A importância das fichas formativas na aprendizagem do espanhol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Alzira Carla Pereira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7369
Resumo: O presente relatório é elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (Estágio) do Mestrado em Ensino do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário. A principal intenção é apresentar e refletir, criticamente, sobre a importância das fichas/testes formativos no processo de aprendizagem do Espanhol. A prática desenvolveu-se na Escola Secundária de S. Pedro, em Vila Real. Assumindo a importância que, hoje em dia, a prevenção do insucesso escolar tem e que todos os alunos devam usufruir da mesma qualidade de ensino, importa, então, aplicar ferramentas para que este processo de ensino e aprendizagem se torne eficaz e efetivo. A prática da avaliação formativa e, consequentemente, a utilização das fichas formativas são aspetos chave para que se promovam condições pedagógicas e educativas com vista ao sucesso escolar dos alunos. As fichas formativas terão o papel principal na regulação das aprendizagens, em função das aprendizagens e das dificuldades diagnosticadas através desse instrumento de avaliação. Assim, o objetivo principal do relatório de estágio, para além de descrever e de refletir sobre a prática de ensino supervisionada, é apresentar definições do conceito de avaliação formativa, as suas funções (informação, feedback e regulação do processo de ensino e aprendizagem), as estratégias da prática desta avaliação, nomeadamente a avaliação formativa pontual e contínua. Dentro da avaliação formativa pontual, pretendemos refletir sobre a importância das fichas formativas utilizadas no estágio na aprendizagem do Espanhol. Apresentar-se-ão, ainda, algumas atividades desenvolvidas ao longo da prática pedagógica onde foram utilizadas as fichas formativas como instrumento de avaliação e de regulação do processo de aprendizagem.
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