Adequação das atividades de enriquecimento curricular para alunos com deficiência cognitiva e/ou motora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Sara Filipa Vilarinho
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/2027
Resumo: A educação não se pressupõe somente de sucessos e aprovações. Muitas vezes, no decorrer do ensino, deparamo-nos com problemas que deixam os alunos “petrificados” perante o processo de ensino-aprendizagem formal. Perante esta realidade, o Ministério da Educação em julho de 2006, numa época de grande instabilidade financeira e concomitantemente social, implementa as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) nas Escolas Básicas do 1º ciclo. Esta iniciativa provocou uma alteração relevante na vida das escolas e especificamente na dos alunos, permitindo assim, fazer face às dificuldades mencionadas, favorecendo de uma forma concreta as aprendizagens. Passado alguns anos das AEC estarem em prática, continua a existir pouca pesquisa sobre o contributo destas atividades, sendo assim considerado pertinente refletir e indagar sobre o seu funcionamento, abarcando especificamente o grau de adequação destas, às características de crianças com necessidades educativas especiais, especificamente no domínio da deficiência cognitivo/motora. Para sustentar este trabalho foram efetuadas pesquisas de âmbito teórico sobre esta temática e um estudo baseado em factos reais vivenciados num agrupamento de escolas pertencente ao distrito do Porto. Utilizamos como metodologia de investigação, uma abordagem qualitativa, recolhendo informação nos documentos internos referentes ao agrupamento de escola em estudo e uma abordagem quantitativa, através da elaboração e aplicação de inquéritos por questionário, aplicados aos docentes titulares de turma e docentes das AEC. Com este estudo, procuramos analisar se existe uma articulação entre os Docentes Titulares de Turma e os Docentes das AEC e, paralelamente, com os Encarregados de Educação, bem como perceber qual o contributo das AEC para uma estimulação, de forma íntegra, dos alunos com as problemáticas supracitadas ou aquilo que ainda é necessário empreender para potenciar um funcionamento com condições credíveis.
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