Os jogos didáticos na aprendizagem da História e da Geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Andreia Araújo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/29157
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino da História e da Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
id RCAP_46afaede0d164072e48130608dcc82fe
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29157
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os jogos didáticos na aprendizagem da História e da GeografiaEducação históricaEducação geográficaJogos didáticosHistoric educationGeographic educationDidactives games371.38293:372.893372.893:9391:372.891372.891:91Relatório de estágio de mestrado em Ensino da História e da Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioO presente relatório de Estágio de Intervenção Pedagógica supervisionado tem como finalidade apresentar o contexto teórico e metodológico de dois estudos executados nas seguintes disciplinas: História e Cultura das Artes e Geografia, respetivamente numa turma do 1º ano Técnico de Turismo do Ensino Profissional /Ensino Secundário, e numa turma do 3º Ciclo do Ensino Básico. Ambos foram implementados numa escola urbana da cidade de Braga. Estes estudos tiveram como propósito discutir as potencialidades dos jogos didáticos no quotidiano da sala de aula. Assim, definimos os seguintes objetivos: - Compreender a importância dos jogos didáticos na consolidação dos conteúdos programáticos; - Avaliar o contributo dos jogos didáticos como recurso à aprendizagem de História e Geografia. Ao longo do processo de ensino aprendizagem foram utilizadas fichas de trabalho associadas aos jogos implementados, e um questionário aos alunos para a recolha de dados. Os dados recolhidos foram analisados de modo a encontrar respostas que cumprissem os objetivos definidos.The present supervised internpedagogics work experience aims to present a theoretical context in the following school subjects of History, arts of culture and Geography, respectively to a Ist year Touristic technical professional/secondary school, and a 3º year of basic study 3º cycle.Both were implanted in an urban City called Braga. These studies had with purpose to discuss the potentialities of the didactic games within the classroom. Therefore, we define the following objectives: Understanding the importance of the didactic games in the consolidation of the programmatic contents. Evaluate the didactic games contribute as a learning recourse of History and Geography. Along the study learning process were used working activities associated with the game implemented, and made a questioner to the students to obtain information. The obtained resources were then analyzed to make sure that the defined objectives were accomplished.Melo, Maria do CéuUniversidade do MinhoMarques, Andreia Araújo20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/1822/29157por201406594info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:57:29Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29157Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:47:09.021764Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os jogos didáticos na aprendizagem da História e da Geografia
title Os jogos didáticos na aprendizagem da História e da Geografia
spellingShingle Os jogos didáticos na aprendizagem da História e da Geografia
Marques, Andreia Araújo
Educação histórica
Educação geográfica
Jogos didáticos
Historic education
Geographic education
Didactives games
371.382
93:372.893
372.893:93
91:372.891
372.891:91
title_short Os jogos didáticos na aprendizagem da História e da Geografia
title_full Os jogos didáticos na aprendizagem da História e da Geografia
title_fullStr Os jogos didáticos na aprendizagem da História e da Geografia
title_full_unstemmed Os jogos didáticos na aprendizagem da História e da Geografia
title_sort Os jogos didáticos na aprendizagem da História e da Geografia
author Marques, Andreia Araújo
author_facet Marques, Andreia Araújo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melo, Maria do Céu
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Andreia Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação histórica
Educação geográfica
Jogos didáticos
Historic education
Geographic education
Didactives games
371.382
93:372.893
372.893:93
91:372.891
372.891:91
topic Educação histórica
Educação geográfica
Jogos didáticos
Historic education
Geographic education
Didactives games
371.382
93:372.893
372.893:93
91:372.891
372.891:91
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino da História e da Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/29157
url http://hdl.handle.net/1822/29157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201406594
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132228948590592