As compras online e o comportamento dos consumidores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perestrelo do Rosário, Diogo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Correia, João, da Silva Barbosa, Bernarda Rafaela, Mendonça Neto, Emanuel Dinarte, Seixas Sardinha, Luís Filipe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.29073/e3.v7i2.382
Resumo: O e-commerce é uma importante ferramenta da atualidade mundial oferecida pelos benefícios da internet. As organizações e toda a sua envolvente são incentivadas ao seu uso em massa como uma maneira rápida e fácil de comprar online. Este estudo, tem como objetivo principal indagar se as compras online fazem parte do quotidiano dos residentes da Região Autónoma da Madeira (RAM) e compreender em que medida as organizações são afetadas pelo consumo online dos seus clientes. Através de um questionário online foram obtidas 100 respostas. A amostra foi não probabilística por conveniência. O instrumento continha questões com resposta de escolha múltipla e avaliações por intermédio da escala de Likert. Cerca de 92% da amostra assume já ter feito compras online. Foi destacado, entre outras, que as principais vantagens das compras online são os preços mais competitivos, a comodidade e variedade de produtos e como desvantagens a impossibilidade de testagem/experimentação, os custos de envio e o tempo de entrega. A frequência de utilização, os gastos, os produtos/serviços adquiridos, os sites utilizados, a satisfação e a influência pela pandemia provocada pela COVID-19 foram algumas das questões abrangidas. No final são apresentadas limitações e recomendações.
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