Global schools: a formação de docentes como chave para a transformação social
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/3041 |
Resumo: | O mundo contemporâneo é marcado pela globalização e pelas suas externalidades positivas, como uma potencial maior proximidade entre as pessoas, e negativas, promotoras, por exemplo, de exclusão social. Uma Educação, que se pretenda para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global (ED/ECG), tem de saber enfrentar estes desafios. Neste contexto, é fundamental o papel das escolas, onde devem ser trabalhadas as ferramentas para a compreensão e reflexão sobre a complexidade do mundo global e estimulada a participação e o compromisso para a transformação social, e o das Escolas Superiores de Educação (ESE), dado a responsabilidade que assumem na formação de docentes. Na senda de uma maior integração curricular das temáticas de ED/ECG, é aprovado, em 2016, o Referencial de Educação para o Desenvolvimento, que serviu de base ao desenho dos cursos de formação contínua de docentes desenvolvidos no âmbito do projeto Global Schools: Aprender a (con)viver, na ESE de Viana do Castelo. Neste artigo será apresentado e analisado o modelo de formação, organizado em 3 níveis: curso introdutório; curso avançado; e formação por pares. Para monitorizar as formações, em que participaram docentes de escolas de Viana do Castelo, foram aplicados questionários. Os resultados apontam para um reconhecimento destas formações como uma oportunidade para refletir e construir outros olhares sobre o mundo e sobre os programas curriculares, experimentando novas metodologias que estimulem nas crianças uma visão mais crítica, integrada e empática sobre a sociedade, encorajando a sua participação para a transformação social. Ficou ainda expressa a vontade de alterar práticas docentes. |
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O mundo contemporâneo é marcado pela globalização e pelas suas externalidades positivas, como uma potencial maior proximidade entre as pessoas, e negativas, promotoras, por exemplo, de exclusão social. Uma Educação, que se pretenda para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global (ED/ECG), tem de saber enfrentar estes desafios. Neste contexto, é fundamental o papel das escolas, onde devem ser trabalhadas as ferramentas para a compreensão e reflexão sobre a complexidade do mundo global e estimulada a participação e o compromisso para a transformação social, e o das Escolas Superiores de Educação (ESE), dado a responsabilidade que assumem na formação de docentes. Na senda de uma maior integração curricular das temáticas de ED/ECG, é aprovado, em 2016, o Referencial de Educação para o Desenvolvimento, que serviu de base ao desenho dos cursos de formação contínua de docentes desenvolvidos no âmbito do projeto Global Schools: Aprender a (con)viver, na ESE de Viana do Castelo. Neste artigo será apresentado e analisado o modelo de formação, organizado em 3 níveis: curso introdutório; curso avançado; e formação por pares. Para monitorizar as formações, em que participaram docentes de escolas de Viana do Castelo, foram aplicados questionários. Os resultados apontam para um reconhecimento destas formações como uma oportunidade para refletir e construir outros olhares sobre o mundo e sobre os programas curriculares, experimentando novas metodologias que estimulem nas crianças uma visão mais crítica, integrada e empática sobre a sociedade, encorajando a sua participação para a transformação social. Ficou ainda expressa a vontade de alterar práticas docentes. |
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