Cenografia virtual 2.5d: caso de estudo: "Carne p'ra canhão"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Nuno Filipe da Cunha
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/3684
Resumo: Pretende-se, com a presente investigação e decorrente dissertação, estudar as características da cenografia virtual 2.5d, uma tipologia de cenografia já explorada em publicidade e videoclips musicais, mas raramente usada em cinema ou séries de ficção. Apresentam-se as tipologias de cenografia virtual existentes e a sua aplicação desde o inicio da história do cinema aos dias de hoje, nomeadamente nos novos média. Esta investigação tem como caso de estudo a série Carne p’ra Canhão que usa maioritariamente cenografia virtual 2.5d. Neste documento é descrito todo o processo de criação de cenários, desde a fase de maquetização até ao produto final. A observação directa pelo investigador, durante o processo de criação, permitiu avaliar algumas das qualidades deste tipo de cenografia e limitações cuja análise é apresentada. Como forma de avaliação da cenografia proposta em Carne p’ra Canhão foi efectuado um inquérito a uma amostra de público-alvo da série, que regista as opiniões sobre a estética, originalidade e funcionalidade da cenografia proposta. A cenografia foi, ainda, alvo de uma avaliação por vários profissionais da área audiovisual, que contribuíram com opiniões fundamentadas e importantes para a conclusão do estudo. Com base nos resultados da avaliação e de todo o processo de criação demonstram-se as potencialidades deste tipo de cenografia e eventuais limitações para aplicação em projectos futuros que envolvam cenografia semelhante.
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