Escrever sobre a pandemia: comparação de dois paradigmas de escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Anabela Ferreira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/86169
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica e Psicoterapia de Adultos
id RCAP_ddc90e8492ac65f0840d59a2245224c7
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/86169
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escrever sobre a pandemia: comparação de dois paradigmas de escritaWriting about the pandemic: comparing two writing paradigmsCOVID-19Escrita combinada e escrita narrativaCombined writing and narrative writingCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado em Psicologia Clínica e Psicoterapia de AdultosDado o impacto da pandemia da COVID-19 na saúde física e mental das pessoas, surgiu a necessidade de intervenções que atenuassem as consequências psicológicas negativas associadas à mesma. O presente estudo teve como principal objetivo analisar a eficácia de duas intervenções de escrita: combinada e narrativa, na adaptação à pandemia. Para tal desenvolveu-se um programa online denominado “Diário Covid”, no qual participaram 113 participantes, distribuídos aleatoriamente por três grupos: dois experimentais (de escrita combinada e escrita narrativa) e um de controlo. Os grupos experimentais realizaram quatro tarefas de escrita, ao longo de uma semana. Foram recolhidas medidas de sofrimento psicológico, resiliência, atribuição de significado e satisfação com a vida. Os resultados mostraram que escrever não teve impacto na promoção da adaptação à pandemia. Porém, encontraram-se resultados significativos da satisfação com a vida no grupo de escrita narrativa, entre o momento pré e pós-teste, quando comparado com o grupo de controlo. Na comparação entre os grupos experimentais, os resultados mostraram níveis superiores de atribuição de significado e satisfação com a vida no grupo de escrita combinada no follow-up, quando comparado com o grupo de escrita narrativa. O programa “Diário Covid” apresenta um caráter inovador. Contudo, é necessária uma abordagem mais abrangente com eventos futuros de larga escala causadores de stress, visto que ainda não existe um consenso sobre a eficácia destas intervenções.Considering the impact of the COVID-19 pandemic on people's physical and mental health, there was a need for interventions that could attenuate the negative consequences associated with it. Therefore, the main objective of the present study was to analyze the effectiveness of two writing interventions: combined and narrative, in the adaptation to the pandemic. An online program called “Diário Covid” was developed, in which 113 participants participated, randomly distributed into three groups: two experimental (combined writing and narrative writing) and one control group. The experimental groups performed four writing tasks over a week. Measures of psychological distress, resilience, meaning making and satisfaction with life were collected. The results showed that writing had no impact on promoting adaptation to the pandemic. However, significant results of satisfaction with life were found in the narrative writing group, between the pre and post-test moments, when compared to the control group. When comparing the experimental groups, the results showed higher levels of meaning making and life satisfaction in the combined writing group at follow-up, when compared to the narrative group. “Diário Covid” program has an innovative character, however, a more in depth approach in future large-scale stress-causing events is needed since there’s still no consensus on the effectiveness of these interventions.Batista, JoãoGonçalves, Miguel M.Universidade do MinhoGomes, Anabela Ferreira2023-07-172023-07-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/86169por203344960info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-02T01:20:44Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/86169Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:28:02.181863Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escrever sobre a pandemia: comparação de dois paradigmas de escrita
Writing about the pandemic: comparing two writing paradigms
title Escrever sobre a pandemia: comparação de dois paradigmas de escrita
spellingShingle Escrever sobre a pandemia: comparação de dois paradigmas de escrita
Gomes, Anabela Ferreira
COVID-19
Escrita combinada e escrita narrativa
Combined writing and narrative writing
Ciências Sociais::Psicologia
title_short Escrever sobre a pandemia: comparação de dois paradigmas de escrita
title_full Escrever sobre a pandemia: comparação de dois paradigmas de escrita
title_fullStr Escrever sobre a pandemia: comparação de dois paradigmas de escrita
title_full_unstemmed Escrever sobre a pandemia: comparação de dois paradigmas de escrita
title_sort Escrever sobre a pandemia: comparação de dois paradigmas de escrita
author Gomes, Anabela Ferreira
author_facet Gomes, Anabela Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Batista, João
Gonçalves, Miguel M.
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Anabela Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv COVID-19
Escrita combinada e escrita narrativa
Combined writing and narrative writing
Ciências Sociais::Psicologia
topic COVID-19
Escrita combinada e escrita narrativa
Combined writing and narrative writing
Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica e Psicoterapia de Adultos
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-17
2023-07-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/86169
url https://hdl.handle.net/1822/86169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203344960
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133548289982464