Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Joana Filipa Gonçalves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/18205
Resumo: O presente relatório de estágio traduz o processo de formação inicial aliado ao percurso da futura docente na prática educativa dos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico que contribuíram para a construção de uma identidade profissional de habilitação de perfil duplo para a docência.Esta produção escrita,numa articulação entre a teoria e a prática, mobilizou conhecimentos científicos, pedagógicos, didáticos e investigativos que potenciaram uma atitude crítica e reflexiva assente em crenças e valores pessoais. Por conseguinte o desenvolvimento desta postura indagadora, reflexiva e investigativa, foi edificada pelo contributo da Metodologia de Investigação-Ação, que, envolvendo a espiral dinâmica e interativa dos processos de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, possibilitou a transformação da ação. Simultânea e invariavelmente este percurso careceu de interações pedagógicas de natureza colaborativa nas quais todos os intervenientes contribuíram para a promoção de práticas singulares, contextualizadas e inovadoras bem como para o desenvolvimento profissional da futura docente. Concomitantemente, a continuidade educativa das práticas preconizou-se numa ação inscrita no paradigma socioconstrutivista, apoiado pelas pedagogias da escuta e da participação nas quais, com o papel ativo, as crianças co-construíram o seu próprio processo de desenvolvimento e aprendizagem, tendo a docente estagiária assumido o papel de mediadora. Nesta perspetiva, partiu-se dos interesses, necessidades e aprendizagens das crianças, desenvolveu-se a Metodologia de Trabalho Projeto, pautada pela promoção da autonomia, flexibilidade, afetividade, colaboração, respeito pelo outro e convivência democrática com vista às aprendizagens significativas e ao desenvolvimento holístico de cada uma e do grupo.
id RCAP_ce8f066283a83f2b8c095a493f19b462
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/18205
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de EstágioCriançaSocioconstrutivismoInvestigação-açãoTrabalho colaborativoChildrenSocioconstructivismAction researchCollaborative workDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio traduz o processo de formação inicial aliado ao percurso da futura docente na prática educativa dos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico que contribuíram para a construção de uma identidade profissional de habilitação de perfil duplo para a docência.Esta produção escrita,numa articulação entre a teoria e a prática, mobilizou conhecimentos científicos, pedagógicos, didáticos e investigativos que potenciaram uma atitude crítica e reflexiva assente em crenças e valores pessoais. Por conseguinte o desenvolvimento desta postura indagadora, reflexiva e investigativa, foi edificada pelo contributo da Metodologia de Investigação-Ação, que, envolvendo a espiral dinâmica e interativa dos processos de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, possibilitou a transformação da ação. Simultânea e invariavelmente este percurso careceu de interações pedagógicas de natureza colaborativa nas quais todos os intervenientes contribuíram para a promoção de práticas singulares, contextualizadas e inovadoras bem como para o desenvolvimento profissional da futura docente. Concomitantemente, a continuidade educativa das práticas preconizou-se numa ação inscrita no paradigma socioconstrutivista, apoiado pelas pedagogias da escuta e da participação nas quais, com o papel ativo, as crianças co-construíram o seu próprio processo de desenvolvimento e aprendizagem, tendo a docente estagiária assumido o papel de mediadora. Nesta perspetiva, partiu-se dos interesses, necessidades e aprendizagens das crianças, desenvolveu-se a Metodologia de Trabalho Projeto, pautada pela promoção da autonomia, flexibilidade, afetividade, colaboração, respeito pelo outro e convivência democrática com vista às aprendizagens significativas e ao desenvolvimento holístico de cada uma e do grupo.This internship report reflects the process of initial training combined with the journey of the future teacher in educational practice in the contexts of Pre-school Education and Primary School which contributed to the construction of a professionalidentity of dual profile qualification for teaching. This written production, in an articulation between theory and practice, mobilized scientific, pedagogical, didactic and investigative knowledge that enhanced a criticai and reflective attitude based on personal beliefs and values. Therefore, the development of this inquiring, reflective and investigative attitude was built by the contribution of the Action-Research Methodology, which, involving the dynamic and interactive spiral of the processes of observation, planning, action, reflection and evaluation, enabled the transformation of the action. Simultaneously and invariably, this pathway required collaborative pedagogical interactions in which ali those involved contributed to the promotion of unique,contextualised and innovative practices,as well as to the professional development of the future teacher. At the same time, the educational continuity of the practices was based on an action inscribed in the socio-constructivist paradigm, supported by the pedagogies of listening and participation in which, with an active role,the children co-constructed their own development and learning process, with the trainee teacher assuming the role of mediator. From this perspective, based on the children's interests, needs and learning, the Project Work Methodology was developed,guided by the promotion of autonomy,flexibility,affectivity,collaboration, respect for others and democratic coexistence with a view to significant learning and the holistic development of each child and the group.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposSá, Susana Marques deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMachado, Joana Filipa Gonçalves2021-07-29T13:18:32Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18205TID:202776123porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:09:32Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18205Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:49.015678Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio
title Relatório de Estágio
spellingShingle Relatório de Estágio
Machado, Joana Filipa Gonçalves
Criança
Socioconstrutivismo
Investigação-ação
Trabalho colaborativo
Children
Socioconstructivism
Action research
Collaborative work
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio
title_full Relatório de Estágio
title_fullStr Relatório de Estágio
title_full_unstemmed Relatório de Estágio
title_sort Relatório de Estágio
author Machado, Joana Filipa Gonçalves
author_facet Machado, Joana Filipa Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marta, Maria Margarida Campos
Sá, Susana Marques de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Joana Filipa Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Socioconstrutivismo
Investigação-ação
Trabalho colaborativo
Children
Socioconstructivism
Action research
Collaborative work
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Criança
Socioconstrutivismo
Investigação-ação
Trabalho colaborativo
Children
Socioconstructivism
Action research
Collaborative work
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio traduz o processo de formação inicial aliado ao percurso da futura docente na prática educativa dos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico que contribuíram para a construção de uma identidade profissional de habilitação de perfil duplo para a docência.Esta produção escrita,numa articulação entre a teoria e a prática, mobilizou conhecimentos científicos, pedagógicos, didáticos e investigativos que potenciaram uma atitude crítica e reflexiva assente em crenças e valores pessoais. Por conseguinte o desenvolvimento desta postura indagadora, reflexiva e investigativa, foi edificada pelo contributo da Metodologia de Investigação-Ação, que, envolvendo a espiral dinâmica e interativa dos processos de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, possibilitou a transformação da ação. Simultânea e invariavelmente este percurso careceu de interações pedagógicas de natureza colaborativa nas quais todos os intervenientes contribuíram para a promoção de práticas singulares, contextualizadas e inovadoras bem como para o desenvolvimento profissional da futura docente. Concomitantemente, a continuidade educativa das práticas preconizou-se numa ação inscrita no paradigma socioconstrutivista, apoiado pelas pedagogias da escuta e da participação nas quais, com o papel ativo, as crianças co-construíram o seu próprio processo de desenvolvimento e aprendizagem, tendo a docente estagiária assumido o papel de mediadora. Nesta perspetiva, partiu-se dos interesses, necessidades e aprendizagens das crianças, desenvolveu-se a Metodologia de Trabalho Projeto, pautada pela promoção da autonomia, flexibilidade, afetividade, colaboração, respeito pelo outro e convivência democrática com vista às aprendizagens significativas e ao desenvolvimento holístico de cada uma e do grupo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-29T13:18:32Z
2021
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/18205
TID:202776123
url http://hdl.handle.net/10400.22/18205
identifier_str_mv TID:202776123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131468156370944