Lojas de conveniência : o impacto do risco percebido na intenção de compra vs. o nível de automação de serviço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arias, Luiz Fernando Caruncho
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/19937
Resumo: Mestrado em Marketing
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spelling Lojas de conveniência : o impacto do risco percebido na intenção de compra vs. o nível de automação de serviçoloja de conveniênciarisco percebidointenção de compraconvenience storeperceived riskpurchase intentionMestrado em MarketingCom a ausência de espaço e falta de tempo cria-se o cenário ideal para o crescimento das lojas de conveniência. No entanto, os custos com a mão-de-obra têm peso negativo na rentabilidade do retalho, assim como a necessidade de padronização de atendimento, viabilizando a automação do serviço. No Brasil, o número de lojas de conveniência possui uma elevada taxa de crescimento. Porém, seu nível de automação e utilização de vending machines ainda é baixo comparado com países mais desenvolvidos. A ascensão destes modelos de negócio depende da perceção do consumidor, principalmente no que se refere ao risco. Neste sentido, o objetivo do presente estudo é compreender qual influência do risco percebido na intenção de compra em uma loja de conveniência tradicional e em um modelo vending machine. Para tal, foi feito um estudo explanatório, com recurso a uma amostra não probabilística por conveniência através de aplicação de um questionário online autoadministrado pelos inquiridos, que obteve 431 respostas válidas. Estudos evidenciam que os riscos têm influência direta na intenção de compra. Este estudo visa perceber quais destes riscos possuem maior influência nos modelos de loja e suas diferenças. Os resultados confirmam tal influência e concluíram que a perceção do risco financeiro é o que mais impacta a intenção de compra em ambos os modelos. Além disso, mostra que a perceção de risco é diferente nos dois tipos de negócio e as lojas de conveniência padrão possuem uma intenção de compra mais alta.The lack of space and time create the ideal scenario for the expansion of convenience stores. However, the labor costs cause a negative impact on retail revenues, as well as the need for the standardization of the service, enabling the automatization of the service. In Brazil, the number of convenience stores grows in a high path, but its level of automation and of using vending machines is still low when compared to developed countries. The rise of these business models depends on the consumer's perception, especially with regard to risk. In this sense, the objective of the present study is to understand the influence of the perceived risk in the purchase intention in a traditional convenience store and in a vending machine model. For this purpose, an explanatory study will be done, with a non-probabilistic sample for convenience through the application of an online questionnaire self-administered by the respondent, which obtained 431 valid answers. The literature claims that risks have a direct influence on the purchase intention and with this study it is estimated to perceive which of the risks have more influence in each of the store models and what are the differences between those perceptions. The results confirm this influence and conclude that the perception of the financial risk is the one that most impacts the purchase intention in both models. It also demonstrates that the risk perception is different for both types of business and that standard convenience stores have a higher purchase intention.Instituto Superior de Economia e GestãoAfonso, AnaRepositório da Universidade de LisboaArias, Luiz Fernando Caruncho2020-03-20T18:14:39Z2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19937porArias, Luiz Fernando Caruncho (2019). "Lojas de conveniência : o impacto do risco percebido na intenção de compra vs. o nível de automação de serviço". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:49:25Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19937Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:46.614766Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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