A interpretação das obras para violino e piano de Fernando Lopes-Graça: perspectiva histórica antes e depois do centenário (2006)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Joana Inês Machado
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/11763
Resumo: Este trabalho pretende: contribuir para um conhecimento mais profundo das obras para violino e piano de Fernando Lopes-Graça, possibilitando uma interpretação historicamente informada; descrever e analisar o campo de relações de Fernando Lopes-Graça com os violinistas da sua época aos quais dedicou parte das suas obras e, identificar a importância e o contributo que tiveram na escrita e interpretação das mesmas. Pretende ainda verificar a evolução da interpretação dessas obras antes e depois do centenário do compositor. A estrutura do texto divide-se em duas partes. Na primeira faz-se uma sucinta revisão biográfica e insere-se o compositor no meio violinístico da época, estudando a relação entre este e os seus intérpretes e procurando definir a influência que estes últimos exerceram na escrita das suas obras para violino e piano. Pretende-se também, nesta primeira parte, retraçar algumas técnicas violinísticas usuais, bem como criadas pelo próprio compositor, através da análise dos termos técnicos específicos ao instrumento utilizados nas obras para violino e piano de Fernando Lopes- Graça. Elementos históricos e analíticos relativos às obras, dados históricos referentes à interpretação e à recepção crítica das obras em estudo são os três pontos em observação adoptados na segunda parte; ### ABSTRACT: The interpretation of works for violin and piano of Fernando Lopes-Graça: historical perspective before and after the centenary (2006). The present dissertation intends to give a deeper knowledge of the works for violin and piano of Fernando Lopes-Graça, so as to enable an historically informed interpretation; to describe and analyse the field of relationships of Fernando Lopes-Graça with the violinists of his time to which he dedicated some of his works and to identify the importance and contribution they had in the writing and performance of the same works; and also to verify the evolution of the performance of those works before and after the centenary of the composer. The text is divided into two parts. The first part contains biographical data and places the composer in the violin performance environment of his period; it proceeds by studying the relationship between the composer and violinists with whom we worked, also trying to define the influence these had on the writing of Lopes-Graça’s works for violin and piano. It’s also intended, in this first part, to draw a list of violin techniques employed, both standard and specifically developped by the composer, from the analysis of technical terms related to the instrument that are used in Lopes-Graça’s works for violin and piano. Historical and analytical elements concerning the works themselves, historical performance data and the works’ public reception in are the three main observation points adopted in the second part of the dissertation.
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