Aplicação do Projecto Andebol de Relva para 1º ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prates, Ricardo Filipe Vieira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6484
Resumo: O andebol apresenta uma estrutura de jogo complexa, exigindo execuções de técni-cas especificas, desenvolvimento das táctico e das estratégias adequadas. Devemos atrair a criança criando situações de divertimento quando está no processo de aprendizagem da modalidade, tentando despertar o desejo de seguir a sua prática. O mini-andebol, é um jogo desenhado para o primeiro contacto com a modalidade, seguindo os princípios de uma pedagogia desportiva moderna que integra os elementos básicos da modalidade com a criança, através de actividades lúdicas, que permitem poste-riormente um fácil acesso na aprendizagem específica do jogo. É um jogo para a iniciação e aprendizagem dos conceitos básicos do andebol, pre-tendendo que as crianças se divirtam e ao mesmo tempo aprendam e aperfeiçoem pouco a pouco as destrezas, actividades motoras, socialização e desenvolvam a inteligência motora. O mini-andebol aplicado de forma adequada pode trazer o apoio e suporte para o desenvolvimento da criança. Deve ter-se em conta nesta fase as limitações da criança em relação ao esforço, ao tempo de duração das actividades e à atenção exigida. De acordo com todas as anteriores premissas, foi desenvolvido este projecto, sendo denominado por “Andebol de Relva” e que servirá de elemento de avaliação para a obten-ção do grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensino Básicos e Secundários, ministrado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
id RCAP_ce45bee299493d1397ee94920f89fe9a
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6484
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aplicação do Projecto Andebol de Relva para 1º ciclo do Ensino BásicoAndebolJogos desportivos coletivosEnsino básicoJogos pré-desportivosO andebol apresenta uma estrutura de jogo complexa, exigindo execuções de técni-cas especificas, desenvolvimento das táctico e das estratégias adequadas. Devemos atrair a criança criando situações de divertimento quando está no processo de aprendizagem da modalidade, tentando despertar o desejo de seguir a sua prática. O mini-andebol, é um jogo desenhado para o primeiro contacto com a modalidade, seguindo os princípios de uma pedagogia desportiva moderna que integra os elementos básicos da modalidade com a criança, através de actividades lúdicas, que permitem poste-riormente um fácil acesso na aprendizagem específica do jogo. É um jogo para a iniciação e aprendizagem dos conceitos básicos do andebol, pre-tendendo que as crianças se divirtam e ao mesmo tempo aprendam e aperfeiçoem pouco a pouco as destrezas, actividades motoras, socialização e desenvolvam a inteligência motora. O mini-andebol aplicado de forma adequada pode trazer o apoio e suporte para o desenvolvimento da criança. Deve ter-se em conta nesta fase as limitações da criança em relação ao esforço, ao tempo de duração das actividades e à atenção exigida. De acordo com todas as anteriores premissas, foi desenvolvido este projecto, sendo denominado por “Andebol de Relva” e que servirá de elemento de avaliação para a obten-ção do grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensino Básicos e Secundários, ministrado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.Handball has a complex game structure, requiring execution of specific skills, de-velopment of tactic and appropriate strategies. We must attract the child by creating fun situations in the sport learning process, trying to awaken the desire to follow their practice. The mini-handball, is a game designed for the first contact with the sport, following the principles of a modern sports pedagogy that integrates the basic elements of the sport with the child through fun activities that allow an easy access in specific learning game. It is a game for the initiation and learning the basics of handball, pretending that children have fun and learn at the same time and gradually refine the skills, motor activities, socialization and develop motor intelligence. The mini-handball properly implemented can bring support and support for child develop-ment. It should be taken into account at this stage the limitations of the child in relation to stress, the duration of activities and attention required. According to all previous assumptions, we developed this project, which called for "Andebol de Relva" and constitutes the element of evaluation for the degree of Master of Teaching Physical Education in Teaching Basic and Secondary, administered by the Univer-sity of Tras-os-Montes e Alto Douro.2016-09-26T09:19:19Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6484pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessPrates, Ricardo Filipe Vieirareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:51:24Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6484Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:14.267498Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação do Projecto Andebol de Relva para 1º ciclo do Ensino Básico
title Aplicação do Projecto Andebol de Relva para 1º ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Aplicação do Projecto Andebol de Relva para 1º ciclo do Ensino Básico
Prates, Ricardo Filipe Vieira
Andebol
Jogos desportivos coletivos
Ensino básico
Jogos pré-desportivos
title_short Aplicação do Projecto Andebol de Relva para 1º ciclo do Ensino Básico
title_full Aplicação do Projecto Andebol de Relva para 1º ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Aplicação do Projecto Andebol de Relva para 1º ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Aplicação do Projecto Andebol de Relva para 1º ciclo do Ensino Básico
title_sort Aplicação do Projecto Andebol de Relva para 1º ciclo do Ensino Básico
author Prates, Ricardo Filipe Vieira
author_facet Prates, Ricardo Filipe Vieira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prates, Ricardo Filipe Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Andebol
Jogos desportivos coletivos
Ensino básico
Jogos pré-desportivos
topic Andebol
Jogos desportivos coletivos
Ensino básico
Jogos pré-desportivos
description O andebol apresenta uma estrutura de jogo complexa, exigindo execuções de técni-cas especificas, desenvolvimento das táctico e das estratégias adequadas. Devemos atrair a criança criando situações de divertimento quando está no processo de aprendizagem da modalidade, tentando despertar o desejo de seguir a sua prática. O mini-andebol, é um jogo desenhado para o primeiro contacto com a modalidade, seguindo os princípios de uma pedagogia desportiva moderna que integra os elementos básicos da modalidade com a criança, através de actividades lúdicas, que permitem poste-riormente um fácil acesso na aprendizagem específica do jogo. É um jogo para a iniciação e aprendizagem dos conceitos básicos do andebol, pre-tendendo que as crianças se divirtam e ao mesmo tempo aprendam e aperfeiçoem pouco a pouco as destrezas, actividades motoras, socialização e desenvolvam a inteligência motora. O mini-andebol aplicado de forma adequada pode trazer o apoio e suporte para o desenvolvimento da criança. Deve ter-se em conta nesta fase as limitações da criança em relação ao esforço, ao tempo de duração das actividades e à atenção exigida. De acordo com todas as anteriores premissas, foi desenvolvido este projecto, sendo denominado por “Andebol de Relva” e que servirá de elemento de avaliação para a obten-ção do grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensino Básicos e Secundários, ministrado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2016-09-26T09:19:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6484
url http://hdl.handle.net/10348/6484
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137139240206336