be presented, highlighting the learning and practice communities and then the online communities, bearing in mind the justification and the construction of good practices for teacher education, in the case of primary education. The framework and reasons that justify this work will also be identified. Next, the research on critical thinking in education is synthesized, focusing, on the one hand, on the approaches and reference frameworks and, on the other hand, on the teaching and learning strategies. Then, it’s described the way critical thinking has been promoted in the context of the Didactics of Science through an online CLP denominated EducaCiencia. Finally, some reflections that may allow the improvement of teachers’ training and education are mentioned. As it is assumed further ahead, in the context of multidimensionality, training processes and their intervening parties, and within the framework of its complexity and interactions, it’s aimed to improve the practice of these future science teachers since the first years, in a critical scientific literary approach. The relevance of this work, which also configures one of its innovative aspects, comes from the need to foster spaces for the (re)construction of knowledge on primary education teachers’ training, in a (Bologna reform) framework that is still emerging in Portugal. Another innovative aspect, that emphasizes its relevance, is the operationalization of such space according to the development of an online CLP.UA Editora2018-09-03T14:28:33Z2018-03-01T00:00:00Z2018-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23996por978-972-789-538-0Vieira, Rui Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:47:17Zoai:ria.ua.pt:10773/23996Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:51.467095Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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