Supervisão pedagógica: o papel do orientador/o papel do estagiário: Revisão bibliográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, João Gualter Azevedo Meireles de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/516
Resumo: O Orientador e o Estagiário assumem um papel cada vez mais importante na Supervisão pedagógica. Aspectos relacionados com os princípios, conhecimentos, competências, a acção do Pensar/Agir e o desenvolvimento profissional dos Professores influenciam e condicionam cada vez mais o processo de ensino-aprendizagem e a própria supervisão pedagógica. Neste contexto é importante perceber qual o papel do Orientador e o papel do Estagiário, para que o estágio pedagógico seja de desenvolvimento profissional para ambos. Como estagiário no ano lectivo 2009/2010 achei de suma importância perceber melhor estes processos e fazer um pequeno relato da minha experiencia enquanto estagiário. Recorri também a opinião do meu Orientador de Estágio. No meu ponto de vista o estágio foi e será sempre um marco na minha vida profissional e pessoal, foi um caminho longo, com várias dificuldades que tive de ultrapassar, mas hoje reconheço que foi graças a essas mesmas dificuldades que me sinto preparado para encarar o futuro com grande optimismo e profissionalismo. Cabe ao Supervisor/Orientador auxiliar o estagiário a encontrar a melhor forma de tornar o conhecimento adquirido, ao longo da sua formação académica, compreensível e adequado aos seus alunos, importa também que o supervisor incentive sistematicamente o estagiário à reflexão sobre o trabalho realizado e à perspectivação do que irá fazer nas aulas seguintes para que assim o estagiário melhore de dia para dia e aprenda com os seus próprios erros.
id RCAP_c65e68d6720c9a44b71ee57d36a673f1
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/516
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Supervisão pedagógica: o papel do orientador/o papel do estagiário: Revisão bibliográficaSupervisão PedagógicaEstágios pedagógicosO Orientador e o Estagiário assumem um papel cada vez mais importante na Supervisão pedagógica. Aspectos relacionados com os princípios, conhecimentos, competências, a acção do Pensar/Agir e o desenvolvimento profissional dos Professores influenciam e condicionam cada vez mais o processo de ensino-aprendizagem e a própria supervisão pedagógica. Neste contexto é importante perceber qual o papel do Orientador e o papel do Estagiário, para que o estágio pedagógico seja de desenvolvimento profissional para ambos. Como estagiário no ano lectivo 2009/2010 achei de suma importância perceber melhor estes processos e fazer um pequeno relato da minha experiencia enquanto estagiário. Recorri também a opinião do meu Orientador de Estágio. No meu ponto de vista o estágio foi e será sempre um marco na minha vida profissional e pessoal, foi um caminho longo, com várias dificuldades que tive de ultrapassar, mas hoje reconheço que foi graças a essas mesmas dificuldades que me sinto preparado para encarar o futuro com grande optimismo e profissionalismo. Cabe ao Supervisor/Orientador auxiliar o estagiário a encontrar a melhor forma de tornar o conhecimento adquirido, ao longo da sua formação académica, compreensível e adequado aos seus alunos, importa também que o supervisor incentive sistematicamente o estagiário à reflexão sobre o trabalho realizado e à perspectivação do que irá fazer nas aulas seguintes para que assim o estagiário melhore de dia para dia e aprenda com os seus próprios erros.The Supervisor and the Trainee play an increasingly important role in Didactic Supervision. The teaching-learning process and pedagogical supervision are progressively influenced by the professional development of teachers and other aspects that involve principles, knowledge, skills, and the act of Thinking/Acting. Therefore, it is important to understand the role of the Supervisor and of the Trainee, so that the Teaching Internship my benefit both in professional growth. As an Intern in the 2009/2010 school year, I found it of critical importance to better understand these processes and to report my experience as a Trainee. I also sought the opinion of the Internship Advisor. Accordingly, this internship will forever be a milestone in my professional and personal journey. It was a long road, with various obstacles to overcome, but looking back I realize that those obstacles have prepared me to face the future with great optimism and professionalism.It is the role of the Internship Advisor to guide the Trainee in finding the best way to transform the theoretical knowledge acquired during the formative years into a comprehensive and adequate practical use. It is also important that the Advisor systematically encourages the Intern to reflect on his work, so that the Intern may learn from the experience and improve on a daily basis from the mistakes that were made.2011-08-24T15:40:43Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/516porSousa, João Gualter Azevedo Meireles deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:36:06Zoai:repositorio.utad.pt:10348/516Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:22.580808Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Supervisão pedagógica: o papel do orientador/o papel do estagiário: Revisão bibliográfica
title Supervisão pedagógica: o papel do orientador/o papel do estagiário: Revisão bibliográfica
spellingShingle Supervisão pedagógica: o papel do orientador/o papel do estagiário: Revisão bibliográfica
Sousa, João Gualter Azevedo Meireles de
Supervisão Pedagógica
Estágios pedagógicos
title_short Supervisão pedagógica: o papel do orientador/o papel do estagiário: Revisão bibliográfica
title_full Supervisão pedagógica: o papel do orientador/o papel do estagiário: Revisão bibliográfica
title_fullStr Supervisão pedagógica: o papel do orientador/o papel do estagiário: Revisão bibliográfica
title_full_unstemmed Supervisão pedagógica: o papel do orientador/o papel do estagiário: Revisão bibliográfica
title_sort Supervisão pedagógica: o papel do orientador/o papel do estagiário: Revisão bibliográfica
author Sousa, João Gualter Azevedo Meireles de
author_facet Sousa, João Gualter Azevedo Meireles de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, João Gualter Azevedo Meireles de
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão Pedagógica
Estágios pedagógicos
topic Supervisão Pedagógica
Estágios pedagógicos
description O Orientador e o Estagiário assumem um papel cada vez mais importante na Supervisão pedagógica. Aspectos relacionados com os princípios, conhecimentos, competências, a acção do Pensar/Agir e o desenvolvimento profissional dos Professores influenciam e condicionam cada vez mais o processo de ensino-aprendizagem e a própria supervisão pedagógica. Neste contexto é importante perceber qual o papel do Orientador e o papel do Estagiário, para que o estágio pedagógico seja de desenvolvimento profissional para ambos. Como estagiário no ano lectivo 2009/2010 achei de suma importância perceber melhor estes processos e fazer um pequeno relato da minha experiencia enquanto estagiário. Recorri também a opinião do meu Orientador de Estágio. No meu ponto de vista o estágio foi e será sempre um marco na minha vida profissional e pessoal, foi um caminho longo, com várias dificuldades que tive de ultrapassar, mas hoje reconheço que foi graças a essas mesmas dificuldades que me sinto preparado para encarar o futuro com grande optimismo e profissionalismo. Cabe ao Supervisor/Orientador auxiliar o estagiário a encontrar a melhor forma de tornar o conhecimento adquirido, ao longo da sua formação académica, compreensível e adequado aos seus alunos, importa também que o supervisor incentive sistematicamente o estagiário à reflexão sobre o trabalho realizado e à perspectivação do que irá fazer nas aulas seguintes para que assim o estagiário melhore de dia para dia e aprenda com os seus próprios erros.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2011-08-24T15:40:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/516
url http://hdl.handle.net/10348/516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137097615933440