Os jogos e os vídeos didáticos: A motivação no ensino da História e da Geografia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Ana Paula
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1683
Resumo: O presente relatório expõe um projeto desenvolvido em contexto real de aprendizagem das disciplinas de História, no oitavo ano de escolaridade, e de Geografia, no décimo primeiro ano de escolaridade. Este relatório é uma narrativa reflexiva sobre o estágio pedagógico, que decorreu na Escola Secundária António Sérgio, no ano letivo de 2011/2012, tendo como objetivos centrais a descrição, reflexão e avaliação do processo experienciado. Elegeu-se como tema/objeto de estudo “Os jogos e os vídeos didáticos: a motivação no ensino da História e Geografia”. Desta forma, tornou-se imprescindível criar instrumentos de avaliação e de recolha de dados. Assim, foram entregues questionários de satisfação que incidiam sobre o impacto e a importância dos vídeos e jogos no ensino, motivação e aprendizagem. Os resultados obtidos não deixam qualquer dúvida que os vídeos e jogos influenciaram os alunos no seu interesse, motivação e aprendizagem. Também foram entregues fichas de trabalho, para os alunos realizarem em casa, que contemplavam os jogos. Os resultados obtidos nestas fichas superaram todas as expectativas, pois a taxa de entrega e os resultados atingidos foram elevados. Salientamos que estamos perante duas turmas indisciplinadas, com aproveitamento satisfatório a fraco e que não têm hábitos de realizar os trabalhos de casa. Estruturalmente, este relatório é composto por quatro capítulos, nos quais se procura fazer uma exposição, análise, fundamentação, reflexão e avaliação de todo o trabalho desenvolvido, bem como enumerar as diferentes tarefas realizadas e explanar as expectativas iniciais. Pretende também evidenciar a relevância que a prática supervisionada possui na formação inicial docente e o papel que o professor ocupa na motivação e aprendizagem dos seus alunos. O objetivo central que tivemos sempre ao longo do nosso estágio pedagógico foi de motivar os alunos de forma a realizarem aprendizagens significativas, desenvolvendo o questionamento e os conhecimentos históricos e geográficos dos alunos, através dos vídeos e jogos apresentados, de forma a desenvolver nos alunos as noções da temporalidade (em História) e da espacialidade (em Geografia).
id RCAP_ce626083073caad0b373635551c4b087
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/1683
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os jogos e os vídeos didáticos: A motivação no ensino da História e da Geografia.O presente relatório expõe um projeto desenvolvido em contexto real de aprendizagem das disciplinas de História, no oitavo ano de escolaridade, e de Geografia, no décimo primeiro ano de escolaridade. Este relatório é uma narrativa reflexiva sobre o estágio pedagógico, que decorreu na Escola Secundária António Sérgio, no ano letivo de 2011/2012, tendo como objetivos centrais a descrição, reflexão e avaliação do processo experienciado. Elegeu-se como tema/objeto de estudo “Os jogos e os vídeos didáticos: a motivação no ensino da História e Geografia”. Desta forma, tornou-se imprescindível criar instrumentos de avaliação e de recolha de dados. Assim, foram entregues questionários de satisfação que incidiam sobre o impacto e a importância dos vídeos e jogos no ensino, motivação e aprendizagem. Os resultados obtidos não deixam qualquer dúvida que os vídeos e jogos influenciaram os alunos no seu interesse, motivação e aprendizagem. Também foram entregues fichas de trabalho, para os alunos realizarem em casa, que contemplavam os jogos. Os resultados obtidos nestas fichas superaram todas as expectativas, pois a taxa de entrega e os resultados atingidos foram elevados. Salientamos que estamos perante duas turmas indisciplinadas, com aproveitamento satisfatório a fraco e que não têm hábitos de realizar os trabalhos de casa. Estruturalmente, este relatório é composto por quatro capítulos, nos quais se procura fazer uma exposição, análise, fundamentação, reflexão e avaliação de todo o trabalho desenvolvido, bem como enumerar as diferentes tarefas realizadas e explanar as expectativas iniciais. Pretende também evidenciar a relevância que a prática supervisionada possui na formação inicial docente e o papel que o professor ocupa na motivação e aprendizagem dos seus alunos. O objetivo central que tivemos sempre ao longo do nosso estágio pedagógico foi de motivar os alunos de forma a realizarem aprendizagens significativas, desenvolvendo o questionamento e os conhecimentos históricos e geográficos dos alunos, através dos vídeos e jogos apresentados, de forma a desenvolver nos alunos as noções da temporalidade (em História) e da espacialidade (em Geografia).The present report exposes a project developed in real learning context of the disciplines of History, in the eighth grade, and Geography, in the eleventh grade. This report is a reflexive narrative about the pedagogical training, which took place in António Sérgio High School in the 2011/2012 school year, having as central objectives the description, reflection and evaluation of the experienced process. It was elected as theme\object of study “Didactical games and videos: the motivation in the teaching of History and Geography”. In this way, it became indispensable to create evaluation and data gathering instruments. Therefore, satisfaction questionnaires were delivered that focused on the impact, importance of videos and games in teaching, motivation and learning. The results obtained leave no doubt that videos and games influenced students in their interest, motivation and learning. Worksheets were also delivered, for the students to do at home, that contemplated games. The results obtained in those worksheets went beyond all expectation because both the rate of delivery and the results attained were high. We stress that we are in the presence of two undisciplined classes, with weak to satisfactory performance and lacking the habit of doing their homework. Structurally, this report is composed of four chapters, in which one tries to make an exposition, analysis, substantiation, reflection and evaluation of all the work developed as well as enumerating the different tasks performed and explain the initial expectations. It also intends to evince the relevance that supervised practice possesses in the initial training for teachers and the role which the teacher takes in the motivation and learning of his students. The central objective that we kept present for the duration of our pedagogical training was to motivate the students so to make significant learnings, developing the questioning and the historical and geographical knowledge of the students through the presented videos and games. The teaching of History must privilege the involvement of the students in the construction of historical knowledge. The teaching of Geography must promote the capability of the student to “think geographically” and locate itself in space.2017-01-03T18:27:36Z2017-01-032014-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRocha P.A. (2014). Os jogos e os vídeos didáticos: A motivação no ensino da História e da Geografia.(Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1683http://hdl.handle.net/11328/1683Rocha P.A. (2014). Os jogos e os vídeos didáticos: A motivação no ensino da História e da Geografia.(Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1683http://hdl.handle.net/11328/1683TID:201533324porRocha, Ana Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:02:49Zoai:repositorio.upt.pt:11328/1683Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:38:39.928563Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os jogos e os vídeos didáticos: A motivação no ensino da História e da Geografia.
title Os jogos e os vídeos didáticos: A motivação no ensino da História e da Geografia.
spellingShingle Os jogos e os vídeos didáticos: A motivação no ensino da História e da Geografia.
Rocha, Ana Paula
title_short Os jogos e os vídeos didáticos: A motivação no ensino da História e da Geografia.
title_full Os jogos e os vídeos didáticos: A motivação no ensino da História e da Geografia.
title_fullStr Os jogos e os vídeos didáticos: A motivação no ensino da História e da Geografia.
title_full_unstemmed Os jogos e os vídeos didáticos: A motivação no ensino da História e da Geografia.
title_sort Os jogos e os vídeos didáticos: A motivação no ensino da História e da Geografia.
author Rocha, Ana Paula
author_facet Rocha, Ana Paula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Ana Paula
description O presente relatório expõe um projeto desenvolvido em contexto real de aprendizagem das disciplinas de História, no oitavo ano de escolaridade, e de Geografia, no décimo primeiro ano de escolaridade. Este relatório é uma narrativa reflexiva sobre o estágio pedagógico, que decorreu na Escola Secundária António Sérgio, no ano letivo de 2011/2012, tendo como objetivos centrais a descrição, reflexão e avaliação do processo experienciado. Elegeu-se como tema/objeto de estudo “Os jogos e os vídeos didáticos: a motivação no ensino da História e Geografia”. Desta forma, tornou-se imprescindível criar instrumentos de avaliação e de recolha de dados. Assim, foram entregues questionários de satisfação que incidiam sobre o impacto e a importância dos vídeos e jogos no ensino, motivação e aprendizagem. Os resultados obtidos não deixam qualquer dúvida que os vídeos e jogos influenciaram os alunos no seu interesse, motivação e aprendizagem. Também foram entregues fichas de trabalho, para os alunos realizarem em casa, que contemplavam os jogos. Os resultados obtidos nestas fichas superaram todas as expectativas, pois a taxa de entrega e os resultados atingidos foram elevados. Salientamos que estamos perante duas turmas indisciplinadas, com aproveitamento satisfatório a fraco e que não têm hábitos de realizar os trabalhos de casa. Estruturalmente, este relatório é composto por quatro capítulos, nos quais se procura fazer uma exposição, análise, fundamentação, reflexão e avaliação de todo o trabalho desenvolvido, bem como enumerar as diferentes tarefas realizadas e explanar as expectativas iniciais. Pretende também evidenciar a relevância que a prática supervisionada possui na formação inicial docente e o papel que o professor ocupa na motivação e aprendizagem dos seus alunos. O objetivo central que tivemos sempre ao longo do nosso estágio pedagógico foi de motivar os alunos de forma a realizarem aprendizagens significativas, desenvolvendo o questionamento e os conhecimentos históricos e geográficos dos alunos, através dos vídeos e jogos apresentados, de forma a desenvolver nos alunos as noções da temporalidade (em História) e da espacialidade (em Geografia).
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-01T00:00:00Z
2017-01-03T18:27:36Z
2017-01-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Rocha P.A. (2014). Os jogos e os vídeos didáticos: A motivação no ensino da História e da Geografia.(Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1683
http://hdl.handle.net/11328/1683
Rocha P.A. (2014). Os jogos e os vídeos didáticos: A motivação no ensino da História e da Geografia.(Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1683
http://hdl.handle.net/11328/1683
TID:201533324
identifier_str_mv Rocha P.A. (2014). Os jogos e os vídeos didáticos: A motivação no ensino da História e da Geografia.(Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1683
TID:201533324
url http://hdl.handle.net/11328/1683
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134945100169216