O impacto da escrita combinada em estudantes universitários: o papel da ruminação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/76091 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
id |
RCAP_ced2265ead1a44631ee544f182a09792 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76091 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O impacto da escrita combinada em estudantes universitários: o papel da ruminaçãoThe impact of combined writing in university students: the role of ruminationEscrita expressivaEscrita combinadaEstudantes universitáriosRuminaçãoExpressive writingCombined writingUniversity studentsRuminationCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaIntrodução: As intervenções baseadas na escrita têm sido associadas a benefícios na saúde física e psicológica, utilizando tópicos de escrita focados em experiências negativas, positivas e/ou na combinação das duas. O presente estudo testou o efeito de um programa de escrita combinada no bem-estar e sofrimento psicológico de estudantes universitários. Pretendeu-se igualmente estudar o impacto do programa na ruminação e a sua associação às tarefas de escrita. Método: O programa realizou-se em formato online. A amostra foi constituída por 159 estudantes universitários, distribuídos aleatoriamente por duas condições: experimental e controlo (espera). Os participantes realizaram quatro tarefas de escrita, com a duração de 20 minutos em 4 dias consecutivos. A avaliação incluiu medidas de bem-estar e sofrimento psicológico em três momentos: pré-teste, pós-teste (1 semana) e follow up (2 semanas). A ruminação e o sofrimento psicológico foram avaliados após cada tarefa. Resultados: O programa não teve impacto pré/pós teste nas medidas de sintomas, mas demonstrou eficácia na redução da ruminação, do afeto negativo (pré/pós teste) e do sofrimento psicológico durante a escrita. Conclusões: Embora o programa não tenha tido impacto na sintomatologia depressiva e ansiosa, a diminuição da ruminação pode contribuir para a prevenção de perturbações depressivas e/ou de ansiedade.Introduction: Writing based interventions have been associated with benefits in physical and psychological health, using writing topics focused on negative, positive experiences and / or combining both. The present study tested the effect of a combined writing program on the well-being and psychological distress of university students. It was also intended to study the impact of the program on rumination and its association with writing. Method: The program was online. 159 university students were randomly assigned into two conditions: experimental and control (waiting list). Participants performed four writing tasks with a duration of 20 minutes along 4 consecutive days. The assessment included measures of well-being and psychological distress in three moments: pre-test, post-test (1 week) and follow-up (2 weeks). Rumination and psychological distress were assessed after each writing task. Results: The program had no impact on the pre/post-test symptom measures, but proved effective in reducing rumination, negative affect (pre/post-test) and psychological distress during the writing period. Conclusions: Although the program had no impact on depressive and anxiety symptoms, the decrease in rumination can contribute to the prevention of anxiety and/or depressive disorders.Batista, JoãoGonçalves, Miguel M.Universidade do MinhoGouveia, Vera Melissa Santos20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/76091por202748626info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:25:16Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76091Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:19:29.019257Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto da escrita combinada em estudantes universitários: o papel da ruminação The impact of combined writing in university students: the role of rumination |
title |
O impacto da escrita combinada em estudantes universitários: o papel da ruminação |
spellingShingle |
O impacto da escrita combinada em estudantes universitários: o papel da ruminação Gouveia, Vera Melissa Santos Escrita expressiva Escrita combinada Estudantes universitários Ruminação Expressive writing Combined writing University students Rumination Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
O impacto da escrita combinada em estudantes universitários: o papel da ruminação |
title_full |
O impacto da escrita combinada em estudantes universitários: o papel da ruminação |
title_fullStr |
O impacto da escrita combinada em estudantes universitários: o papel da ruminação |
title_full_unstemmed |
O impacto da escrita combinada em estudantes universitários: o papel da ruminação |
title_sort |
O impacto da escrita combinada em estudantes universitários: o papel da ruminação |
author |
Gouveia, Vera Melissa Santos |
author_facet |
Gouveia, Vera Melissa Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Batista, João Gonçalves, Miguel M. Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gouveia, Vera Melissa Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita expressiva Escrita combinada Estudantes universitários Ruminação Expressive writing Combined writing University students Rumination Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Escrita expressiva Escrita combinada Estudantes universitários Ruminação Expressive writing Combined writing University students Rumination Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/76091 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/76091 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202748626 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132653682688000 |