O impacto da escrita combinada em estudantes universitários: o papel da ruminação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia, Vera Melissa Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/76091
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
id RCAP_ced2265ead1a44631ee544f182a09792
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76091
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto da escrita combinada em estudantes universitários: o papel da ruminaçãoThe impact of combined writing in university students: the role of ruminationEscrita expressivaEscrita combinadaEstudantes universitáriosRuminaçãoExpressive writingCombined writingUniversity studentsRuminationCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaIntrodução: As intervenções baseadas na escrita têm sido associadas a benefícios na saúde física e psicológica, utilizando tópicos de escrita focados em experiências negativas, positivas e/ou na combinação das duas. O presente estudo testou o efeito de um programa de escrita combinada no bem-estar e sofrimento psicológico de estudantes universitários. Pretendeu-se igualmente estudar o impacto do programa na ruminação e a sua associação às tarefas de escrita. Método: O programa realizou-se em formato online. A amostra foi constituída por 159 estudantes universitários, distribuídos aleatoriamente por duas condições: experimental e controlo (espera). Os participantes realizaram quatro tarefas de escrita, com a duração de 20 minutos em 4 dias consecutivos. A avaliação incluiu medidas de bem-estar e sofrimento psicológico em três momentos: pré-teste, pós-teste (1 semana) e follow up (2 semanas). A ruminação e o sofrimento psicológico foram avaliados após cada tarefa. Resultados: O programa não teve impacto pré/pós teste nas medidas de sintomas, mas demonstrou eficácia na redução da ruminação, do afeto negativo (pré/pós teste) e do sofrimento psicológico durante a escrita. Conclusões: Embora o programa não tenha tido impacto na sintomatologia depressiva e ansiosa, a diminuição da ruminação pode contribuir para a prevenção de perturbações depressivas e/ou de ansiedade.Introduction: Writing based interventions have been associated with benefits in physical and psychological health, using writing topics focused on negative, positive experiences and / or combining both. The present study tested the effect of a combined writing program on the well-being and psychological distress of university students. It was also intended to study the impact of the program on rumination and its association with writing. Method: The program was online. 159 university students were randomly assigned into two conditions: experimental and control (waiting list). Participants performed four writing tasks with a duration of 20 minutes along 4 consecutive days. The assessment included measures of well-being and psychological distress in three moments: pre-test, post-test (1 week) and follow-up (2 weeks). Rumination and psychological distress were assessed after each writing task. Results: The program had no impact on the pre/post-test symptom measures, but proved effective in reducing rumination, negative affect (pre/post-test) and psychological distress during the writing period. Conclusions: Although the program had no impact on depressive and anxiety symptoms, the decrease in rumination can contribute to the prevention of anxiety and/or depressive disorders.Batista, JoãoGonçalves, Miguel M.Universidade do MinhoGouveia, Vera Melissa Santos20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/76091por202748626info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:25:16Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76091Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:19:29.019257Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto da escrita combinada em estudantes universitários: o papel da ruminação
The impact of combined writing in university students: the role of rumination
title O impacto da escrita combinada em estudantes universitários: o papel da ruminação
spellingShingle O impacto da escrita combinada em estudantes universitários: o papel da ruminação
Gouveia, Vera Melissa Santos
Escrita expressiva
Escrita combinada
Estudantes universitários
Ruminação
Expressive writing
Combined writing
University students
Rumination
Ciências Sociais::Psicologia
title_short O impacto da escrita combinada em estudantes universitários: o papel da ruminação
title_full O impacto da escrita combinada em estudantes universitários: o papel da ruminação
title_fullStr O impacto da escrita combinada em estudantes universitários: o papel da ruminação
title_full_unstemmed O impacto da escrita combinada em estudantes universitários: o papel da ruminação
title_sort O impacto da escrita combinada em estudantes universitários: o papel da ruminação
author Gouveia, Vera Melissa Santos
author_facet Gouveia, Vera Melissa Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Batista, João
Gonçalves, Miguel M.
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Gouveia, Vera Melissa Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita expressiva
Escrita combinada
Estudantes universitários
Ruminação
Expressive writing
Combined writing
University students
Rumination
Ciências Sociais::Psicologia
topic Escrita expressiva
Escrita combinada
Estudantes universitários
Ruminação
Expressive writing
Combined writing
University students
Rumination
Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/76091
url http://hdl.handle.net/1822/76091
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202748626
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132653682688000