Promoção da igualdade de género em jovens institucionalizados: um projeto educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aires, Ana Sofia Madureira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/13908
Resumo: Neste trabalho a promoção da igualdade de género assume-se como área central para a qual pretendemos dar um pequeno contributo. Pretendemos promover a reflexão sobre como os estereótipos de género influenciam a vida dos homens e mulheres, averiguar os comportamentos de igualdade, desmistificar alguns estereótipos, e refletir e identificar ações/comportamentos promotores de igualdade no quotidiano dos jovens. Neste sentido, elaborámos um projeto educativo que foi aplicado junto de jovens do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 16 e os 18 anos, institucionalizados num Lar de Infância e Juventude, do distrito de Bragança. Inicialmente aplicamos um questionário de avaliação de necessidades junto dos jovens. Após a aplicação deste questionário realizamos um plano formativo, com o objetivo de dar resposta a essas necessidades, planificamos seis sessões de temas variados, como violência doméstica, profissões e papel do homem e da mulher em casa, na família e no trabalho. No fim, voltamos a aplicar um questionário semelhante ao inicial, para podermos comparar os resultados e concluir quais foram as mudanças ocorridas. No que concerne às principais conclusões do nosso projeto, parece-nos importante realçar que os jovens estão muito bem instruídos no que toca às divisões de tarefas e principais funções parentais. No entanto, parece-nos importante realçar que existem alguns aspetos que mereciam atenção dos educadores dos jovens, relativamente ao que diz respeito a escolhas profissionais, aspeto que se reveste de grande importância visto que os jovens estão numa fase de escolherem as carreiras profissionais.
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