O ensino estruturado como resposta educativa para alunos com perturbações do espectro do autismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/2644 |
Resumo: | O Ensino Estruturado, uma das estratégias retiradas do modelo TEACCH, tem vindo a ser utilizado em Portugal, como resposta educativa para os alunos com autismo, integrados nas escolas do ensino regular. As Unidades de Ensino Estruturado para a educação de Alunos com Perturbações do Espectro do Autismo são um recurso pedagógico disponibilizado pelo Ministério da Educação que, tendo por referência os ambientes educativos estruturados, procuram proporcionar um ambiente facilitador para a integração no ensino regular, aquisição e desenvolvimento de competências, bem como a redução de problemas comportamentais, neste micro-sistema da sociedade – a escola. |
id |
RCAP_cebf4995da2b6e4eb684321762736bd7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/2644 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O ensino estruturado como resposta educativa para alunos com perturbações do espectro do autismoAutismoUnidades de ensino estruturadoTEACCHEnsino regularAutismStructured teaching support unitsRegular classroomsO Ensino Estruturado, uma das estratégias retiradas do modelo TEACCH, tem vindo a ser utilizado em Portugal, como resposta educativa para os alunos com autismo, integrados nas escolas do ensino regular. As Unidades de Ensino Estruturado para a educação de Alunos com Perturbações do Espectro do Autismo são um recurso pedagógico disponibilizado pelo Ministério da Educação que, tendo por referência os ambientes educativos estruturados, procuram proporcionar um ambiente facilitador para a integração no ensino regular, aquisição e desenvolvimento de competências, bem como a redução de problemas comportamentais, neste micro-sistema da sociedade – a escola.Structured Teaching, via the TEACCH model, is being used in Portugal, as an educational approach for autistic students, within regular schools. The Structured Teaching Support Units for the Educations of Students with Autism Spectrum Disorders are a pedagogical resource made available by the Ministry of Education. Having structured learning environments in mind, these support Units help the students’ integration in regular classrooms, the acquisition and development of essential competencies and the reduction of behavioural problems in this microsystem of society - School.2011-04-19T12:27:37Z2009-01-01T00:00:00Z20092009-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/2644porFigueiredo, Elsa Cristina Ferreira Rodrigues deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:51:37Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/2644Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:25:35.488568Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino estruturado como resposta educativa para alunos com perturbações do espectro do autismo |
title |
O ensino estruturado como resposta educativa para alunos com perturbações do espectro do autismo |
spellingShingle |
O ensino estruturado como resposta educativa para alunos com perturbações do espectro do autismo Figueiredo, Elsa Cristina Ferreira Rodrigues de Autismo Unidades de ensino estruturado TEACCH Ensino regular Autism Structured teaching support units Regular classrooms |
title_short |
O ensino estruturado como resposta educativa para alunos com perturbações do espectro do autismo |
title_full |
O ensino estruturado como resposta educativa para alunos com perturbações do espectro do autismo |
title_fullStr |
O ensino estruturado como resposta educativa para alunos com perturbações do espectro do autismo |
title_full_unstemmed |
O ensino estruturado como resposta educativa para alunos com perturbações do espectro do autismo |
title_sort |
O ensino estruturado como resposta educativa para alunos com perturbações do espectro do autismo |
author |
Figueiredo, Elsa Cristina Ferreira Rodrigues de |
author_facet |
Figueiredo, Elsa Cristina Ferreira Rodrigues de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Elsa Cristina Ferreira Rodrigues de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo Unidades de ensino estruturado TEACCH Ensino regular Autism Structured teaching support units Regular classrooms |
topic |
Autismo Unidades de ensino estruturado TEACCH Ensino regular Autism Structured teaching support units Regular classrooms |
description |
O Ensino Estruturado, uma das estratégias retiradas do modelo TEACCH, tem vindo a ser utilizado em Portugal, como resposta educativa para os alunos com autismo, integrados nas escolas do ensino regular. As Unidades de Ensino Estruturado para a educação de Alunos com Perturbações do Espectro do Autismo são um recurso pedagógico disponibilizado pelo Ministério da Educação que, tendo por referência os ambientes educativos estruturados, procuram proporcionar um ambiente facilitador para a integração no ensino regular, aquisição e desenvolvimento de competências, bem como a redução de problemas comportamentais, neste micro-sistema da sociedade – a escola. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01T00:00:00Z 2009 2009-03 2011-04-19T12:27:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/2644 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/2644 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134819243786240 |