Adequação das atividades de enriquecimento curricular para alunos com deficiência cognitiva e/ou motora
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/2027 |
Resumo: | A educação não se pressupõe somente de sucessos e aprovações. Muitas vezes, no decorrer do ensino, deparamo-nos com problemas que deixam os alunos “petrificados” perante o processo de ensino-aprendizagem formal. Perante esta realidade, o Ministério da Educação em julho de 2006, numa época de grande instabilidade financeira e concomitantemente social, implementa as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) nas Escolas Básicas do 1º ciclo. Esta iniciativa provocou uma alteração relevante na vida das escolas e especificamente na dos alunos, permitindo assim, fazer face às dificuldades mencionadas, favorecendo de uma forma concreta as aprendizagens. Passado alguns anos das AEC estarem em prática, continua a existir pouca pesquisa sobre o contributo destas atividades, sendo assim considerado pertinente refletir e indagar sobre o seu funcionamento, abarcando especificamente o grau de adequação destas, às características de crianças com necessidades educativas especiais, especificamente no domínio da deficiência cognitivo/motora. Para sustentar este trabalho foram efetuadas pesquisas de âmbito teórico sobre esta temática e um estudo baseado em factos reais vivenciados num agrupamento de escolas pertencente ao distrito do Porto. Utilizamos como metodologia de investigação, uma abordagem qualitativa, recolhendo informação nos documentos internos referentes ao agrupamento de escola em estudo e uma abordagem quantitativa, através da elaboração e aplicação de inquéritos por questionário, aplicados aos docentes titulares de turma e docentes das AEC. Com este estudo, procuramos analisar se existe uma articulação entre os Docentes Titulares de Turma e os Docentes das AEC e, paralelamente, com os Encarregados de Educação, bem como perceber qual o contributo das AEC para uma estimulação, de forma íntegra, dos alunos com as problemáticas supracitadas ou aquilo que ainda é necessário empreender para potenciar um funcionamento com condições credíveis. |
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Adequação das atividades de enriquecimento curricular para alunos com deficiência cognitiva e/ou motoraAtividades de enriquecimento curricularNecessidades educativas especiaisDeficiência cognitiva/motoraCurriculum enrichment activitiesSpecial education needsCognitive and motor disabilitiesA educação não se pressupõe somente de sucessos e aprovações. Muitas vezes, no decorrer do ensino, deparamo-nos com problemas que deixam os alunos “petrificados” perante o processo de ensino-aprendizagem formal. Perante esta realidade, o Ministério da Educação em julho de 2006, numa época de grande instabilidade financeira e concomitantemente social, implementa as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) nas Escolas Básicas do 1º ciclo. Esta iniciativa provocou uma alteração relevante na vida das escolas e especificamente na dos alunos, permitindo assim, fazer face às dificuldades mencionadas, favorecendo de uma forma concreta as aprendizagens. Passado alguns anos das AEC estarem em prática, continua a existir pouca pesquisa sobre o contributo destas atividades, sendo assim considerado pertinente refletir e indagar sobre o seu funcionamento, abarcando especificamente o grau de adequação destas, às características de crianças com necessidades educativas especiais, especificamente no domínio da deficiência cognitivo/motora. Para sustentar este trabalho foram efetuadas pesquisas de âmbito teórico sobre esta temática e um estudo baseado em factos reais vivenciados num agrupamento de escolas pertencente ao distrito do Porto. Utilizamos como metodologia de investigação, uma abordagem qualitativa, recolhendo informação nos documentos internos referentes ao agrupamento de escola em estudo e uma abordagem quantitativa, através da elaboração e aplicação de inquéritos por questionário, aplicados aos docentes titulares de turma e docentes das AEC. Com este estudo, procuramos analisar se existe uma articulação entre os Docentes Titulares de Turma e os Docentes das AEC e, paralelamente, com os Encarregados de Educação, bem como perceber qual o contributo das AEC para uma estimulação, de forma íntegra, dos alunos com as problemáticas supracitadas ou aquilo que ainda é necessário empreender para potenciar um funcionamento com condições credíveis.The education does not exhaust itself in successes and achievements. Often, in the course of teaching, we found ourselves facing problems and issues which let the students “petrified” in front of the formal education learning process. Bearing this reality in mind, in July 2006, in a period of financial and social instability, the Ministry of Education implemented the Curriculum Enrichment Activities (CEA) in the primary schools. This initiative has caused a substantial and relevant change in the school life, particularly in the student´s, fact that made it possible to overcome the abovementioned difficulties, promoting the learning process. After a number of years since the implementation of the CEA, the level of research on the contribution of these activities is still unsatisfactory. Therefore, it is important to reflect and study about its functioning, namely regarding the suitability of the activities for children with special education needs, concretely in the area of motor and cognitive disabilities. In order to reach the purpose of the present study, theoretical research work was realized in this field and a study has also been carried out based on real life experiences occurred in a School Grouping of the Oporto District. In the study and investigation methodology, we have had in mind an qualitative approach - collecting relevant information within the documents provided by the Oporto School Grouping – and a quantitative approach – through questionnaires regularly used in the quantitative studies. With the abovementioned elements, the intent and purpose of this study is to clarify if, in fact, there is a connection between the Class Director´s and the CEA teachers, and, at the same time, with the Education Parents responsible, and understand what the contribution of the CEA in the stimulation of the students who suffer the abovementioned disabilities and demonstrate the gaps that must be fulfilled in order to improve the scope and performance of the CEA.2017-12-19T15:49:27Z2014-01-01T00:00:00Z20142014-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/2027TID:201548550porPereira, Sara Filipa Vilarinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:10:19ZPortal AgregadorONG |
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